Introversão Pessoas Altamente Sensíveis

Pessoas altamente sensíveis e introvertidas: quando os dois traços se sobrepõem

Pessoas altamente sensíveis e introvertidas
Cena do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
Escrito por Marta Leite
Pessoas Altamente Sensíveis frequentemente também são introvertidas. O que a sobreposição destes dois traços pode significar na sua vida?

Introversão é uma orientação saudável. Introvertidos têm sido agrupados juntamente com todos os tipos de pessoas, incluindo misantropos, solitários e eremitas. Muito embora muitas destas pessoas possam ser introvertidas, a maioria dos introvertidos não são socialmente desafiados. Solitários e misantropos podem ser extrovertidos. Estes inimigos próximos da introversão podem partilhar algumas características, mas introvertidos não devem ser identificados exclusivamente com nenhuma destas condições particulares. A imagem estereotipada dos introvertidos tem frequentemente os retratado como tímidos, retraídos e ausentes de habilidades sociais. Não é este o caso.

O que caracteriza as Pessoas Altamente Sensíveis?

Sendo chamado de sensível você provavelmente sentiu-se sendo criticado, não como um endosso de suas qualidades como ser humano. Muitos introvertidos são PASs. Eles provavelmente foram bebês altamente reativos (muito sensíveis à novidade). A psicóloga Elaine Aron, deu uma boa projeção à sensibilidade, através de sua pesquisa com Pessoas Altamente Sensíveis.

Se você é uma PAS, existe uma grande chance de você ser um introvertido (embora nem todos os introvertidos sejam PASs). A sensibilidade não é valorizada nesta cultura; é vista como uma deficiência. Você deve ter escutado que você é “demasiado” sensível; você deveria ter uma pele mais grossa.

PASs percepcionam o mundo mais intensamente. Você será mais propenso à empatia, compaixão, e outras fortes emoções. As pessoas podem não entender sua intensidade. Você pode não entender isso também. O mundo pode parecer opressor. Se você é PAS e introvertido, você necessitará ter cuidado extra-especial consigo mesmo porque você vive em um mundo que não é sensível com os sensíveis. Você terá que proteger a si mesmo da super estimulação.


Faça o teste para saber se você é uma PAS, clicando aqui!


Você pode ser uma PAS se você for altamente sensível ao que está acontecendo no seu ambiente, incluindo as emoções dos outros. Você pode ser sensível aos barulhos altos, dor, cafeína e violência em filmes e televisão. Pessoas Altamente Sensíveis não gostam de muita comoção, estar faminto ou ter muitas demandas sobre suas costas.

Segundo Elaine Aron, 20 a 30 por cento da população possui este traço. Isto significa que você está consciente das sutilezas ao seu redor, uma grande vantagem em muitas situações. Isto também quer dizer que você será mais facilmente oprimido quando você estiver exposto a um ambiente altamente estimulante por muito tempo, bombardeado por sons e movimentos até ficar exausto.

Introversão e Alta Sensibilidade

Existe uma grande sobreposição entre introversão e alta sensibilidade. Se você é um introvertido altamente sensível, você é provavelmente beneficiado interiormente com uma aproximação filosófica, espiritual ou contemplativa da vida. Você provavelmente detesta conversa banal e acha isso irritante e drenante. Você provavelmente gosta de ser criativo e é sensível às informações dentro de si mesmo, conhecido como intuição.

Você pode ter um modo estético de estar no mundo, apreciando a beleza, arte e natureza. Suas emoções – tanto positivas quanto negativas – são vívidas, assim como seus sonhos. Se você é um introvertido altamente sensível, você provavelmente prefere discutir sob questões “reais”(relacionamentos, ciências, filosofia e geopolítica). Você especialmente prefere as conversas de um-para-um onde você se dá ao luxo de ter tempo para aprofundar-se nestes tópicos.

Falar é sobre interconexão, não entretenimento. Se você é uma PAS, o mundo não é apenas o que se vê na superfície. Você notará coisas que outros podem perder. Este faz de você mais sensível – propenso a tornar-se super estimulado pelas coisas que ocorrem em seu ambiente, mas isto também lhe dá a oportunidade de extrair riquezas deste mesmo ambiente. Prestar uma atenção especial ao que está acontecendo se assemelha ao Mindfulness. A qualidade desta atenção pode aprimorar seu senso de presença e empatia.

Benefícios de ser uma Pessoa Altamente Sensível

Se você não se recolher para recarregar você se sentirá desgastado ou sofrer de fadiga de compaixão. Ser uma PAS pode ser um fardo, ainda que seja uma dádiva – a sensibilidade possui duas vias. Você está menos desligado do mundo e isto ajuda você a ser mais consciente e comprometido, e também profundamente afetado pela energia das pessoas e situações ao seu redor. As características de ansiedade e culpa de uma PAS motiva consciência e até altruísmo.

A sensibilidade está tanto na sua psicologia como na sua fisiologia. Assim como as crianças altamente reativas são sensíveis aos novos estímulos, Pessoas Altamente Sensíveis possuem uma resposta fisiológica mais vigorosa à situações de estresse do que os que não são PASs. Eles suam mais em situações desafiadoras. Ser pele fina neste caso não é uma metáfora, Pessoas Altamente Sensíveis não são imperturbáveis como muitos extrovertidos podem ser.

No blog do Huffington Post sobre as características das Pessoas Altamente Sensíveis, o psicólogo, Dr. Roya Rohani Rad disse que, no geral, a maioria dos nossos escritores, criadores, inventores, imaginativos, descobridores, e pessoas que têm contribuído grandemente para este mundo, podem estar na categoria de PAS. Nós precisamos de mais destas pessoas e precisamos encorajá-los a despertar seus potenciais. Para essas pessoas que querem se tornar mais sensíveis, elas devem aprender maneiras de ultrapassar o encorajamento para ser muito analítico, materialista e competitivo. E encorajar a si mesmo e aos outros para estimar este traço e fazer dele o melhor.


Fonte:

Este texto é um excerto do livro The Everything Guide To The Introvert Edge, de Arnie Kozak


ebook-imagem-destaque-site


info

PODE TAMBÉM NOS ENVIAR SUA QUESTÃO ATRAVÉS DO FORMULÁRIO ABAIXO:

Queremos fazer o melhor para você. Deixe aqui a sua avaliação do nosso conteúdo!

Sobre o autor

Marta Leite

Marta Leite
Eu sou uma mãe, esposa, Life e Business Coach. Cradora do Programa “Além da Introversão”. Uma introvertida intuitiva – INFJ – dos Tipos Junguianos. Uma apaixonada, entusiasmada e curiosa pelo Desenvolvimento Humano.

Deixe aqui o seu comentário!

%d bloggers like this: