Extroversão Introversão Teorias da Personalidade

7 mitos sobre introvertidos e extrovertidos

7 mitos sobre introvertidos e extrovertidos
Escrito por Marta Leite

Mitos e mal-entendidos sobre estes dois pólos de um mesmo contínuo, abundam. Os introvertidos não gostam de pessoas. Os extrovertidos são frívolos. Os introvertidos são esnobes. Os extrovertidos são péssimos ouvintes. Estas são apenas algumas das ficções em torno desses tipos. Então, quais são os fatos?

“Se não formos capazes de pôr já um fim às nossas diferenças, pelo menos podemos ajudar a fazer o mundo um lugar seguro para a diversidade.” –John F. Kennedy

O introvertido recebe sua energia a partir de dentro, enquanto o extrovertido é energizado por pessoas, lugares e estímulos exteriores a eles.

Os introvertidos abraçam a solidão e exigem tempo sozinho. Eles gostam de profundas conversas um-a-um. Eles deixam que seus dedos falem por eles, optando por e-mail em vez de telefone. E gostam de expressar idéias por escrito, porque lhes dá uma chance de auto-reflexão.

Os extrovertidos gostam de se misturar e se movimentar em situações sociais. Eles falam em primeiro lugar, pensam mais tarde, porque eles se expressam com mais facilidade verbalmente. Eles tendem a ser mais enérgicos e tem um ritmo mais rápido e cadência em sua voz.

Em outras palavras, as atividades externas excitam extrovertidos, enquanto idéias e reflexão interior estimulam introvertidos. Os introvertidos tendem a ter cérebros mais ocupados do que os extrovertidos.

Estudos de imagem cerebral mostraram que, quando introvertidos e extrovertidos respondem a estímulos externos, os introvertidos têm mais atividade nas regiões do cérebro que processam a informação, estabelecem sentido e resolvem problemas. Isso pode explicar por que os introvertidos precisam de solidão e tempo para auto-reflexão, a fim de analisarem ideias e pensarem sobre as coisas.

Abaixo, você encontrará equívocos mais comuns, seguidos pelos fatos.

  1. Mito: Os introvertidos são tímidos.

Fato: Há certamente introvertidos que são tímidos. Mas a introversão e a timidez não são sinônimos. Os introvertidos apenas parecem tímidos, porque eles tendem a pensar antes de falar. Eles processam as coisas internamente, ao passo que os extrovertidos processam as coisas a medida em que elas estão falando.

Como Susan Cain escreve em seu livro best-seller Silêncio: O Poder da Introvertidos Em Um Mundo Que Não Posso Para de Falar, “A timidez é o medo da desaprovação social ou humilhação, enquanto que a introversão é uma preferência por ambientes que não são superestimulantes. Timidez é inerentemente dolorosa; introversão não é.”

  1. Mito: Os introvertidos não são bons oradores.

Fato: Pesquisas indicam que pelo menos metade das pessoas que fazem a vida como palestrantes são introvertidos. Eles apenas preparam-se e praticam muito bem, e que extraem os seus pontos fortes.

  1. Mito: Os introvertidos não são felizes, ou extrovertidos são mais felizes.

Fato: Ultimamente existe muito desse mito ou versões do gênero espalhadas por toda a mídia. Mas não é que os introvertidos são infelizes, ou extrovertidos são mais felizes do que os introvertidos. Eles são simplesmente felizes de maneiras diferentes.

  1. Mito: Ou você é um introvertido ou extrovertido.

Fato: Pense em introversão e extroversão como cair em um continuum. A maioria das pessoas cai em algum lugar no meio.

Além disso, o nosso comportamento não é previsível em todas as situações, e há muitos tipos de introvertidos e extrovertidos. Como Carl Jung foi muito feliz ao colocar, “Não há tal coisa como uma pessoa extrovertida ou introvertida puro puro. Esse homem estaria no asilo de loucos.”

  1. Mito: Os extrovertidos são maus ouvintes.

Fato: Os extrovertidos podem ser ouvintes incríveis, porque eles atraem as pessoas através das suas perguntas abertas. Por exemplo, eles poderiam dizer: “Então me diga mais sobre isso” ou “O que você disse foi…” Os extrovertidos são capazes de desenvolver relacionamento com os outros e saber como tornar as pessoas confortáveis.

  1. Mito: Os extrovertidos não gostam de tempo quietos ou sozinhos.

Fato: Os extrovertidos precisam deste tipo de tempo para recarregar. Mas eles precisam em doses mais curtas e de maneiras diferentes. Por exemplo, uma pessoa extrovertida pode ouvir música com seus fones de ouvido enquanto está sentado em uma cafeteria, disse ela.

  1. Mito: Os extrovertidos são superficiais.

Fato: Mais uma vez, extrovertidos e introvertidos simplesmente têm uma maneira diferente de processar a informação.

Como Cain escreve em seu livro, somos requintadamente indivíduos complexos. Sua introversão ou extroversão irá interagir com o outros traços de personalidade, história pessoal e da cultura em que cresceu, diz ela. Então, novamente, há muitas diferenças entre introvertidos e extrovertidos.

A mensagem-chave a retirar é, como Susan Cain cita no seu livro: qualquer que seja o seu tipo, abrace-o e atue a partir dele.


Referências:

Introvert Power: Why Your Inner Life Is Your Hidden Strength – Laurie Helgoe Ph.D.

Silêncio: O Poder dos Introvertidos Em Um Mundo Que Não Para de Falar – Susan Cain

CURTA TAMBÉM  A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E PARTICIPE DO NOSSO GRUPO:

GRUPO: Grupo Introvertidamente no Facebook.

PÁGINA: Facebook/introvertidamente

E-book Além da Introversão

Pode também fazê-lo preenchendo o formulário a seguir e nos enviando!


Se esse artigo lhe foi útil, curta e Compartilhe

Queremos fazer o melhor para você. Deixe aqui a sua avaliação do nosso conteúdo!

Sobre o autor

Marta Leite

Marta Leite
Eu sou uma mãe, esposa, Life e Business Coach. Cradora do Programa “Além da Introversão”. Uma introvertida intuitiva – INFJ – dos Tipos Junguianos. Uma apaixonada, entusiasmada e curiosa pelo Desenvolvimento Humano.

Deixe aqui o seu comentário!

%d bloggers like this: