Ciência e Personalidade Vida

Timidez x Introversão: desfazendo o equívoco

Timidez x Introversão: desfazendo o equívoco
Escrito por Marta Leite

Faz-se bastante confusão a respeito dos termos timidez x introversão. E ainda parece distante o tempo em isso irá deixar de ocorrer. Mas, afinal o que as diferencia?

Para perceber melhor essa confusão timidez x introversão é importante saber que, muito embora alguns introvertidos sejam tímidos, timidez e introversão são dois conceitos bem distintos. É importante saber que a timidez não é uma característica apenas mais encontrada nos introvertidos: muitos extrovertidos também são tímidos. Também é verdade que muitos introvertidos se sentem – ou são tidos como – tímidos, quando na verdade não são.

Para percebermos melhor, aqui vai a diferença básica entre cada um deles:

Introversão:

É uma capacidade saudável de nos sintonizarmos com o nosso mundo interior. É uma qualidade construtiva e criativa encontrada em muito pensadores independentes cujas contribições enriquecem o mundo. Os introvertidos possuem competência sociais, gostam de outras pessoas e apreciam alguns tipos de convívio social. Porém, a conversa de circunstância típica das festas gastam-lhes a energia, dando-lhes pouco em contrapartida. Os introvertidos apreciam conversa de um-para-um, mas atividades de grupo podem ser para eles sobreestimulantes e drenar-lhes energia.

Timidez:

A timidez é uma forma de ansiedade social, um constrangimento extremo na presença de outras pessoas. Pode ter algumas razões genéticas (sob a forma de um centro de medo altamente reativo), mas é habitualmente aprendida a partir de experiências na escola, com amigos e nas famílias. Para alguns vai e vem em diversas idades e em determinadas situações. As pessoas tímidas poderão se sentir constrangidas em conversas de um-para-um, ou em situações de grupo. Não se trata de uma questão de energia; trata, sim, de uma falta de confiança em situações sociais. É um medo daquilo que os outros poderão pensar de nós. Provoca suores, tremuras, rosto ou pescoço vermelhos, coração acelerado, autocríticas e a convicção de que as pessoas se estão a rir de nós. É a sensação de que somos a única pessoa em pé sob um foco de luz, e um desejo de que o chão se abra e nos trague. A timidez não tem a ver com quem nós somos(ao contrário da introversão), mas sim com quem as outras pessoas pensam que somos, e é por essa razão sensível a mudanças de comportamento.

Para saber mais leia também: Você é Extrovertido ou Introvertido? O quanto isso pode ser determinante para sua vida?

Para saber se é Introvertido ou Extrovertido, faça um teste simples clicando aqui:


Referências: As Vantagens de Ser Introvertido, de Marti Olsen Laney


Sua introversão tem afetado de alguma forma a sua vida, seja nas suas relações, família ou trabalho?

Gostaria de saber mais sobre a introversão e suas características?

Tem dúvidas ou sugestões?

Escreva-me pois eu posso ajudá-lo. Pergunte-me como enviando um email para introvertidamenteblog@gmail.com.

Esse artigo foi útil para você? Se foi, pode ser para outras pessoas também. Curta, compartilhe e comente!


Se esse artigo lhe foi útil, curta, comente e compartilhe!

Queremos fazer o melhor para você. Deixe aqui a sua avaliação do nosso conteúdo!

Sobre o autor

Marta Leite

Marta Leite
Eu sou uma mãe, esposa, Life e Business Coach. Uma introvertida intuitiva – INFJ - dos Tipos Junguianos. Uma apaixonada, entusiasmada e curiosa pelo Desenvolvimento Humano.

Deixe aqui o seu comentário!

%d bloggers like this: