11 Desenhos que mostram perfeitamente como os introvertidos e extrovertidos vêem o mundo

Situações semelhantes podem despertar emoção ou desconforto baseado em se você é um introvertido ou um extrovertido. Um site inspirador ilustrou a forma como introvertidos e extrovertidos experimentam a mesma situação de maneiras muito diferentes.

As diferenças entre introvertidos e extrovertidos são mais óbvias em contextos sociais. Extrovertidos são exuberantemente sociais. Eles obtêm energia ao participarem em eventos e interagindo com pessoas. Os introvertidos por sua vez são seletivamente sociais. Eles perdem energia nestas mesmas interações.

Muito embora este seja o aspecto mais evidente, existem outros que são determinantes na composição deste traço. Um deles é a forma como ambos reagem aos estímulos, e as suas diferentes abordagens ao conhecimento e à experiência. E isto se reflete na forma como cada um deles vê o mundo.

Para melhor entender, Anna Syrovatkina, no inspirador site Bright Side, ilustrou perfeitamente sobre como introvertidos e extrovertidos experimentam a mesma situação de maneiras tão distintas.

introvertidos e extrovertidos

Bright Side – brightside.me

De conversas com estranhos…
introvertidos e extrovertidos

Bright Side – brightside.me

Às chamadas telefônicas…
introvertidos e extrovertidos

Bright Side – brightside.me

Até a hora do encontro no elevador.
introvertidos e extrovertidos

Bright Side – brightside.me

O local de trabalho é cheio de coisas que introvertidos e extrovertidos experienciam diferentemente. Desde a amplitude do espaço…
introvertidos e extrovertidos

Bright Side – brightside.me

Aos seus pontos fortes.
introvertidos e extrovertidos

Bright Side – brightside.me

O que significa liderança.
introvertidos e extrovertidos

Bright Side – brightside.me

Introvertidos e extrovertidos também percebem suas casas de diferentes maneiras.
introvertidos e extrovertidos

Bright Side – brightside.me

Depois de um dia de socialização, um extrovertido sente energizado, enquanto um introvertido se sente exausto.
introvertidos e extrovertidos

Bright Side – brightside.me

Eles também relaxam da suas próprias maneiras após um longo dia.

Bright Side – brightside.me

E o mesmo vale para o seu fim de semana ideal.

Bright Side – brightside.me


Reproduzido e traduzido respeitando os direitos de Copyright mantendo o nome do autor na respectiva imagem. 

Traduzido do original: 11 Drawings That Perfectly Show How Introverts and Extroverts See the World no site attn.com

Em um mundo ideal, a introversão seria aceita, valorizada e nutrida no local de trabalho. A menos que você tenha sorte, provavelmente este não é o caso em que você trabalha. Aqui está um guia de sobrevivência para navegar pelas extensões extrovertidas do local de trabalho.

Os principais desafios para os introvertidos no escritório podem ser a dificuldade de falar em reuniões dominadas por extrovertidos, não se sentirem à vontade com a autopromoção, interrupções, ambientes dominados por conflitos, e trabalharem em um ritmo lento e deliberado. Como introvertido, você precisará de períodos sem interrupções para maximizar sua concentração e produtividade. Você se ressente de invasões e odeia multitarefa. Além de ser um introvertido, você também pode ser uma pessoa altamente sensível ou reativa. O ambiente do escritório será uma estimulação extra para você – um bombardeio de energias sociais e perceptivas. Conhecer a si mesmo e suas limitações é um bom ponto de partida. Expandir sua zona de conforto por meio de técnicas de aceitação e gerenciamento de energia também ajudará você a lidar com esse ambiente.

Encontre e crie espaço – se for possível

Se você tiver um escritório particular, feche a porta. Se você não possui um escritório particular, existe uma área comum tranquila para a qual possa se retirar? Existe um escritório particular de outra pessoa que pode estar disponível em determinados horários? Você pode dar uma escapada para dar uma breve caminhada e fazer um pouco de mindfulness? Sempre há um banheiro ou espaço para encontrar descanso temporário.

Solicite privilégios de trabalho em casa (Home office). Você será mais produtivo e mais valioso como funcionário, se puder se concentrar e evitar ser interrompido enquanto estiver no escritório. Se trabalhar em casa não for uma opção viável, você pode escalonar seu horário de trabalho para aproveitar a solidão no início da manhã ou à noite? Se seu horário não é flexível, você pode levar seu material de trabalho para uma cafetaria, por exemplo? Pode haver pessoas por perto, mas é menos provável que elas façam perguntas e solicitem coisas a cada cinco minutos!

Comunique suas necessidades

Quando você compreende sua introversão, pode dizer a seus colegas de trabalho o que precisa. Talvez você precise ficar sozinho por alguns minutos no início da jornada de trabalho. Informe as pessoas quando você estiver disponível para perguntas e sugestões e quando você não estiver.

Em princípio, você pode até sentir-se desconfortável em expressar suas necessidades. Você pode, por exemplo, se preocupar como será eventualmente visto pelos seus colegas. Você pode não querer parecer rude ou esquisito. Você pode começar aos poucos. Pode começar em um momento dizendo que precisa fazer algo e vai precisar se concentrar naquilo e que as interrupções lhe tiram o foco e a produtividade – o que é um fato bastante relevante. Comece adotando sinais que façam seus colegas entenderem que sua atitude é apenas uma forma de melhorar a sua própria produtividade no trabalho. Não se surpreenda se com o tempo os seus colegas também acabarem por adotar a mesma estratégia que você.

Aqui estão algumas estratégias que podem ajudá-lo a reduzir ou desviar intrusões e interrupções:
  • Coloque um relógio na sua porta, indicando a hora em que você estará disponível.
  • Crie seu próprio sinal “Não perturbe”. Tente infundir humor. Por exemplo, adicione um desenho animado ou uma imagem, como a estátua O Pensador.
  • Diga: “Não conseguirei ver você agora, mas estarei livre às dez horas. Você pode voltar então?
  • Faça uma reunião curta, levantando-se e movendo-se gradualmente em direção à porta. Diga: “Desculpe, eu tenho um prazo e preciso voltar ao trabalho”.
  • Defina um limite de tempo para todas as conversas: “Vamos conversar na quinta-feira por quinze minutos. Isso é tempo suficiente?
  • Dirija-se a visitantes inesperados, caminhando até a porta do seu cubículo ou escritório e diga que estava a caminho de outra reunião ou no banheiro: “Podemos conversar no caminho”.
  • Continue acenando com a cabeça, mas pare de falar e, ocasionalmente, desvie o olhar ou para o relógio se precisar fazer uma escapada.
  • Encontre um esconderijo para pensar – o banheiro ou um canto quieto no salão ou na sala de jantar dos funcionários – quando tudo mais falhar.

Mantenha-se envolvido

Não se importe: se você não conseguir uma resposta imediatamente em uma reunião, não se critique. Leva tempo para formular uma resposta. Processar as informações pode ser como a secagem da tinta – leva tempo até que esteja pronta para tocar. Estar no ambiente social de uma reunião pode ser muito estimulante e essa emoção consome muita atenção. Não exerça pressão irreal sobre você mesmo. Lembre-se de seus pontos fortes. O desempenho em reuniões é provavelmente não um deles.

Mantenha-se envolvido mesmo quando estiver se sentindo sobrecarregado: você pode fazer anotações para se manter atento ou prestar atenção à sua respiração. Não seja uma pedra. Faça contato visual mesmo quando você ficar em silêncio. Mostre que você concorda e discorda do que está acontecendo através da linguagem corporal. Verifique suas expressões faciais.

Forneça sua própria segurança

Se o seu ambiente de trabalho não parecer seguro para você (por exemplo, é repleto de conflitos), você não se sentirá à vontade para falar. Isso é compreensível para um introvertido. Quando o grupo não fornecer essa segurança, você terá que fornecer a si mesmo a atenção plena – consciência da respiração e das sensações corporais.

Imagine um campo de energia que o rodeia. É claro e permeável, mas você pode controlar o que entra. Quando o ambiente for tóxico, feche a membrana para se proteger. Não deixe entrar; não assuma a negatividade de todos os outros. Mantenha-se focado em sua própria experiência. Mantenha-se conectado à respiração e ao corpo: embora você não consiga escapar, você pode se conectar com o seu corpo e isso pode fornecer algum refúgio em meio ao caos. Respire fundo, profundo e devagar.

Recarregar e renovar

Aqui estão algumas maneiras de recarregar sua energia:

  • Faça pausas: se o seu trabalho exige uma presença extrovertida, você pode se desculpar por alguns minutos por hora ou inserir espaços entre as reuniões para não ficar tão sobrecarregado? A autopromoção requer cargas de energia que você pode achar que não possui. Você está mais confortável no modo de conservação de energia.
  • Recarregue suas baterias: se o seu trabalho o esgotar, você terá que reservar um tempo para restaurar sua energia. Não apenas tempo, mas atividades que o ajudarão a recarregar.

O que achou das minhas dicas? E você possui alguma específica? Deixa aqui para a gente nos comentários!

Vejo você no próximo!

Abraços introvertidos!

Marta Leite

Verifique se você é um Introvertido

Quer compreender mais acerca de si mesmo?

Clique aqui para baixar GRATUITAMENTE  agora mesmo o seu e-Book!