Carreira Habilidades e Auto-aprimoramento Introversão

6 Dicas sobre entrevista de emprego para introvertidos

6 Dicas sobre entrevista de emprego para introvertidos
Seu currículo é impecável, sua carta de apresentação é uma obra de arte, e você é o ajuste perfeito para a posição que você está se candidatando. Mas se você é um introvertido, há um obstáculo terrível que está entre você e um emprego remunerado: a entrevista de emprego.

Você não é necessariamente tímido ou socialmente ansioso só porque você é um introvertido (alguns introvertidos são, alguns não são), mas custa-lhe uma grande quantidade de energia conhecer novas pessoas, fazer conversa amena e falar de improviso. As entrevistas estão cheias de todas essas coisas, assim como muitas outras que tornam introvertidos desconfortáveis. Sem falar da natureza de alto risco da situação – um trabalho está a caminho! – o que faz tudo duas vezes mais estressante.


Saiba se você é introvertido ou extrovertido fazendo um simples teste! Clique aqui!


Quando você sente esse tipo de stress, você pode começar a sentir-se como se você nunca fosse conseguir um trabalho que reflita suas habilidades e talentos, ou talvez até mesmo que você não merece um bom trabalho. Mas não se preocupe – apenas porque as entrevistas são um desafio não significa que você nunca vai ser contratado. As seis dicas abaixo podem ajudá-lo na sua próxima entrevista de emprego, não importa quão introvertido você seja. E, quanto melhor você se sair em entrevistas, mais confiante você vai se sentir, e mais fáceis elas se tornarão.

1. Prepare-se, prepare-se, prepare-se…

Qualquer um seria prudente em pesquisar sobre a empresa contratante e considerar o que eles querem dizer antes de ir para uma entrevista de emprego, mas é especialmente importante para os introvertidos. Como um introvertido, você provavelmente prefere pensar antes de falar, portanto, use os dias antes da entrevista para fazer esse pensamento. Anote as perguntas para que você possa se antecipar ao que o seu entrevistador possa perguntar e pontos de discussão que você deseja abrir. Em seguida, ensaie o que você vai dizer no espelho, no chuveiro, ou com um amigo/parceiro. Quando chegar o grande dia, você vai gastar menos tempo lutando para obter respostas improvisadas e mais tempo com confiança expressando exatamente o que você quer dizer.

2. Vá para toda entrevista que você puder (mesmo que você realmente não queira o trabalho)

Pense nisso como a última forma de preparação; afinal, praticar no espelho não pode superar praticar em pessoa em uma situação da vida real. Ir para o maior número de entrevistas de trabalho quanto for possível lhe dará a oportunidade de aprender que tipos de perguntas que você pode esperar e afinar suas respostas ao longo do tempo. Seus entrevistadores podem até deixar você saber sobre outras oportunidades na sua empresa.

3. Destaque seus pontos fortes como um introvertido

Isso não significa que você tem que deixar escapar que você acha reuniões super estimulantes ou que você se chateia quando as pessoas interrompem o seu trabalho. Você não tem sequer que usar a palavra “introvertido”. Apenas aponte todas essas qualidades fabulosas que tornam introvertidos um ativo no local de trabalho, como excelentes habilidades de comunicação escrita, independência e criatividade.

4. Candidate-se a empregos bem adequados para introvertidos

Contas não pagam-se a si mesmas, e às vezes você tem que arranjar qualquer trabalho que você possa. Mas, sempre que possível, oriente a procura de emprego para posições que envolvem mais tempo tranquilo sozinho do que a interação interpessoal: entrada de dados em vez de atendimento telefônico, com mídias sociais em vez publicidade, talvez até mesmo um emprego que lhe permita trabalhar em casa alguns dias por semana. Você vai ser capaz de criar um argumento forte durante a sua entrevista de que suas habilidades o tornam perfeito para o trabalho, e seu entrevistador vai ser mais capaz de ver o quão adequado que seria. Além disso, quando você for contratado, você não vai estar preso a um trabalho que faz você se sentir como se você estivesse alimentando o seu cérebro em um triturador de papel.

5. Faça contato visual

Para muitos introvertidos contato visual é desgastante. Ele se sente excessivamente intimidado e distrai-lo de pensar cuidadosamente sobre o que você quer dizer. Tudo o que torna isso um enorme dreno em sua energia social limitada.

Infelizmente, em uma entrevista de emprego, não há nenhuma maneira de como contornar isso. Você não tem que gostar, mas você tem que fazê-lo. Preparar seus pontos de discussão com antecedência (veja a dica #1) irá ajudá-lo a dar respostas prudentes e atenciosas, apesar da distração que você pode sentir ao olhar nos olhos do seu entrevistador. Pode também ser útil praticar contato visual antecipadamente com um amigo ou parceiro (aquele que não vai julgá-lo caso você se sinta desconfortável).

6. Agende tempo para estar sozinho antes ou depois da entrevista

A característica definidora de introversão é que você encontra interações sociais – mesmo as mais agradáveis – desgastantes e precisa de algum tempo para si mesmo para recarregar. Então uma entrevista de emprego vai ser estressante, não importa quão bem ela vá. Equilibre-a com uma dessas atividades que introvertidos tendem a amar: ler um livro, fazer palavras cruzadas, ou simplesmente sentar-se sozinho em um café e saborear um capuccino. Se você o fizer antes da entrevista, você vai sentir-se leve e lúcido. Se você o fizer mais tarde, vai ser para relaxar e recuperar alguma energia. Se você está desempregado, olhe para o lado positivo: você pode até ter tempo para fazer as duas coisas!


Referências: Esse artigo foi traduzido e adaptado de bustle.com


Sua introversão tem afetado de alguma forma a sua vida, seja nas suas relações, família ou trabalho?

Gostaria de saber mais sobre a introversão e suas características?

Tem dúvidas ou sugestões?

Escreva-me pois eu posso ajudá-lo. Pergunte-me como enviando um email para introvertidamenteblog@gmail.com.

Esse artigo foi útil para você? Se foi, pode ser para outras pessoas também. Curta, compartilhe e comente!

 

Queremos fazer o melhor para você. Deixe aqui a sua avaliação do nosso conteúdo!

Sobre o autor

Marta Leite

Marta Leite
Eu sou uma mãe, esposa, Life e Business Coach. Cradora do Programa “Além da Introversão”. Uma introvertida intuitiva – INFJ – dos Tipos Junguianos. Uma apaixonada, entusiasmada e curiosa pelo Desenvolvimento Humano.

Deixe aqui o seu comentário!

%d bloggers like this: