Comportamento Habilidades e Auto-aprimoramento MBTI

Como são as habilidades de comunicação de acordo com os tipos MBTI

Como são as habilidades de comunicação de acordo com os tipos MBTI
Escrito por Marta Leite

A comunicação é uma parte importante da criação de relacionamentos duradouros, e é algo que impacta grandemente nossas vidas. Aqui está o quão bem cada tipo de personalidade pode lidar com a comunicação com os outros.

Já notou que com algumas pessoas a sua comunicação parece fluir naturalmente, enquanto que com outras você tem a impressão de que falam um idioma diferente? Já notou que algumas pessoas possuem facilidade em expressar a si mesmas, e outras só o fazem em determinadas circunstâncias? Você possui dificuldade de falar sobre sentimentos ou tem dificuldade em conversar com pessoas sobre assuntos demasiado lógicos ou teorias? Pois bem, cada um dos tipos MBTI possui um estilo próprio de comunicação. Saber isso pode ser de grande ajuda tanto para suas relações pessoais quanto profissionais.

Aqui vai a descrição dos estilos de comunicação dos tipos introvertidos do MBTI:

INFJ

INFJs são geralmente excelentes na comunicação, especialmente quando eles estão fazendo isso através da escrita ao invés de verbalmente. INFJs podem muitas vezes acabar sendo o mediador entre duas pessoas, uma vez que são qualificados para encontrar formas de preencher a lacuna na comunicação. Eles muitas vezes podem ver onde as pessoas estão incompreendendo umas às outras, e descobrir uma maneira mais simples de ajudá-los rumo ao entendimento. INFJs não são sempre as pessoas mais falantes, mas o que eles comunicam é muito bem pensado. Eles às vezes gostam de dar um passo para trás e processar as coisas. O que pode fazer a sua comunicação escrita muito melhor do que verbal. Quando tiverem tempo para pensar as coisas, elas terão muito a dizer.

INFP

INFPs são indivíduos únicos e complexos, e seus estilos de comunicação refletem isso. Eles são grandes em empatia com as emoções dos outros, e muitas vezes serão bons em se conectar com as pessoas por causa disso. Eles são bastante pessoas de compreensão, o que os torna ouvintes incríveis. Eles muitas vezes se comunicam com os outros de uma forma emocional, mas eles são capazes de traduzir isso bem. INFPs no entanto precisam de muito tempo sozinhos, e podem parecer distantes para os outros quando eles precisam recuar. Sua necessidade de tempo para si torna INFPs excelentes na comunicação através da palavra escrita. Certas coisas que eles lutam para expressar verbalmente, muitas vezes podem ser escritas facilmente.

INTJ

Quando um INTJ está abertamente se comunicando com alguém, suas palavras muitas vezes parecem ser bem pensadas e concisas. Eles são pessoas inteligentes, que estão constantemente se esforçando para dar sentido ao mundo à sua volta. As palavras de um INTJ são muitas vezes muito intencionais, tornando-os bons em se afirmar em determinadas situações. INTJs definitivamente desprezam conversa fiada, mas eles sabem como conversar facilmente com as pessoas. Eles nem sempre gostam de puxar conversa, e muitas vezes encontram maneiras de evitar falar com pessoas que não gostam. INTJs são bons em fazer suas intenções conhecidas, mas não são grandes com a comunicação emocional. Enquanto a discussão não estiver centrada em sentimentos, os INTJs são habilidosos a se comunicar claramente com os outros.

INTP

INTPs são pessoas precisas e lógicas, fazendo seu estilo de comunicação parecer frio a maior parte do tempo. Eles simplesmente não externamente expressam emoções, e podem tornar-se estranhos durante conversas que são centradas em torno de sentimentos. INTPs são muito melhores em escrever os seus pensamentos do que eles são em expressá-los verbalmente. Quando eles são forçados a se comunicar verbalmente, eles podem ter pausas longas, a fim de expressar plenamente o que eles estão pensando. Os INTPs têm mentes interiores muito ricas, onde seus pensamentos estão constantemente passando por novas e poderosas ideias. A maneira que eles pensam é muitas vezes difícil para eles explicarem completamente aos outros, tornando suas habilidades de comunicação um pouco diferentes dos outros tipos.

ISFJ

ISFJs são muitas vezes muito favoráveis para com os outros e isso se traduz em seu estilo de comunicação. ISFJs tentam ser cuidadosos e calorosos para com os outros e são bons em expressar isso verbalmente. Eles muitas vezes tentam entender os outros, e vão tentar arduamente se certificar de que sabem exatamente o que todos precisam. ISFJs podem lutar para se comunicar com pessoas que não se expressam bem, porque eles não gostam de empurrar ou forçar outros. ISFJs trabalham duramente para comunicar-se claramente, querendo sempre ser receptivos e de suporte para o outro.

ISTJ

ISTJs muitas vezes expressam-se de modo um tanto formal quando eles estão se comunicando com pessoas de quem não são muito próximos. Eles sabem como suavemente se expressar para os outros, o que os torna eminentes em um local de trabalho. ISTJs entendem normas sociais muito bem, e muitas vezes utilizam este conhecimento para comunicar graciosamente com os outros. Eles não são as pessoas mais abertas quando se trata de suas vidas pessoais, mas eles são bons em manter partes de si separadas, sem fazer as pessoas desconfortáveis. Não são as pessoas mais emocionais, e por isso sua comunicação muitas vezes parece firme e precisa.

ISTP

ISTPs são diretos com sua comunicação e são hábeis em ir diretamente ao ponto quando eles desejam. ISTPs são indivíduos muito carismáticos, que são facilmente apreciados pela maioria das pessoas. Eles são muitas vezes bons em entender as intenções de outras pessoas, e serão capazes de se tornar muito claros na forma como eles se comunicam. ISTPs, entretanto, não são inteiramente hábeis em expressar suas emoções, e podem lutar para comunicar seus sentimentos para outro.

ISFP

Durante a comunicação ISFPs são extremamente solidários e são frequentemente excelentes ouvintes. Eles são bons em entender as emoções dos outros, e muitas vezes se comunicam através de um amplo espectro de emoções. ISFPs podem, às vezes, saltar de uma coisa para outra bastante rapidamente, mas é inteiramente focado em emoções, que é a razão pela qual ele parece se mover rapidamente. ISFPs são pessoas calorosas e compassivas, o que torna a comunicação com eles bastante confortável para a maioria das pessoas. Eles podem ter um tempo difícil com conversas excessivamente lógicas ou teóricas, e preferem se concentrar em temas mais abertos e centrados em emoções.

O estilo de comunicação do seu tipo descrito acima corresponde com você? Deixe a sua opinião e seu comentário.

Se ainda não conhece o seu tipo MBTI, faça aqui um teste.


Fonte: personalitygrowth.com


Curta, compartilhe a avalie o nosso conteúdo.

Queremos fazer o melhor para você. Deixe aqui a sua avaliação do nosso conteúdo!

Sobre o autor

Marta Leite

Marta Leite
Eu sou uma mãe, esposa, Life e Business Coach. Uma introvertida intuitiva – INFJ - dos Tipos Junguianos. Uma apaixonada, entusiasmada e curiosa pelo Desenvolvimento Humano.

Deixe aqui o seu comentário!

%d bloggers like this: