Carreira Habilidades e Auto-aprimoramento Introversão

Encontre e expresse a sua voz como um introvertido

Encontre e expresse a sua voz como um introvertido
Escrito por Marta Leite
Um introvertido muitas vezes tem dificuldade de expressão através da conversa. Por isso é importante que eles encontre outros meios de autoexpressão. Aqui vão algumas formas.

Pelo fato do introvertido ser mais silencioso, algumas pessoas assumem que ele não tem nada a dizer. Talvez elas pensem que somos superficiais, desligados e mesmo mudos. Mas eles não poderiam estar mais equivocados.

Os introvertidos possuem um rico universo interior cheio de pensamentos e ideias.

“O que interessa mesmo é aquilo que se faz com aquilo que se tem.” –Shirley Lord

Aqui vão algumas das habilidades que os introvertidos possuem e que podem ser usadas como forma para sua autoexpressão.

1. Escrever

A maioria dos introvertidos são muito melhores em transmitir os seus pensamentos por escrito do que na conversa. Escrever, em todas as suas formas, permite tempo para pensar.

Isso é importante para os introvertidos, que pensam antes de falar, em contraste com os extrovertidos, que pensam como eles falam.

Eu sempre quis escrever. A escrita tem sido para mim uma verdadeiro encontro comigo mesma. Não tenho lá muitas habilidades manuais. E, das maneiras de expressar as minhas ideias, ela é a que gosto mais. Comecei por fazer um curso de Escrita Criativa e hoje isso tem sido uma parte importante da minha vida. É claro que no início é sempre difícil, por isso eu insisto em que tudo é uma mera questão de exercício e de aprendizado – e não existe fórmula mágica.

Os introvertidos não se sentem muito confortáveis em ter a atenção voltada para eles. Mas, expor as ideias ou seus interesses e ter para aí voltadas as atenções os deixa bem mais confortáveis. Além do mais, a escrita é o contraponto da nossa dificuldade em nos expressar falando – sem esquecer que é uma grande habilidade nossa. Ela também proporciona um confronto com as nossas próprias ideias e pensamentos e isso pode revelar-se um poderoso exercício, se não uma verdadeira terapia.

Portanto, escreva sobre si ou sobre assuntos de que você goste: poesias, ensaios, contos… ou até mesmo um blog sobre conteúdos de jogos de video, se é esse o seu caso. Pode usar um pseudônimo e assim manter sua identidade preservada em caso de não se sentir confortável em se expor.

2. Falar em público

Isso pode não parecer uma atividade introvertido, mas me ouça. Quando você dá uma palestra ou apresentação, você planeja e ensaia o que você vai dizer. Você tem tempo de sobra para pensar sobre o assunto. Este é um cenário ideal para os introvertidos.

A outra vantagem é que um discurso não é uma conversa. Na maioria das vezes você não está interagindo diretamente com seu público. Ninguém vai mudar de assunto ou interrompê-lo. Para muitos introvertidos, isso é tudo o que eles mais desejam.

3. Arte visual

Pintura, desenho, fotografia, artesanato (“arte visual” é uma forma de falar), todas essas são formas poderosas de autoexpressão. E o melhor é que os introvertidos são muitas vezes excelentes nisso. Como se diz: “uma imagem vale por mil palavras”.

Essas atividades são melhor feitas quando estamos sozinhos. Elas também exigem uma grande quantidade de foco e paciência – os atributos brilhantes de um introvertido.

4. Atuar

Mais uma vez, esta parece ser uma atividade reservada para os extrovertidos, mas não é. Alguns dos maiores atores, dançarinos e músicos são introvertidos. Aqui estão alguns dos motivos pelos quais os introvertidos tornam-se grandes artistas:

  • Da mesma forma que falar em público, um desempenho geralmente é premeditado e ensaiado.
  • O público está lá para dar-lhe energia, em vez de tirá-la.
  • O aspecto de representar um papel permite que você faça coisas que você nunca faria na vida real.

Então, se você já sonhou em ser um grande escritor ou artista, ou se acha que isso pode lhe ajudar a lidar com sua introversão, talvez seja a hora de escolher uma dessas atividades. Certamente que ao pensar nisso sentirá um certo frio na barrriga. Mas, quem sabe, de uma simples tentativa de encontrar a sua “voz” para se expressar, não acabe por descobrir um grande talento camuflado atrás de uma timidez ou introversão. É hora de dizer ao mundo quem você é com mais do que palavras.

 

CURTA TAMBÉM  A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E PARTICIPE DO NOSSO GRUPO:

GRUPO: Grupo Introvertidamente no Facebook.

PÁGINA: Facebook/introvertidamente

E-book Além da Introversão

Pode também fazê-lo preenchendo o formulário a seguir e nos enviando!

Esse artigo foi útil para você? Se foi, pode ser para outras pessoas também. Curta, compartilhe e comente!

Queremos fazer o melhor para você. Deixe aqui a sua avaliação do nosso conteúdo!

Sobre o autor

Marta Leite

Marta Leite
Eu sou uma mãe, esposa, Life e Business Coach. Uma introvertida intuitiva – INFJ - dos Tipos Junguianos. Uma apaixonada, entusiasmada e curiosa pelo Desenvolvimento Humano.

Deixe aqui o seu comentário!

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d bloggers like this: