Ciência e Personalidade Introversão

Aparentemente, existem 4 tipos de introversão – faça um teste e descubra qual é a sua

Aparentemente, existem 4 tipos de introversão - faça um teste e descubra qual é a sua
Escrito por Marta Leite

Pesquisadores sugerem que existem quatro tipos diferentes de introversão. Descubra quais são eles e faça um teste para saber qual é o seu.

Repentinamente, os introvertidos pularam de portadores de um desvio comportamental, para as luzes da ribalta em livros e em páginas nas redes sociais. Isso graças à Susan Cain com seu livro, Silêncio – O Poder dos Introvertidos Num Mundo Que Não Para de Falar. Por conta disto, pesquisadores acadêmicos, como Jonathan Cheek, um professor de psicologia na Wellesley College, começaram a notar que a maneira como muitos introvertidos definiram o traço era diferente da maneira como ele e a maioria de seus colegas acadêmicos fizeram.

Do senso comum à literatura científica

Segundo Cheek, quando as pessoas são arguidas nas ruas sobre o significado de introversão, elas respondem:  “alguém que é pensativo ou introspectivo”. Definição essa mais próxima da de Carl Jung. No entanto, nenhuma dessas coisas faz parte da definição do traço de acordo com a literatura científica. Na maior parte da pesquisa sobre a psicologia da personalidade, no Big Five, por exemplo, a introversão é geralmente definida pelo que não é: extroversão(1). Se os extrovertidos são indivíduos assertivos e entusiasmados que prosperam em ambientes sociais altamente estimulantes, então os introvertidos são o oposto. Fim da lista. O que os introvertidos pensam sobre isso não influencia(2).

E quanto mais Cheek e seus colegas pensassem sobre isso, e quanto mais auto-descrevessem os introvertidos que eles entrevistaram, menos correta essa definição de tamanho único parecia. Não há apenas uma maneira de ser um introvertido. Eu mesma deparei com a introversão sendo retratada de diversas maneiras diferentes. Desde uma preferência pela introspecção e socialização em pequenos grupos, até uma ansiedade extrema e tendência ao isolamento. O que me fez inicialmente ficar confusa acerca de características que eu não verificava na minha própria experiência.

Após um longo estudo, Cheek agora argumenta que  há quatro tons de introversão: Social, Contemplativo, Ansioso e Contido. E muitos introvertidos são uma mistura de todos os quatro tipos, ao invés de demonstrar um tipo sobre os outros.

Aqui vai a definição de cada um deles:

  1. Introvertido Social

Tipos de Introversão - Introvertido Social

Introversão social é o mais próximo da compreensão comum de introversão, que é uma preferência por socializar com pequenos grupos, em vez de grandes. Ou às vezes, é uma preferência por nenhum grupo – a solidão é muitas vezes preferível para aqueles que pontuam alto em introversão social. “Eles preferem ficar em casa com um livro ou um computador, ou manter pequenos encontros com amigos próximos, ao invés de grandes festas com muitos estranhos”, disse Jonathan Cheek. Mas é diferente de timidez, uma vez que não há ansiedade conduzindo a preferência pela solidão ou pequenos grupos.

  1. Introvertido Contemplativo

TIPOS DE INTROVERSÃO - INTROVERTIDO CONTEMPLATIVO

Introversão contemplativa é um conceito mais recente. Pessoas com altos níveis de introversão de pensamento não compartilham a aversão aos eventos sociais que as pessoas normalmente associam com introversão. Em vez disso, eles são introspectivos, pensativos e auto-refletivos. Segundo Jonathan Cheek, “Você é capaz de se perder em um mundo de fantasia interno, mas não é de uma forma neurótica, é de uma forma imaginativa e criativa”. Pense na sonhadora e imaginativa Luna Lovegood, não no socialmente acanhado Neville Longbottom, colocando-o em termos de Harry Potter.

  1. Introvertido Ansioso

Tipos de Introversão - Introvertido Ansioso

Ao contrário dos introvertidos sociais, introvertidos ansiosos podem buscar a solidão porque se sentem estranhos e dolorosamente autoconscientes em torno de outras pessoas. Ou porque eles não estão muito confiantes em suas próprias habilidades sociais. Mas, frequentemente, sua ansiedade não se desvanece quando estão sozinhos. Este tipo de introversão é definido por uma tendência a ruminar diversas vezes em suas mentes as coisas que poderiam ter dado ou já deram terrivelmente errado.

  1. Introvertido Contido

Tipos de Introversão - Introvertido Contido

Outra palavra para esta é “reservado”. Os introvertidos contidos às vezes parecem operar a um ritmo um pouco mais lento. Eles preferem pensar antes de falar ou fazer planos, ao invés de serem espontâneos. Eles também podem demorar um pouco para começar o dia. Eles não podem, por exemplo, acordar e imediatamente entrar em ação pela manhã. Podem também odiar quando alguém convida para algo de última hora.

Cheek e seus colegas originalmente chamaram este tipo de introvertido “inibido”, mas “reservado” também é uma boa palavra para usar.

Nota importante:
  • (1)O Big Five é um modelo meramente descritivo e estes rótulos são subjetivos. Muitos dos que escrevem sobre introversão lamentam que o Big Five use a introversão para marcar a parte inferior da extroversão. Jonathan se justifica dizendo que nem sempre foi assim. Na verdade, o nome original para “extraversão” no Big Five foi “Surgency”(sem tradução no português). Na opinião do próprio Jonathan, o termo “introversão” não deveria ter sido usado no sistema Big Five”.
  • (2)Os escritores populares não estão de acordo com a definição do Big Five para introversão. No caso de Sophia Dembling, no seu livro The Introvert’s Way: Living a Quiet Life in a Noisy World, há um capítulo entitulado: Nós Não Somos Extrovertidos Falhados.

FAÇA UM TESTE PARA SABER QUE TIPO DE INTROVERTIDO É VOCÊ, CLICANDO AQUI!

O meu tipo de introversão é SOCIAL

Qual é a sua? Deixe aqui o seu comentário sobre o que achou do seu resultado e do artigo!

Obrigada! 


Fontes:

Academia.edu – Four Meanings of Introversion: Social, Thinking, Anxious, and Inhibited Introversion de Jonathan Cheek

BuzzFeed – 11 Things All Introverts Should Know

The Everything Guide To The Introvert Edge – Arnie Kozak

Scientific American – What Kind of Introvert Are You?

Science Of Us – So Apparently There Are 4 Kinds of Introversion


Sua introversão tem afetado de alguma forma a sua vida, seja nas suas relações, família ou trabalho?

Gostaria de saber mais sobre a introversão e suas características?

Tem dúvidas ou sugestões?

Escreva-me pois eu posso ajudá-lo. Pergunte-me como enviando um email para introvertidamenteblog@gmail.com.

PODE TAMBÉM NOS ENVIAR SUA QUESTÃO ATRAVÉS DO FORMULÁRIO ABAIXO:

Queremos fazer o melhor para você. Deixe aqui a sua avaliação do nosso conteúdo!

Sobre o autor

Marta Leite

Marta Leite
Eu sou uma mãe, esposa, Life e Business Coach. Uma introvertida intuitiva – INFJ - dos Tipos Junguianos. Uma apaixonada, entusiasmada e curiosa pelo Desenvolvimento Humano.

Deixe aqui o seu comentário!

%d bloggers like this: