Ciência e Personalidade Vida

11 Sinais de que você é apenas um Introvertido – não um tímido

11 Sinais de que você é apenas um Introvertido - não um tímido
Escrito por Marta Leite
Muitos ainda confundem timidez com introversão, mas as duas são diferentes. Aqui vai uma lista que ajuda você a perceber que pode ser apenas um introvertido – não um tímido.

Muitas pessoas acreditam que a introversão e a timidez são a mesma coisa, mas isso não é verdade. Durante boa parte da minha vida eu me considerava tímida… até que eu aprendi que a timidez é o medo de pessoas devido à insegurança ou ansiedade social. Assim como eu, você pode também ser apenas um introvertido – não um tímido.

Quando soube disso, eu pensei: espere um segundo, eu não tenho medo de pessoas, mas estar perto de muitas pessoas por muito tempo deixa-me sempre sentindo drenada. Eu também sei que sempre exijo um tempo sozinha para recarregar minha energia. Além disso, eu não sou uma fã de interagir por causa de interagir. Eu costumo ter uma razão por trás de cada interação. Foi então que eu pensei para mim mesma: Não, eu não sou tímida em tudo… o que eu sou é uma introvertida.

Se você sempre pensou que era tímido, mas você não tem medo de estar perto de pessoas, confira a lista de 11 sinais de que você é realmente um introvertido:

  1. Você não curte “conversa fiada”

Os introvertidos preferem conversas com substância do que “conversa fiada”. Nós somos pensadores, e prosperamos em conversas mais profundas sobre a vida, as idéias, teorias e objetivos grandes. Mas quando a conversa sobre trivialidades é inevitável, não podemos deixar de tentar fazer com que a outra pessoa se sinta confortável. Nós somos bons ouvintes e estamos naturalmente em sintonia com a forma como as pessoas com quem interagimos estão se sentindo. Mais frequentemente nós acabaremos por transformar esses bate-papos casuais em conversas mais profundas e mais significativas.

  1. Você tem uma relação de amor-ódio com o seu telefone

Os introvertidos não são os melhores em falar ao telefone. Não é pessoal, honestamente; nós selecionamos chamadas mesmo da nossa família e amigos mais próximos. Às vezes nós realmente odiamos o telefone porque é intrusivo e atiram as nossas mentes para longe de tudo o que estamos profundamente focados. No entanto, aqueles com os quais nós escolhemos para falar, mesmo que seja em conversas mensais (ou anuais), serão conversas transbordantes de sinceridade. E essas chamadas, mais do que provavelmente, vão durar por horas!

  1. Você não é anti-social… você é seletivamente social

Como um introvertido, você acha que é difícil encontrar pessoas que você gosta e se sinta confortável. Você não é energizado pelas pessoas ao seu redor, e na maioria das vezes, você leva um pouco de tempo para “aquecer” alguém. Nós não investimos nossa energia em pessoas que não estejamos parcialmente sintonizados, por isso escolhemos conhecê-las melhor antes de chegar muito perto. Dito isto, quando nós encontramos alguém que gostamos de estar perto ou temos interesse em conhecer melhor, isso torna-se algo de muito especial!

  1. Você acha multidões estressantes e prefere estar com um grupo de pessoas… em pequenas doses

Você prefere um-de-cada-vez ou poucos-de-cada-vez, onde é mais íntimo. Se passar um tempo em torno de um grande número de pessoas é inevitável, você não pode esperar para ir para casa e recarregar as baterias.

De vez em quando você gosta de sair com um grupo de pessoas e estar um grande tempo. Poderia ser uma festa, evento de networking, ou um grande concerto. Mas, uma vez feito isso e mais, pode levar dias, semanas ou até meses para recarregar completamente suas baterias e se sentir pronto para fazê-lo novamente.

  1. Você abre seu coração para apenas a mais especial das Almas

Nós introvertidos somos extremamente cuidadosos na escolha de quem nós permitimos ver o nosso “eu” interior. Claro, estar em aberto e vulnerável é incrivelmente assustador para nós, isso significa que a quem nós determinamos como destinatário de nosso carinho e atenção valerá a pena o risco. Dito isto, somos também muito rápidos a fecharmo-nos às pessoas se e quando sentirmo-nos ameaçados ou feridos. Nós simplesmente não temos a energia para isso.

  1. Você pensa antes de argumentar

Os introvertidos precisam ter tempo para resolver as coisas em suas cabeças em primeiro lugar, e logo depois escolhem as palavras com cuidado. Uma vez que nos foi dada a oportunidade de processar cuidadosamente a questão, nós vamos ser capazes de comunicar claramente exatamente onde estamos com os envolvidos.

  1. Você curte seu tempo na sua própria companhia

Isso pode não parecer divertido para todos, mas os introvertidos não só gostam do seu tempo sozinho – precisam dele. Simplesmente não fazer nada e ter algum “me-time” é uma maneira de relaxar e re-energizar.

  1. Você tem um grupo muito pequeno de amigos muito próximos e pode levar tempo a confiar

Embora os introvertidos geralmente não gostem muito socializar, adoram o pequeno grupo de amigos próximos de sua confiança. Preferimos criar e manter menos amizades em um nível muito mais profundo, do que de um grande grupo de ligações casuais. Você leva o seu tempo para observar e realmente conhecer alguém antes de convidá-lo para frequentar seu círculo interno; mas uma vez que você tem as pessoas certas em sua vida, você vai se esforçar para dar sempre o melhor de si mesmo.

  1. Você ferozmente protege seu espaço pessoal

Você valoriza o seu espaço e é extremamente exigente sobre ao que você dá a sua atenção e quem deixa entrar, porque os pensamentos e as pessoas erradas vão deixar você se sentindo consumido.

  1. Você mantém um ar de mistério

Sabemos que não há realmente nada de misterioso sobre nós, mas nossa tendência para ficar fora da multidão, simplesmente observando e respeitando,  enquanto mantemos nossas emoções e linguagem corporal alinhadas, nos faz parecer que somos misteriosos.


Inspirado por: lifehack.org


Sua introversão tem afetado de alguma forma a sua vida, seja nas suas relações, família ou trabalho?

Gostaria de saber mais sobre a introversão e suas características?

Tem dúvidas ou sugestões?

Escreva-me pois eu posso ajudá-lo. Pergunte-me como enviando um email para introvertidamenteblog@gmail.com.


Esse artigo foi útil para você? Se foi, pode ser para outras pessoas também. Curta, compartilhe e comente!

Queremos fazer o melhor para você. Deixe aqui a sua avaliação do nosso conteúdo!

Sobre o autor

Marta Leite

Marta Leite
Eu sou uma mãe, esposa, Life e Business Coach. Uma introvertida intuitiva – INFJ - dos Tipos Junguianos. Uma apaixonada, entusiasmada e curiosa pelo Desenvolvimento Humano.

Deixe aqui o seu comentário!

%d bloggers like this: