Bem-Estar Introversão Relacionamentos

Introversão e extroversão no amor podem equilibrar um relacionamento ou causar lutas?

Introversão e extroversão no amor podem equilibrar um relacionamento ou causar lutas?
Escrito por Marta Leite
Em dias de São Valentim, nada mais apropriado do que falar sobre as relações amorosas e as preferências por introversão e extroversão. Estas preferências podem equilibrar um relacionamento ou causar lutas?

Se você está lendo este artigo, certamente já sabe sobre as preferências introversão e extroversão. Qualquer delas que seja a sua, isso diz bastante sobre você. Mas isso é só sobre você. Agora, imagine olhar para um relacionamento com uma personalidade adicional – a complexidade duplica. No que tange às diferenças entre introvertidos e extrovertidos, elas podem ser particularmente desafiadoras.


Se ainda não sabe se é introvertido ou extrovertido, faça um teste clicando aqui!

Quer saber qual o seu tipo pelo inventário de Personalidade MBTI, clique aqui!


De que forma estas diferenças podem interferir na sua relação?

Quando são opostos

Se você e a pessoa que você está namorando têm preferências opostas para a extroversão e introversão, pode ser uma ótima maneira de trazer um pouco de equilíbrio em sua vida. Mas também pode ser a causa de alguns grandes solavancos ao longo do caminho. Por exemplo, depois de um longo dia de trabalho, alguém com preferências para introversão pode querer algum tempo tranquilo para refletir sobre seu dia. Ou fazer uma atividade relaxante sozinho – como ler. Enquanto alguém com preferências por extroversão, que teve um dia cansativo, voltou para casa, e quer conversar sobre todas as coisas que aconteceram durante o trabalho para se energizar. Mal-entendidos que surgem de diferenças neste par de preferência, geralmente vêm de uma ou nenhuma pessoa na relação compreender as necessidades e comportamentos do outro com base no seu tipo.

Quando são iguais

Se ambas as pessoas na relação têm as mesmas preferências, pode haver menos atritos ao longo do caminho. Mas vocês também podem acabar desgastando um ao outro com a mesmice. Muitas vezes, quando ambas as pessoas têm uma preferência por extroversão ou introversão, uma delas no relacionamento vai inconscientemente “flexionar” suas preferências para criar o equilíbrio entre as duas personalidades. Flexionar é quando você consciente ou inconscientemente usa a preferência oposta àquela que você prefere naturalmente.

Assim, se duas pessoas em um relacionamento preferirem a introversão, uma dessas pessoas pode flexionar sua preferência para a extroversão. Pode fazer isto sugerindo que vocês dois saiam para um evento em vez de terem aquela noite tranquila habitual. Isso pode ser uma boa maneira de “misturar as coisas” naturalmente. De procurar a harmonia através do equilíbrio na maioria das partes de nossas vidas. Por isso faz sentido que, se ambas as pessoas têm a mesma preferência, uma seja mais flexível para incorporar mais equilíbrio ocasionalmente.


Fonte: MBTI Online – The Myers  e Briggs Personality Test


Sua introversão tem afetado de alguma forma a sua vida, seja nas suas relações, família ou trabalho?

Gostaria de saber mais sobre a introversão e suas características?

Tem dúvidas ou sugestões?

Escreva-me pois eu posso ajudá-lo. Pergunte-me como enviando um email para introvertidamenteblog@gmail.com.

PODE TAMBÉM NOS ENVIAR SUA QUESTÃO ATRAVÉS DO FORMULÁRIO ABAIXO:

Queremos fazer o melhor para você. Deixe aqui a sua avaliação do nosso conteúdo!

Sobre o autor

Marta Leite

Marta Leite
Eu sou uma mãe, esposa, Life e Business Coach. Uma introvertida intuitiva – INFJ - dos Tipos Junguianos. Uma apaixonada, entusiasmada e curiosa pelo Desenvolvimento Humano.

Deixe aqui o seu comentário!

%d bloggers like this: