INTP – O Arquiteto/Cientista

INTP em poucas palavras

INTPs – Introvertido iNtuitivo Pensamento (Thinking) e Percepção – (clique aqui para saber mais sobre o significado destas letras iniciais), são inovadores filosóficos, fascinados pela análise lógica, sistemas e design. Estão preocupados com a teoria e procuram a lei universal por trás de tudo o que vêem. Eles querem entender os temas unificadores da vida, em toda sua complexidade.

Os INTPs são observadores analíticos isolados que podem parecer inconscientes para o mundo ao seu redor porque estão tão profundamente absorvidos no pensamento. Eles passam grande parte do seu tempo focados internamente: explorando conceitos, fazendo conexões e procurando compreensão. Para o Cientista, a vida é um inquérito contínuo sobre os mistérios do universo.

O que torna a INTP marcante

INTPs apresentam um exterior fresco, mas são privadamente apaixonados pela razão, análise e inovação. Eles procuram criar sistemas complexos de compreensão para unificar os princípios que eles observaram em seus ambientes. Suas mentes são complicadas e ativas, e eles vão para as grandes profundezas mentais tentando conceber soluções engenhosas para problemas interessantes.

O INTP é tipicamente não-tradicional, e é mais provável colocar para fora sua própria maneira individual de fazer coisas do que seguir a multidão. O INTP é desconfiado de suposições e convenções, e ansioso para quebrar ideias que outros tomam como certas. INTPs são impiedosos ao analisar conceitos e crenças. Eles ficam muitas vezes perplexos com outras pessoas que permanecem leais à ideologia que não faz sentido lógico.

Reconhecendo o INTP

INTPs estão muitas vezes completamente envolvidos em seus próprios pensamentos, e geralmente parecem outros por serem não convencionais. A mente do INTP é um lugar mais ativo, e sua orientação para dentro pode significar que eles negligenciam coisas superficiais como decoração de casa ou roupas apropriadas. Eles não tendem a se preocupar com conversa fiada, mas podem tornar-se francamente apaixonados quando se fala de ciência, matemática, computadores ou os maiores problemas teóricos do universo. A realidade é muitas vezes apenas um interesse passageiro para os Lógicos, uma vez que eles estão mais interessados na teoria por trás de tudo.

INTPs são tipicamente precisos em sua fala, e comunicam ideias complexas com palavras cuidadosamente escolhidas. Insistem no rigor intelectual mesmo nas conversas mais casuais, e apontarão facilmente inconsistências de pensamento ou raciocínio. As sutilezas sociais podem ficar pelo caminho para um INTP que está mais interessado em analisar a lógica, e eles podem ofender os outros submetendo seus valores e crenças muito caras ao escrutínio lógico.

INTPs famosos

Os INTPs famosos incluem Albert Einstein, Thomas Jefferson, Rene Descartes, Charles Darwin, Marie Curie, C.G. Jung, Sócrates e Abraham Lincoln.

Hobbies populares para o INTP

As atividades de lazer populares para um INTP incluem leitura, arte e eventos culturais, xadrez e outros jogos de estratégia, escrever, fazer aulas, trabalhar com computadores, caminhadas e meditação.

Citações sobre o INTP

“INTPs são talvez o mais intelectualmente profundos de todos os tipos.”

Isabel Briggs Myers, Gifts Differing

“O que é importante é que as estruturas subjacentes do universo sejam descobertas e articuladas, e que tudo o que for afirmado sobre o universo seja afirmado corretamente, com coerência e sem redundância”.

David Keirsey, Please Understand Me II

“INTPs são espíritos de ideias livres e professores distraídos, o que os torna divertidos para estar ao redor, facilmente absortos, e uma infinidade de criatividade interminável.

Otto Kroeger, Type Talk at Work

Fatos interessantes sobre o INTP
  • Como traços dessa personalidade, alta pontuação como Sincero, Engenhoso, Complexo, Independente e Rebelde.
  • Mais provável do que outros tipos de estudar uma língua estrangeira.
  • Tipo mais freqüente entre estudantes universitários que cometeram violações de políticas de álcool e drogas.
  • Tem o menor nível de recursos de enfrentamento de todos os tipos (com ISTPs)
  • Um dos tipos menos propensos a acreditar em um poder espiritual mais elevado.
  • Maior de todos os tipos de insatisfação profissional (com INFPs).
  • Na escola, ter notas mais baixas do que seria previsto a partir de pontuações de aptidão.
  • Mais provável do que a média para concluir os programas de engenharia.
  • Os valores pessoais incluem Autonomia, Liberdade e Independência.
  • Grande representatividade entre estudantes de MBA.

 

Gostaria de saber qual o seu Tipo de Personalidade segundo o MBTI? Clique aqui e faça um teste!


Fonte: truity.com

 
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com