4 dicas para relacionamentos entre introvertidos e extrovertidos

Relacionamentos entre introvertidos e extrovertidos não vêem sem os seus desafios. Aqui estão quatro dos mais comuns e como lidar com eles!

É dito que os opostos se atraem, e isso pode ser verdade quando um introvertido e um extrovertido se apaixonam. Entretanto, muitos se perguntam como e se esses relacionamentos podem funcionar, e estamos aqui para dizer que sim, eles podem! Embora eles não venham sem seus desafios, relacionamentos bem-sucedidos entre introvertidos e extrovertidos podem ser muito recompensadores, pois esses dois tipos de personalidade podem aprender muito uns com os outros e se complementam muito bem.

Aqui estão alguns desafios comuns que eles podem enfrentar e como superá-los:

1. Eles podem sentir que o parceiro não os “entendem” de verdade

Por causa de suas grandes diferenças de personalidade, muitas vezes pode ser difícil para os extrovertidos entenderem os introvertidos e vice-versa. Embora o introvertido frequentemente precise de um tempo sozinho para descontrair e processar as coisas, a pessoa extrovertida provavelmente vai querer lidar com os problemas conversando com eles. A chave é comunicar e respeitar as necessidades e limites individuais de cada um e estar preparado para comprometer-se e encontrar-se a meio caminho quando necessário.

2. O extrovertido provavelmente vai querer sair mais do que o introvertido

Um desafio comum que esses casais enfrentam é suas diferentes necessidades e expectativas quando se trata de socializar. Um introvertido provavelmente ficará feliz em ficar em casa quase todas as noites com um bom livro ou filme, enquanto a pessoa extrovertida precisará da interação humana. Por isso, é importante que cada pessoa expresse suas necessidades individuais respeitando as outras pessoas.

Por exemplo, pode ser importante para o extrovertido que o seu parceiro participe de certos eventos, enquanto outras vezes eles poderiam se comprometer e sair com os amigos. Os casais devem ser claros sobre as expectativas em torno dos compromissos sociais para evitar mal-entendidos e conflitos.

Quer compreender mais acerca de si mesmo? Preencha os seus dados e receba agora mesmo o seu eBook!

* indicates required

3. O introvertido pode achar que o extrovertido fala demais e ouve muito pouco

Muitas vezes, esses casais caem naturalmente na dinâmica em que a pessoa extrovertida faz a maior parte da conversa, enquanto o introvertido escuta em silêncio, ajudando o parceiro a processar pensamentos e ideias. Não equilibrar isso com a mesma auto-expressão pode estar drenando o introvertido, e é provável que ele se sinta negligenciado e como se seus próprios sentimentos não fossem importantes. É necessário que o introvertido pratique a assertividade e expresse essas necessidades ao parceiro, e que deseje ter seus pensamentos e opiniões valorizados tanto quanto eles.

4. O extrovertido pode tentar ajudar a revelar o ser extrovertido de seu parceiro, mas isso pode ser entendido como não aceitá-lo por quem ele é.

Os extrovertidos geralmente se encarregam de “consertar” seu parceiro, como se fosse seu dever trazer o seu lado extrovertido e ajudar a melhorar suas habilidades sociais. É claro, a menos que o introvertido peça sua ajuda, isso não é um comportamento útil e provavelmente será percebido como uma tentativa de mudá-lo e não aceitá-lo como ele é. Novamente, é importante que cada pessoa aceite e respeite as diferentes necessidades e personalidades únicas do parceiro.

E você, faz parte em uma relação introvertido-extrovertido? Partilhe aqui a sua experiência. Vou adorar ouvir!

Crédito da foto Christiana Rivers em Unsplash

A sua introversão traz algum tipo de bloqueio para a sua vida pessoal ou profissional?

Eu sou uma Humanistic Professional Coach IHCOS®, e eu ajudo introvertidos, criativos, e pensadores profundos auxiliando-os a conhecerem a si mesmos, desenvolverem autoestima, capitalizarem as suas forças pessoais e aprenderem  a como florescer em uma cultura amplamente extrovertida. Clique aqui para saber mais!

Gosta do nosso conteúdo?

Assine agora e receba mensalmente as atualizações do nosso site!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Nós não negociamos endereços de email! Você poderá sempre cancelar a sua subscrição!

Anúncios