Bem-Estar Vida

Como os introvertidos expressam emoções e sentimentos?

Como os introvertidos expressam emoções e sentimentos?
Escrito por Marta Leite
Se você é um introvertido, já deve ter notado a sua dificuldade em expressar emoções e sentimentos através de palavras. Esta resposta à questão e uma leitora poderá ajudá-lo!

Sobre isso, um membro do grupo Introvertidamente no Facebook escreveu um comentário que eu achei que poderia ser útil respondê-lo através de um pequeno texto, visto que emoções e sentimentos são assuntos relevantes para as nossas vidas.

No comentário, Rita Madeira(pseudônimo) fez a seguinte depoimento:

Tenho vergonha de expressar o que sinto, como por exemplo, dizer a alguém que gosto ou fazer um elogio. Fico sem jeito é acabo dando mil voltas pra dizer. Dá um receio e acho que posso ser inconveniente ou mesmo a pessoa não gostar. Isso é uma forma de timidez?

Cara Rita,

Vamos começar por falar sobre uma teoria que tem servido como base para explicar a forma como lidamos com as nossas emoções: a Inteligência Emocional, criada por Daniel Goleman.

Por que precisamos de Inteligência Emocional?

Longamente negligenciadas como sem importância, inferiores, ou mesmo supérfluas, as emoções hoje em dia passaram a ser objeto de sérias pesquisas. Existe um crescente reconhecimento de que as crianças necessitam aprender habilidades emocionais cedo na vida para tornarem-se seres humanos funcionais quando adultos.

Os adultos por sua vez precisam de inteligência emocional para navegar pelos desafios do trabalho, relacionamentos, e da vida. Também, segundo algumas teorias psicológicas, nossa dificuldade em expressar sentimentos vir de crescer em um ambiente onde expressar os sentimentos foi reprimido ou não praticado.

O Introvertido e a Expressão de Sentimentos

É difícil para você expressar seus sentimentos? Um extrovertido pode dizer o que quer que se passe pela sua mente. Mas no caso dos introvertidos, eles gostam de ponderar sobre as coisas. E, às vezes, têm dificuldade em encontrar palavras.

As palavras podem parecer inadequadas para expressar o que você sente, ou seus sentimentos parecem tão óbvios porque você os sente tão intensamente. Porém, é importante nunca assumir que as outras pessoas conseguem ler os seus pensamentos ou sentimentos – elas não podem.

No caso da dificuldade em elogiar, é que tanto introvertidos quanto tímidos, por não saberem como lidar com os elogios, assumem que outras pessoas também possam ficar desconfortáveis com eles. Mas, como dito sobre os sentimentos anteriormente, nunca assuma que, pelo fato de você sentir-se desconfortável quando é elogiado, possa significar que os outros se sentirão assim também.

Assim sendo, é difícil definir se a dificuldade da leitora tem a ver com timidez ou apenas com introversão. Na verdade, a origem do desconforto pode não ser a questão mais relevante. Perceber se isso de alguma forma interfere na sua vida e nas suas relações interpessoais, isso, sim, é o mais importante.

E você, como lida com emoções e sentimentos? Comente. Deixe o seu depoimento.


Fonte de pesquisa: The Everything Guide To The Introvert Edge – de Arnie Kozak, PhD


Sua introversão tem afetado de alguma forma a sua vida, seja nas suas relações, família ou trabalho?

Gostaria de saber mais sobre a introversão e suas características?

Tem dúvidas ou sugestões?

Escreva-me pois eu posso ajudá-lo. Pergunte-me como enviando um email para introvertidamenteblog@gmail.com.


Esse artigo foi útil para você? Se foi, pode ser para outras pessoas também. Curta. Compartilhe. Comente e avalie!

Queremos fazer o melhor para você. Deixe aqui a sua avaliação do nosso conteúdo!

Sobre o autor

Marta Leite

Marta Leite
Eu sou uma mãe, esposa, Life e Business Coach. Cradora do Programa “Além da Introversão”. Uma introvertida intuitiva – INFJ – dos Tipos Junguianos. Uma apaixonada, entusiasmada e curiosa pelo Desenvolvimento Humano.

Deixe aqui o seu comentário!

%d bloggers like this: