MBTI Teorias da Personalidade

12 segredos do tipo de personalidade INFP (áudio-texto)

12 segredos do tipo de personalidade INFP
Escrito por Marta Leite

INFP é um tipo MBTI com uma profunda capacidade de compreensão dos outros ao seu redor, e um particular desejo de melhorar o mundo. Conheça aqui algumas outras particularidades deste tipo de personalidade.

INFPs são indivíduos únicos que se preocupam profundamente com outras pessoas. Possuem um conjunto raro de habilidades que lhes permitem entender magistralmente a emoção e a experiência humana. No seu melhor, INFPs trazem cura emocional para os outros e inspiram uma mudança incrível no mundo. INFPs são bastante raros, constituindo cerca de 4 a 5 por cento da população. Aqui estão 12 aspectos menos óbvios do tipo de personalidade INFP:

  1. INFPs necessitam de se sentir inspirados.

INFPs vivem em um mundo de emoção e significado. Eles precisam de um certo nível de intensidade emocional em suas vidas, a fim de sentirem que estão realmente vivendo. Assim, os INFPs podem inconscientemente procurar relacionamentos que evoquem sentimentos fortes. Ou podem recorrer a livros, poesia, música, viagens ou trabalhos de caridade que os inspirem. No entanto, se a paixão ou intriga se desvanece, INFPs podem encontrar-se sentindo inquietos. Insatisfeitos, eles podem passar para outro relacionamento ou projeto que mais uma vez infunde sua vida com emoção.

  1. Os INFPs estão profundamente em contato com seus valores.

Talvez mais do que qualquer outro tipo de personalidade, os INFPs estão profundamente em contato com seus valores pessoais, porque sua função mental dominante é o sentimento introvertido. Isso significa que os INFPs tomam decisões perguntando a si mesmos: “O que me parece melhor?” Os INFPs geralmente são não-julgadores e gentis, mas podem encontrar-se reagindo com raiva ou defensivamente quando alguém viola seus valores. Isso pode acontecer quando outros tipos de personalidade, como os tipos “Pensamento”, como o ENTJ, INTJ ou ESTJ, exigem saber a lógica por trás da decisão do INFP. Mas, INFPs podem não ser capazes de oferecer razões lógicas. Eles tomaram uma decisão simplesmente porque sentiram de alguma maneira. Quando outros os criticam por “não terem uma boa razão”, os INFPs podem  se sentir invalidados. Se isso acontece muito, infelizmente, o INFP pode começar a duvidar de si mesmo e de sua maneira mais natural de pensar.

  1. INFPs querem se conectar com a essência da vida.

Muitas vezes, os INFPs são amantes da natureza que passam tempo fora. Eles fazem disso um esforço para se conectar apaixonadamente com o que eles vêem como a essência básica da vida. Especialmente no início da vida, os INFPs podem se tornar andarilhos solitários, enquanto viajam e exploram um lugar após outro. Eles geralmente se contentam com estilos de vida bastante simples ou boêmio, talvez equipando suas casas com mobiliário e decoração em segunda mão. Férias extravagantes, roupas de grife e refeições requintadas não são uma prioridade para um INFP. Ele valoriza uma vida simples de significado em vez de uma vida de bens materiais.

  1. A expressão criativa é vital como o seu sangue.

INFPs tendem a se destacar na escrita, música ou outras formas de expressão criativa. Isso porque a arte permite expressar seus sentimentos profundos de uma maneira autêntica. INFPs podem não ser capazes de articular seus sentimentos profundos e pessoais para amigos e familiares na conversa de rotina, mas eles podem criar uma pintura ou escrever um romance para mergulhar os outros em sua experiência emocional. Pode ser uma experiência emocional relacionada a seus próprios sentimentos, os sentimentos de outra pessoa com quem entrou em contato, ou em uma escala muito maior, os sentimentos da experiência humana em geral.

  1. INFPs são curadores de feridas emocionais.

No sistema Keirsey de Temperamento, o INFP é apelidado de “Healer.” E o apelido se encaixa, porque INFPs se preocupam profundamente com a vida emocional interna de outras pessoas. De acordo com o site do Keirsey, “Sua grande paixão é curar os conflitos que perturbam os indivíduos, ou que dividem os grupos, e assim trazer a integridade, ou a saúde, para si mesmos, seus entes queridos e sua comunidade”. A habilidade de cura dos INFPs brota de sua profunda compreensão das emoções, da sua natureza cuidadora, e da sua capacidade de ver as coisas por uma perspectiva única.

  1. Outras pessoas despejam seus problemas sobre eles.

Infelizmente, pode haver uma desvantagem ser tão gentil e exteriormente receptivo: outras pessoas despejam seus problemas em você. Muitos INFPs terminam em conversas unilaterais nas quais a outra pessoa expõe seus sentimentos e queixas, enquanto o INFP escuta pacientemente. Ser o despejo de problemas de outras pessoas pode dar a INFPs um sentimento de peso emocional. E, na verdade, muitos INFPs têm um ar de melancolia sobre eles. Passar o tempo sozinho, imerso em um projeto criativo ou na natureza, pode ajudar a limpar a cabeça do INFP. E, INFPs podem aprender a definir limites para evitar ficar “inundado” no futuro.

  1. Quando os INFPs se apaixonam por algo, cuidado!

INFPs podem se ver como heróis relutantes. Um minuto eles estão passeando pela vida. No minuto seguinte sua paixão foi despertada porque eles tropeçaram em uma pessoa que precisa de sua ajuda. Com seu idealismo dirigindo-os, INFPs podem ser verdadeiramente imparáveis. É por isso que este tipo tem conseguido grandes coisas – acho que Joana d’Arc, que, como uma adolescente sem treinamento militar, levou o exército francês à vitória sobre os britânicos durante a Guerra dos Cem Anos. Outros famosos INFPs incluem a Princesa Diana, Audrey Hepburn, Fred Rogers, John Lennon, Kurt Cobain, Tori Amos, William Shakespeare, Helen Keller e Isabel Briggs Myers (criadora do Myers-Briggs Type Indicator).

INFPs são freqüentemente encontrados ajudando as pessoas que estão doentes, deficientes ou em necessidade. INFPs amam resgatar os desamparados; por exemplo, eles podem adotar animais abandonados de um abrigo de animais. Ou podem assumir causas especiais que os afetaram pessoalmente, como arrecadar dinheiro para pesquisa de uma doença rara.

Por outro lado, se os INFPs não sentem um sentimento de convicção, eles tendem a se isolar do mundo. Para INFPs, “quando não importa, não importa. Mas quando importa… importa muito.”

  1. INFPs não querem apenas qualquer trabalho.

INFPs não são particularmente impulsionados pelo dinheiro ou status de carreira. O que eles realmente se importam é fazer o trabalho que alinha com seus valores pessoais e lhes permite ajudar os outros. Pelo fato de que INFPs são altamente individualistas, eles podem se sentir insatisfeitos trabalhando para uma empresa ou organização que eles pessoalmente não acreditam. INFPs são motivados por visão e inspiração, o que pode fazer com que eles se tornem inquietos e infelizes se eles tiverem que fazer o trabalho de rotina com frequência. Seu trabalho ideal permite-lhes expressar a sua individualidade e aproveita a sua capacidade de ver soluções únicas. Eles gostam de trabalhar de forma independente e ter uma medida de controle sobre como e quando concluir projetos. À medida que experimentam na vida, experimentam coisas novas e se encontram, os INFPs inevitavelmente restringem seus interesses e estão mais bem equipados para encontrar um trabalho que realmente ressoe com eles.

  1. As pessoas em sua vida devem compartilhar seus valores.

INFPs são parceiros e amigos maravilhosos. Eles são leais, suportivos e compreensivos. Autoconscientes e, muitas vezes, espirituais, os INFPs tendem a ser abertos e aceitar as preferências e comportamentos de outras pessoas, desde que seus próprios valores fundamentais não sejam violados. Eles apoiam fortemente a individualidade de seus amigos e parceiros, incentivando-os a explorar suas próprias ideias e interesses. No entanto, eles escolhem parceiros românticos e amigos cuidadosamente – não apenas qualquer um. INFPs procuram pessoas cujos valores são semelhantes aos deles. E eles precisam de alguém com quem possam criar profunda intimidade emocional.

  1. Eles evitam conflitos.

INFPs tendem a ser sensíveis e têm uma forte necessidade de relacionamentos harmoniosos. Devido à sua natureza aberta e receptiva, eles estão sempre procurando maneiras de comprometer e acomodar outras pessoas. Eles são geralmente bastante qualificados para encontrar soluções criativas para problemas interpessoais. No entanto, confrontar alguém pode ser difícil para eles. Assim sendo, eles podem ignorar problemas ou manter reações negativas a si mesmos.

  1. INFPs podem liderar através da inspiração.

INFPs são verdadeiros introvertidos que preferem ficar fora do centro das atenções. Eles muitas vezes passam tempo sozinhos, imersos em seus devaneios ou projetos criativos. Eles tendem a viver uma vida tranquila e simples. Mas isso não significa que os INFPs não sejam líderes. De fato, os INFPs podem ser líderes poderosos, porque eles têm a capacidade de inspirar profundamente outros. Quando eles batem em sua paixão, senso de significado e habilidades naturais de expressão criativa, eles podem amealhar outros que se animem sobre as causas que acreditam.

  1. Os INFPs podem crescer com novas experiências.

A função secundária do INFP, a Intuição Extrovertida, é um processo de aprendizagem que “vê por trás da cortina”, por assim dizer. Percebe padrões nas experiências do INFP e faz conexões que não são necessariamente óbvias ou inerentes por definição. Ele pergunta: “E se?”, e vê possibilidades. A forma como os INFPs podem crescer em um nível pessoal é usando esse processo para explorar, fazer conexões e aprender coisas novas. Para INFPs, isso pode significar viajar para lugares novos, ter aulas para aprender novas habilidades, juntar-se a grupos ou clubes para conhecer novas pessoas, ou alimentar seu apetite por novas informações lendo ou explorando as artes. Quanto mais os INFPs tiverem novas experiências, mais eles irão adicionar à sua profunda compreensão das emoções e da condição humana.

Já conhece o seu tipo MBTI? Se não clique aqui para saber mais fazer um teste!


Este texto é original de INTROVERT DEAR. Escrito por Jenn Granneman.


ebook-imagem-destaque-siteinfo


PODE TAMBÉM NOS ENVIAR SUA QUESTÃO ATRAVÉS DO FORMULÁRIO ABAIXO:

 

Queremos fazer o melhor para você. Deixe aqui a sua avaliação do nosso conteúdo!

Sobre o autor

Marta Leite

Marta Leite
Eu sou uma mãe, esposa, Life e Business Coach. Uma introvertida intuitiva – INFJ - dos Tipos Junguianos. Uma apaixonada, entusiasmada e curiosa pelo Desenvolvimento Humano.

Deixe aqui o seu comentário!

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d bloggers like this: