INTP – O Arquiteto/Cientista

INTP em poucas palavras

INTPs – Introvertido iNtuitivo Pensamento (Thinking) e Percepção – são inovadores filosóficos, fascinados pela análise lógica, sistemas e design. Estão preocupados com a teoria e procuram a lei universal por trás de tudo o que vêem. Eles querem entender os temas unificadores da vida, em toda sua complexidade.

Para saber mais sobre os outros tipos de personalidade MBTI, clique aqui!

Os INTPs são observadores analíticos isolados que podem parecer inconscientes para o mundo ao seu redor porque estão tão profundamente absorvidos no pensamento. Eles passam grande parte do seu tempo focados internamente: explorando conceitos, fazendo conexões e procurando compreensão. Para o Cientista, a vida é um inquérito contínuo sobre os mistérios do universo.

O que torna a INTP marcante

INTPs apresentam um exterior fresco, mas são privadamente apaixonados pela razão, análise e inovação. Eles procuram criar sistemas complexos de compreensão para unificar os princípios que eles observaram em seus ambientes. Suas mentes são complicadas e ativas, e eles vão para as grandes profundezas mentais tentando conceber soluções engenhosas para problemas interessantes.

O INTP é tipicamente não-tradicional, e é mais provável colocar para fora sua própria maneira individual de fazer coisas do que seguir a multidão. O INTP é desconfiado de suposições e convenções, e ansioso para quebrar ideias que outros tomam como certas. INTPs são impiedosos ao analisar conceitos e crenças. Eles ficam muitas vezes perplexos com outras pessoas que permanecem leais à ideologia que não faz sentido lógico.

Reconhecendo o INTP

INTPs estão muitas vezes completamente envolvidos em seus próprios pensamentos, e geralmente parecem outros por serem não convencionais. A mente do INTP é um lugar mais ativo, e sua orientação para dentro pode significar que eles negligenciam coisas superficiais como decoração de casa ou roupas apropriadas. Eles não tendem a se preocupar com conversa fiada, mas podem tornar-se francamente apaixonados quando se fala de ciência, matemática, computadores ou os maiores problemas teóricos do universo. A realidade é muitas vezes apenas um interesse passageiro para os Lógicos, uma vez que eles estão mais interessados na teoria por trás de tudo.

INTPs são tipicamente precisos em sua fala, e comunicam ideias complexas com palavras cuidadosamente escolhidas. Insistem no rigor intelectual mesmo nas conversas mais casuais, e apontarão facilmente inconsistências de pensamento ou raciocínio. As sutilezas sociais podem ficar pelo caminho para um INTP que está mais interessado em analisar a lógica, e eles podem ofender os outros submetendo seus valores e crenças muito caras ao escrutínio lógico.

INTPs famosos

Os INTPs famosos incluem Albert Einstein, Thomas Jefferson, Rene Descartes, Charles Darwin, Marie Curie, C.G. Jung, Sócrates e Abraham Lincoln.

Hobbies populares para o INTP

As atividades de lazer populares para um INTP incluem leitura, arte e eventos culturais, xadrez e outros jogos de estratégia, escrever, fazer aulas, trabalhar com computadores, caminhadas e meditação.

Citações sobre o INTP

“INTPs são talvez o mais intelectualmente profundos de todos os tipos.”

Isabel Briggs Myers, Gifts Differing

“O que é importante é que as estruturas subjacentes do universo sejam descobertas e articuladas, e que tudo o que for afirmado sobre o universo seja afirmado corretamente, com coerência e sem redundância”.

David Keirsey, Please Understand Me II

“INTPs são espíritos de ideias livres e professores distraídos, o que os torna divertidos para estar ao redor, facilmente absortos, e uma infinidade de criatividade interminável.

Otto Kroeger, Type Talk at Work

Fatos interessantes sobre o INTP
  • Como traços dessa personalidade, alta pontuação como Sincero, Engenhoso, Complexo, Independente e Rebelde.
  • Mais provável do que outros tipos de estudar uma língua estrangeira.
  • Tipo mais freqüente entre estudantes universitários que cometeram violações de políticas de álcool e drogas.
  • Tem o menor nível de recursos de enfrentamento de todos os tipos (com ISTPs)
  • Um dos tipos menos propensos a acreditar em um poder espiritual mais elevado.
  • Maior de todos os tipos de insatisfação profissional (com INFPs).
  • Na escola, ter notas mais baixas do que seria previsto a partir de pontuações de aptidão.
  • Mais provável do que a média para concluir os programas de engenharia.
  • Os valores pessoais incluem Autonomia, Liberdade e Independência.
  • Grande representatividade entre estudantes de MBA.

 

Gostaria de saber qual o seu Tipo de Personalidade segundo o MBTI? Clique aqui e faça um teste!


Fonte: truity.com