Carreira Vida

5 segredos para encontrar o sucesso como um introvertido

5 segredos para encontrar o sucesso como um introvertido
Escrito por Marta Leite

Em uma sociedade onde o sucesso profissional é sinônimo de extroversão, os introvertidos estariam, por assim dizer, condenados ao fracasso? Leia e descubra!

Como um introvertido, você já deve ter se dado conta de quanto as nossas características de personalidade nos negam as competências naturais atribuídas às pessoas que estão determinadas ao sucesso: ser falante, altivo, bem-relacionado, carismático… todas características de pessoas extrovertidas.

Quantas vezes você – talvez motivado pelo discurso de que é “muito calado” para isso ou aquilo – já não se pegou duvidando de que possa suceder profissionalmente. A despeito disso, em minhas pesquisas sobre a tipologia MBTI™ eu tenho visto diversos artigos que mencionam o quanto seus traços de personalidade podem predizer o seu futuro profissional.

Para você, falar com as pessoas é cansativo? Fazer networking faz com que você se sinta falso? Entendo. Pode parecer que não, mas eu também sou introvertida. No entanto, muitos dos empresários mais bem-sucedidos são introvertidos. Muitas das celebridades que você admira são introvertidos. Muitos dos escritores, palestrantes, grandes pesquisadores, são introvertidos.

INTROVERTIDAMENTE

É mais fácil para extrovertidos se destacarem nos negócios? Possivelmente. Uma vez que o sucesso do negócio está vinculado à habilidades relacionais como o networking, mas essa não é a única peça do quebra-cabeça. Podemos pensar que nossa vida profissional seria mais fácil se fôssemos extrovertidos. Mas será que não estamos apenas supondo que a grama do vizinho seja mais verde do que a nossa?

Extrovertidos enfrentam desafios para alcançar o sucesso, também. As distrações podem ser mais frequentes e encontrar foco pode ser um problema quando você está no frenesi das interações com outras pessoas. Em outras palavras, ser um extrovertido tem desvantagens, assim como ser um introvertido.

Então, como você pode encontrar sucesso sem lutar contra o verdadeiro você? Aqui estão cinco dicas que você pode seguir para ser fiel a si mesmo ao traçar um curso para alcançar seus objetivos de carreira.

  1. Identifique os tipos de Interações que o energizam

Como um introvertido que quer construir uma carreira de sucesso, você precisa identificar os tipos de interações que o energizam e buscar atividades que lhe permitem aproveitar essas interações. Por exemplo, se fazer networking em pessoa não é a sua praia, as mídias sociais podem dar-lhe um lugar perfeito para construir sua marca a partir do conforto da sua mesa.

  1. Na medida do possível, encontre os ambientes que o motivam

Os introvertidos podem ser significativamente afetados por seus ambientes. Os escritórios apertados com cubículos abertos podem destruir o nível de produtividade de um introvertido. Com isso em mente, escolha uma carreira e ambiente de trabalho onde você possa prosperar ou você continuará lutando para ser feliz.

  1. Seja social em seus próprios termos

A maioria dos introvertidos se sente drenado nas interações sociais. O truque é ser seletivamente social. Escolha as interações sociais que o colocam no ambiente mais confortável possível. Quando você não puder evitar situações sociais incômodas, certifique-se de praticar conversas fiada com antecedência. Para os introvertidos, o bate-papo trivial das reuniões de socialização pode ser agonizante, mas se você se prepara antecipadamente, pode passar por isso.

  1. Reconheça as oportunidades que são adequadas para você

Nem todas as oportunidades correspondem aos seus objetivos, e nem todas as oportunidades correspondem às suas habilidades como introvertido. Por exemplo, muitos introvertidos lutam como palestrantes. Levantar-se na frente de uma audiência e falar sobre um tema que eles amam não é o problema. São as interações sociais necessárias e a conversa miúda inevitável que vêm após uma apresentação que causam problemas. Reconheça suas limitações e ajuste seu caminho para acentuar seus pontos fortes, em vez de se sentir desconfortável.

  1. Crie uma marca pessoal apropriada

Não tente ser o que você não é, e não tente fazer as pessoas pensarem que você é algo que você não é. A maneira como você se apresenta pessoalmente, por telefone, em mensagens de e-mail e on-line deve ser consistente. Esta é a sua marca pessoal. Não pense em ser um introvertido como negativo. Pode ser exatamente o que lhe dá uma vantagem criativa! Em vez disso, abrace-a como parte integrante de quem você é e permita que as partes positivas do seu traço de personalidade sejam brilhantes em tudo o que você faz.

Palavras finais

Eu sei que para a grande maioria de nós introvertidos, os desafios da vida profissional são sem dúvidas os mais difíceis de serem conciliados. Quantos de nós não sonham com uma profissão que possamos exercê-la do conforto da nossa casa e da nossa solitude. Por outro lado, os ambientes corporativos com suas exigências e competitividade podem fazer impraticáveis os conselhos que citei anteriormente. Mas, se ser bem-sucedido profissionalmente é uma meta para você, saiba que os seus traços de personalidade não são um impedimento, e você não precisa prescindir de quem você é. Sua personalidade não determina seu sucesso profissional. Suas ações sim.

Gostaria de ouvir a sua experiência neste assunto!

Com carinho,

Marta Leite

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER!


Pode também fazê-lo através do formulário abaixo:

Curta e compartilhe o nosso conteúdo!

GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardar

Queremos fazer o melhor para você. Deixe aqui a sua avaliação do nosso conteúdo!

Sobre o autor

Marta Leite

Marta Leite
Eu sou uma mãe, esposa, Life e Business Coach. Uma introvertida intuitiva – INFJ - dos Tipos Junguianos. Uma apaixonada, entusiasmada e curiosa pelo Desenvolvimento Humano.

Deixe aqui o seu comentário!

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d bloggers like this: