Pessoas Altamente Sensíveis

9 coisas que pessoas altamente sensíveis fazem

9 coisas que pessoas altamente sensíveis fazem
Escrito por Marta Leite
As pessoas altamente sensíveis apresentam comportamentos observáveis específicos. Reconhecê-los pode ajudar você a perceber se é uma delas ou não.

Reconhecendo que você é uma pessoa altamente sensível pode explicar muita coisa.


Clique aqui e faça um teste para saber se você uma PAS (Pessoa Altamente Sensível).


Estudos estimam que cerca de 15 a 20 por cento da população é altamente sensível. No entanto, muitas pessoas não sabem o que significa ser uma pessoa altamente sensível.

Embora esteja relacionado à introversão, ser uma pessoa altamente sensível não é a mesma coisa. Pessoas altamente sensíveis são hipersensíveis à uma variedade de estímulos, que vão desde o consumo de cafeína à dor.

Consequentemente, as pessoas altamente sensíveis apresentam comportamentos observáveis específicos. Adaptado de Escala da Pessoa Altamente Sensível de Elaine Aron, aqui estão nove coisas que as pessoas altamente sensíveis fazem:

  1. Elas tornam-se oprimidas quando têm muito a fazer.

Pessoas altamente sensíveis lutam para permanecer em uma tarefa quando têm várias tarefas diferentes para fazer. Eles tornam-se visivelmente ansiosos e quanto maior o nível de estresse se torna, mais dificuldade eles têm de ser produtivos.

  1. Elas acham ambientes ruidosos caóticos.

Pessoas altamente sensíveis não funcionam bem em escritórios abertos. Seus sentidos se colocam em marcha acelerada com as visões, sons, cheiros e atividades zumbindo em torno deles.

  1. Elas ficam mal humoradas quando sentem fome.

Quando as pessoas altamente sensíveis ficam com fome, a raiva delas aumenta. Elas lutam para funcionar e muitas vezes lançam as suas frustrações sobre as pessoas mais próximas a elas.

  1. Elas paralisam quando estão sob observação.

Pessoas altamente sensíveis atuam no seu pico quando elas estão em privado. Colocá-las em situações de avaliação ou observação, como um chefe observando o seu discurso de vendas, e elas estarão propensas a paralisar sob essa pressão.

  1. Elas são profundamente comovidas com as artes.

Se elas estão participando de um musical ou visitando uma galeria de arte, pessoas altamente sensíveis apreciam as artes. Suas emoções agitam-se e elas as sentem profundamente.

  1. Elas reconhecem o desconforto de outras pessoas.

Pessoas altamente sensíveis reconhecem quando alguém precisa que as luzes se apaguem ou a música seja diminuída. Sem dizer uma palavra, elas podem facilmente sentir quando os sentidos de outras pessoas estão a ficar sobrecarregados.

  1. Elas recuam quando as coisas tornam-se muito grandes.

Depois de um longo dia ou uma semana agitada, uma pessoa altamente sensível vai precisar de tempo calmo para recarregar. Um quarto escuro pode fornecer o espaço perfeito para se recuperar.

  1. Elas tornam-se desconfortáveis quando há ruídos altos.

Concertos de rock alto e fogos de artifício ruidosos normalmente não são muito divertidos para pessoas altamente sensíveis. Elas têm um limite inferior para o ruído em relação ao resto da população.

  1. Elas evitam meios violentos.

Assistir a filmes violentos ou jogar jogos de vídeo gráficos podem ser demais para pessoas altamente sensíveis. Portanto, não se surpreenda caso elas se recusarem de assistir filmes de terror com você.

Os prós e contras de ser uma pessoa altamente sensível

Embora muitas pessoas tenham advertido contra os perigos de ser uma pessoa altamente sensível – como o aumento do risco de depressão e ansiedade –, ser sensível não é de todo ruim.

Pessoas altamente sensíveis são mais conscientes. Elas notam certos detalhes que outros podem ignorar e eles podem ser muito criativas.

Ser uma pessoa altamente sensível não significa que você tem uma doença que precisa ser curada. Em vez disso, isso simplesmente significa que você processa dados sensoriais mais profundamente. Reconhecer que você é uma pessoa altamente sensível pode ajudá-lo a desenvolver um melhor conhecimento de si mesmo e suas necessidades.


Traduzido e adaptado de 9 Things Highly Sensitive People Do no site Psychology Today


Sua introversão tem afetado de alguma forma a sua vida, seja nas suas relações, família ou trabalho?

Gostaria de saber mais sobre a introversão e suas características?

Tem dúvidas ou sugestões?

Escreva-me pois eu posso ajudá-lo. Pergunte-me como enviando um email para introvertidamenteblog@gmail.com.


Esse artigo foi útil para você? Se foi, pode ser para outras pessoas também. Curta, compartilhe, comente e avalie!

Queremos fazer o melhor para você. Deixe aqui a sua avaliação do nosso conteúdo!

Sobre o autor

Marta Leite

Marta Leite
Eu sou uma mãe, esposa, Life e Business Coach. Uma introvertida intuitiva – INFJ - dos Tipos Junguianos. Uma apaixonada, entusiasmada e curiosa pelo Desenvolvimento Humano.

Deixe aqui o seu comentário!

%d bloggers like this: