Comportamento Introversão Saúde Mental

Timidez ou Introversão – qual delas você tem?

Timidez ou Introversão - qual delas você tem?
Escrito por Marta Leite

A maioria das pessoas pensa que ser “tímido” e ser “introvertido” é a mesma coisa. Elas usam as duas palavras como se elas fossem idênticas. Até mesmo o dicionário trata da introversão e da timidez como sendo praticamente a mesma coisa, mas elas não são.

Pessoas introvertidas têm uma preferência

Primeiro eu vou explicar o que é a introversão. Alguém que é introvertido gosta de ficar sozinho mais do que a média das outras pessoas.

Eles podem desfrutar de atividades solitárias, como jogar jogos de vídeo ou ler livros. Eles também podem não gostar de atividades em grupo, como sair para bares ou socialização. Introvertidos também costumam ter menos e mais próximos amigos do que os extrovertidos, que tendem a ter muito mais amigos.

Em suma, ser um introvertido se resume a uma preferência pessoal. Você prefere gastar mais do seu tempo livre por si mesmo. Tudo se resume a escolher para fazer o que você gosta pessoalmente. É o mesmo que escolher para comer um determinado alimento, porque você gosta do sabor. Introversão é sobre você e suas preferências.

As pessoas tímidas têm um medo

Timidez é totalmente diferente de introversão. Timidez não é uma preferência, mas um medo.

Quando você é tímido, você está constantemente preocupado e com medo sobre o que outras pessoas pensam de você. Você se preocupa muito sobre como se sairá quando se deparar com as outras pessoas. Seu medo da opinião das outras pessoas torna você constrangido, inibido e calado, especialmente em torno de estranhos.

Timidez é basicamente uma palavra agradável para medo. Ao contrário dos introvertidos, que preferem “ficar na deles,” as pessoas tímidas podem “ficar na delas” simplesmente porque elas estão evitando a ansiedade, o desconforto e o medo.

Timidez não é sobre você e suas preferências, mas sobre outras pessoas. É a preocupação sobre como as outras pessoas percebem você e se elas vão lhe desaprovar.

Qual delas você tem?

Então, qual é a diferença entre timidez e introversão? Timidez é um medo de opiniões e reações negativas de outras pessoas, enquanto que a introversão é uma preferência em passar o tempo sozinho e não tem nada a ver com o medo.

Como você pode descobrir se você é tímido ou introvertido? Preste atenção em como você se sente por dentro quando você está em torno de pessoas. Imagine o quanto de medo e ansiedade você sente quando tem que interagir com pessoas, até nas situações mais simples do seu dia-a-dia.

Se você se sente ansioso, tenso, com medo ou nervoso, então você possivelmente tem a timidez. Você tem um medo da situação. Outros sintomas de timidez incluem não saber o que dizer, ser muito quieto, ou ter reações físicas como sudorese, agitação ou corar a face. Alguém que é tímido pode passar muito tempo só, não porque ele prefira, mas porque ele quer evitar o medo e outros sentimentos desconfortáveis que ele sente quando é colocado sob a pressão dos olhos de outras pessoas.

Por outro lado, se você pode fazer apresentações a grupos confortavelmente e conversar com outras pessoas com facilidade, mas você ainda gasta muito do seu tempo por si mesmo, então você é provavelmente introvertido. Se você não sente medo ou ansiedade em torno de pessoas, mas você ainda opta por “ficar mais na sua”, então isso provavelmente significa que você tem uma preferência por ser solitário.

Timidez é um problema, introversão não é

Na minha opinião, não há nada de errado com alguém que gosta de passar tempo sozinho. Cada um é diferente e tem diferentes gostos pessoais nos tipos de atividades que escolhe. Algumas pessoas simplesmente não gostam de ser uma borboleta social e isso é bom.

No entanto, eu tomo uma posição diferente sobre a timidez. Timidez, que é basicamente o medo do julgamento negativo de outras pessoas, é um problema que deve ser enfrentado de frente. É um problema porque não é voluntária: a pessoa não pode escolher se quer ou não ser ansiosa e nervosa perto de outras pessoas.

A questão é: timidez torna a sua vida pior, não melhor. As pessoas tímidas normalmente gostariam de ter mais amigos e ter uma melhor vida social, mas o medo as impede de fazer o que elas querem. Remover este medo é um objetivo de valor que irá melhorar a sua qualidade de vida.


Nota: Este não é um site de Psicologia e nem este conteúdo deve ser usado para fazer qualquer tipo de diagnóstico. O autor usa como referência literatura e sites especializados para o que publica. Caso você se identifique como tímido, deve buscar opinião dos profissionais de saúde habilitados para tal.


Referências: Shyness: A Bold New Approach, do autor Bernardo Carducci, Paperback, 2007

Overcoming Social Anxiety And Shyness – da autora Gillian Butler


Sua introversão tem afetado de alguma forma a sua vida, seja nas suas relações, família ou trabalho?

Gostaria de saber mais sobre a introversão e suas características?

Tem dúvidas ou sugestões?

Escreva-me pois eu posso ajudá-lo. Pergunte-me como enviando um email para introvertidamenteblog@gmail.com.


Esse artigo foi útil para você? Se foi, pode ser para outras pessoas também. Curta, compartilhe e comente!

Queremos fazer o melhor para você. Deixe aqui a sua avaliação do nosso conteúdo!

Sobre o autor

Marta Leite

Marta Leite
Eu sou uma mãe, esposa, Life e Business Coach. Uma introvertida intuitiva – INFJ - dos Tipos Junguianos. Uma apaixonada, entusiasmada e curiosa pelo Desenvolvimento Humano.

Deixe aqui o seu comentário!

%d bloggers like this: