Carreira Habilidades e Auto-aprimoramento Introversão

Qual o melhor trabalho para um Introvertido?

Qual o melhor trabalho para um Introvertido?
Escrito por Marta Leite
Sendo possível para alguém escolher um trabalho que se enquadre nas preferências introvertidas, eis aqui uma boa questão: qual é o melhor trabalho para um introvertido?

Para responder a isso, vamos começar com o que não é o melhor trabalho para um introvertido:

Procura-se: multitasker(multitarefas) extrovertido com habilidades de comunicação superior, uma atitude de equipe e um amante do trabalho  com pessoas. O candidato ideal deverá ter pelo menos 5 anos de experiência trabalhando em um ambiente de serviço ao cliente em ritmo acelerado. Habilidades de liderança são uma vantagem, mas não é obrigatório. Salários de nível de mercado.

Se você já procurou trabalho por qualquer período de tempo, a descrição do trabalho acima provavelmente soa familiar. Você procurou por trabalhos para introvertidos que não exigiam multitarefas e que gostam de trabalhar sozinhos, mas não havia nenhum.

A menos que você trabalhe em um campo técnico ou artístico, empregos amigáveis para introvertidos são difíceis de encontrar. Até os trabalhos que são tipicamente vistos como introvertidos, como empregos de TI(Tecnologias da informação), muitas vezes, contratam e avaliam os funcionários com o ideal extrovertido em mente.

O melhor trabalho para um introvertido é aquele que baseia-se nos seus pontos fortes.

Uma rápida lista dos melhores empregos para introvertidos:
  • Escritor
  • Atendente de cuidados com os animais
  • Contador(contabilista)
  • Desenvolvedor de software / programador
  • Artista
  • Empreendedor on-line
  • Investigador
  • Técnico de laboratório
  • Comerciante, como um carpinteiro, encanador…
  • Arquivista
  • Operador de barco
  • Músico
  • Piloto
  • Editor
  • Terapeuta Holístico
Os piores empregos para introvertidos:

Considerando que todos os introvertidos são únicos como flocos de neve, sempre haverá aqueles de nós que se destacam em tarefas aparentemente extrovertidas. Dito isto, os postos de trabalho que a maioria dos introvertidos iria encontrar um desafio incluem:

  • Agente de serviço ao cliente
  • Guia turístico
  • Gerente
  • Representante de vendas
  • Garçom/garçonete
  • Oficial de Relações Públicas
  • Especialista em recursos humanos
  • Promotor de eventos
A chave para escolher o melhor trabalho para um introvertido

É crucial para os introvertidos considerarem as suas necessidades de energia exclusivas ao escolher um emprego. Devemos ter em mente que o trabalho em ambientes de trabalho extrovertidos nos esgota. Às vezes vale a pena. Às vezes não.

A boa notícia é que existem maneiras que podemos lidar com ambientes de trabalho extrovertidos. A chave é tomar a ação deliberada de nos restaurar.

Devo apenas fingir até que eu faça isso?

O ambiente de trabalho, tal como a arena social requer competências que vão contra a maneira de ser natural dos introvertidos. E os que involuntariamente acabam em empregos extrovertidos, muitas vezes sentem a necessidade de “fingir até que eles façam isso.” Ou seja, ter comportamentos extrovertidos até se sentirem extrovertidos.

Para muitos resulta, mas ao longo do tempo pode tornar-se desgastante. Alguns introvertidos sentem-se extremamente desconfortáveis em fingir ou ter que se comportar de forma que não seja a natural deles. Muitos sentem-se como se fossem uma fraude.

Meu dilema como uma introvertida

Eu sou uma introvertida com uma profissão que requer uma autopromoção agressiva e uma forma de comunicação extrovertida. Eu tenho uma relutância enorme em falar ou me comportar de uma forma que não seja o meu natural. Isso no início foi um verdadeiro dilema para mim e por muitas vezes eu me senti insegura de que seria capaz de exercer minha profissão, que é algo de que eu gosto muito.

Eu decidi por buscar o equilíbrio: melhorar minhas habilidades de comunicação e autopromoção sem abrir mão da minha maneira de ser. Optei por fortalecer meu pontos fracos mas dar bastante ênfase e aprimorar os meus pontos fortes, como por exemplo em interações de um-para-um. Não se trata de manter-se na zona de conforto, mas acima de tudo respeitar a minha natureza, o que é bastante diferente.

Claro que, para a grande maioria das pessoas introvertidas mudar de trabalho ou escolher um que leve em consideração as suas preferências está muito longe de ser uma opção.

Qual o seu dilema?

E se você é um introvertido e sente-se insatisfeito ou com dificuldades no seu trabalho, isso pode estar relacionado com esse desalinhamento entre a sua natureza e o tipo de papel que muitas vezes você tem que representar dentro ele.

Para muitos esse desalinhamento pode representar apenas um simples desconforto, sem muita importância. Mas, para outros, pode representar insatisfação ou sensação de inadequação. Dependendo do tamanho do desconforto convém que você procure orientação especializada.

CURTA TAMBÉM  A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E PARTICIPE DO NOSSO GRUPO:

GRUPO: Grupo Introvertidamente no Facebook.

PÁGINA: Facebook/introvertidamente

E-book Além da Introversão


Este artigo foi traduzido e adaptado de:

Introvert Spring –The Best Job For An Introvert


Pode também fazê-lo preenchendo o formulário a seguir e nos enviando!

Esse artigo foi útil para você? Se foi, pode ser para outras pessoas também. Curta, compartilhe, comente e avalie!

Queremos fazer o melhor para você. Deixe aqui a sua avaliação do nosso conteúdo!

Sobre o autor

Marta Leite

Marta Leite
Eu sou uma mãe, esposa, Life e Business Coach. Cradora do Programa “Além da Introversão”. Uma introvertida intuitiva – INFJ – dos Tipos Junguianos. Uma apaixonada, entusiasmada e curiosa pelo Desenvolvimento Humano.

Deixe aqui o seu comentário!

%d bloggers like this: