Teorias da Personalidade

Extrovertido vs Introvertido – explorando as diferenças

Extrovertido vs Introvertido: explorando as diferenças
Escrito por Marta Leite
A dicotomia extrovertido vs. introvertido é sobre se obtemos a nossa energia principalmente a partir do mundo externo ou do nosso próprio mundo interno.

Claro que esse não é um único ponto de corte, todos nós temos algumas características extrovertidas e algumas características introvertidas. Como o próprio Jung disse: “Todos possuem ambos os mecanismos, extroversão bem como introversão, e apenas a relativa predominância de um ou do outro determina o tipo.”

Então, todos nós temos uma preferência primária de nos direcionarmos quer seja para o mundo externo ou para o mundo interno e a extensão dessa preferência vai afetar diretamente a forma como planejamos e interagimos com as pessoas. A explanação a seguir irá ajudar a mostrar as principais diferenças:

EXTROVERTIDO INTROVERTIDO
Extrai energia de pessoas e situações Extrai energia a partir de dentro
Precisa de engajamento ou a energia esgota Precisa de espaço próprio ou esgota a energia
Fala primeiro e depois pensa Pensa primeiro, fala mais tarde
Gosta de ação e iniciativa Prefere espaço, concentração e tranquilidade
Aberto, animado e falante Aparentemente reservado, quieto e pensativo
Valoriza amplitude sobre profundidade Valoriza profundidade sobre amplitude
Gosta do inesperado Prefere previsibilidade
Diferentes Formas de Obter Energia

Assim, podemos ver que extrovertidos obtêm a sua energia a partir do que está acontecendo ao seu redor: pessoas e situações; e de fato precisam deste “alimento”. Então, se você é um extrovertido, você normalmente faz-reflete-faz, você processa seus pensamentos e informações através da palavra falada.

Isso pode sobrecarregar os introvertidos que precisam de tempo de processamento. Você precisa extrair energia a partir do ambiente externo, de forma que os seus níveis de energia, na verdade, aumentam à medida que você fala com os outros, envolve-se com as pessoas e o ambiente, pois isso alimenta a sua energia. Uma vez que o ruído cessa você vai estar à procura de outro “alimento”, uma vez que seus níveis de energia se esgotarão rapidamente quanto mais tempo você estiver sozinho.

Introvertidos, por outro lado, tendem a obter a sua energia a partir de dentro. Assim, se você é um introvertido você vai achar que em situações ‘lotadas’ sua energia se esgota. Você terá que ir ter algum tempo sozinho para a sua energia se restabelecer.

É como uma bateria, onde a carga diminui quanto mais você tiver que se ‘extroverter’. E você vai precisar obter essa energia a partir de dentro. Normalmente introvertidos reflectem-fazem-refletem, e por isso você terá de pensar sobre as coisas antes de falar.


Referências: Prelude Character Analysis


Sua introversão tem afetado de alguma forma a sua vida, seja nas suas relações, família ou trabalho?

Gostaria de saber mais sobre a introversão e suas características?

Tem dúvidas ou sugestões?


Escreva-me pois eu posso ajudá-lo. Pergunte-me como enviando um email para introvertidamenteblog@gmail.com.

Esse artigo foi útil para você? Se foi, pode ser para outras pessoas também. Curta e compartilhe!

Queremos fazer o melhor para você. Deixe aqui a sua avaliação do nosso conteúdo!

Sobre o autor

Marta Leite

Marta Leite
Eu sou uma mãe, esposa, Life e Business Coach. Cradora do Programa "Além da Introversão". Uma introvertida intuitiva – INFJ - dos Tipos Junguianos. Uma apaixonada, entusiasmada e curiosa pelo Desenvolvimento Humano.

Deixe aqui o seu comentário!

%d bloggers like this: