10 características de introvertidos e extrovertidos

Ainda em dúvidas se é introvertido ou extrovertido? Aqui vão as características destes dois tipos para ajudar a esclarecer as suas dúvidas.

Antes de mais nada: você tem preferência por extroversão ou introversão, mas ninguém é completamente extrovertido ou completamente introvertido. Rotular os indivíduos como extrovertidos ou introvertidos, sem entender que eles (todos, na verdade) usam as duas preferências, em certa medida, coloca as pessoas em caixas e permite que os estereótipos ocorram. Todos podem extrovertidos ou introvertidos a qualquer momento. É que geralmente nos sentimos mais confortáveis usando uma preferência do que a outra e tendemos a confiar mais nela em nossa vida diária.

Ainda em dúvidas se você tem preferência pela Extroversão ou Introversão? Aqui vai uma lista de características de cada uma destas preferências para ajudar você a perceber em que lado você se sente mais confortável:

Quer saber mais sobre o que é um introvertido, clique aqui!

Gostou do que você está lendo? Assine aqui a nossa newsletter exclusiva.

Não enviamos spams.

Características de Extrovertidos:

  1. Tende a falar primeiro, pensa depois e não sabe o que vai dizer até se ouvir dizer; não é incomum você se repreender com algo como “Será que algum dia aprenderei a ficar de boca fechada?”
  2. Conhece muitas pessoas e conta muitas delas entre seus “amigos íntimos”; você gostaria de incluir o maior número possível de pessoas em suas atividades.
  3. Não se importa em ler ou conversar enquanto a TV ou o rádio estiver ligado em segundo plano; de fato, você pode estar alheio a essa “distração”.
  4. São acessíveis e facilmente engajados por amigos e estranhos, embora talvez dominem um pouco a conversa.
  5. Vê chamadas telefônicas como interrupções bem-vindas; você não hesita em atender o telefone sempre que tiver algo a dizer a alguém.
  6. Gosta de ir a festas e prefere conversar com muitas pessoas em vez de apenas algumas; suas conversas não estão necessariamente limitadas àquelas que você já conhece e não estão além de revelar coisas relativamente pessoais a verdadeiros estranhos.
  7. Prefere gerar ideias com um grupo do que com você mesmo; você fica esgotado se gasta muito tempo com o pensamento reflexivo, sem poder trocar ideias com os outros.
  8. Acha ouvir mais difícil do que falar; você não gosta de abandonar o centro das atenções e fica entediado quando não pode participar ativamente de uma conversa.
  9. “Vê” com sua boca em vez de seus olhos – “eu perdi meus óculos. Alguém viu meus óculos? Quem sabe onde estão meus óculos?” – e quando você perder sua linha de raciocínio, “encontra” verbalmente o caminho de volta – “Agora, o que eu estava dizendo? Eu acho que tinha algo a ver com o jantar da noite passada. Ah, sim, foi sobre o que Júlia disse”.
  10. Precisa de afirmação de amigos e associados sobre quem você é, o que faz, como está e quase tudo o mais; você pode pensar que está fazendo um bom trabalho, mas até ouvir alguém lhe dizer, não acredita realmente.

Conheça o seu Tipo de Personalidade através do instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II e descubra as carreiras que mais combinam com e você, aumentando assim as suas chances de realização e sucesso profissional!

Características de Introvertidos:

  1. Ensaia as coisas antes de dizê-las e prefere que outras pessoas façam o mesmo; você costuma responder com “vou ter que pensar nisso” ou “deixe-me dizer mais tarde”.
  2. Desfruta da paz e tranquilidade de ter tempo para si mesmo; você tem seu tempo privado facilmente invadido e tende a se adaptar desenvolvendo um alto poder de concentração que pode fazer você se abstrair do barulho da TV, das crianças barulhentas ou conversas próximas.
  3. São percebidos como “um ótimo ouvinte”, mas sentem que os outros se aproveitam de você.
  4. Foram chamados de “tímidos” de tempos em tempos; concordando ou não, você pode se deparar com outras pessoas lhe julgando como sendo reservado e reflexivo.
  5. Gostaria de compartilhar ocasiões especiais com apenas mais uma pessoa ou talvez alguns amigos íntimos.
  6. Gostaria que você pudesse divulgar suas ideias com mais força; você se ressente daqueles que deixam escapar coisas que você estava prestes a dizer.
  7. Gosta declarar seus pensamentos ou sentimentos sem interrupção; você permite que outras pessoas façam o mesmo na esperança de que elas retribuam quando chegar a hora de você falar.
  8. Precisa “recarregar” sozinho depois de passar um tempo socializando com um grupo; quanto mais intenso o encontro, maior a chance de você se sentir esgotado depois.
  9. Seus pais lhe disseram para “sair e brincar com seus amigos” quando você era criança; seus pais provavelmente se preocuparam com você porque você gostava de ficar sozinho.
  10. Acredita que “falar é fácil”; fica desconfiado se as pessoas são muito elogiosas ou irritado se elas dizem algo que já foi dito por outra pessoa.

Novamente, lembre-se de que essas são preferências. É provável que você tenha concordado com algumas declarações sob cada preferência. Isso é de se esperar. Lembre-se, também, que tudo é relativo.

Algumas pessoas podem concordar com todas as afirmações extrovertidas e nenhuma das introvertidas. Provavelmente são extrovertidos fortes.

Outros podem concordar com metade das declarações extrovertidas e metade das introvertidas; a preferência deles por um sobre o outro não é tão clara, embora eles provavelmente tenham uma preferência, mesmo que muito pequena.

Não há nada de errado em ter uma preferência muito forte ou muito fraca ou se identificar com preferências fortes, mas conflitantes. De fato, isso é perfeitamente natural.

O que você diz do que leu aqui? Partilhe comigo a sua opinião!

Até o próximo!

Marta Leite

SOBRE A AUTORA

Eu sou Marta LeiteHumanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.

Clique aqui para saber mais …

MBTI® e MYERS-BRIGGS TYPE INDICATOR® são marcas registradas, da MBTI® Trust, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Assim sendo, esta ferramenta é restrita ao uso por profissionais qualificados por empresa certificadora autorizada e reconhecida pelo detentor da marca. Nós usamos o Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator® fornecido pela FELLIPELLI – Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional Ltda.

Quer compreender mais acerca de si mesmo?

Clique aqui para baixar GRATUITAMENTE  agora mesmo o seu e-Book!

Gostou do que você está lendo? Assine aqui a nossa newsletter exclusiva.

Não enviamos spams.