6 maneiras de desenvolver sua autoconfiança natural como um introvertido

6 maneiras de desenvolver sua autoconfiança natural como um introvertido

Ao contrário do que podemos crer, introvertido não precisa ser extrovertido para ter autoconfiança.

Muitos introvertidos não saem da zona de bem-estar porque não estão certos de se conseguir desvencilhar no “mundo dos extros”. Quando andam por aí, podem frequentemente não conseguir se lembrar das suas próprias capacidades. Poderão comparar-se com os extrovertidos e decidir que são deficientes em algumas características, o que lhes pode gerar baixa autoconfiança.

Segundo o dicionário Aurélio, a autoconfiança é tida como confiança em si próprio; segurança em si mesmo e nas suas próprias habilidades: aquele ator demonstra autoconfiança ao atuar.”, e essa definição tende a nos levar a crer que a autoconfiança está em ser extrovertido. Assim sendo, muitos introvertidos acharão que deveriam ser extrovertidos para serem autoconfiantes.

E isso não poderia ser mais equívoco. Isso simplesmente não é o caso. Você pode ser um introvertido confiante. E aqui vão algumas dicas que podem ajudar você a acessar a sua confiança autêntica:

1. Conheça a si mesmo

Para gostar de você, primeiro você precisa saber quem é você. E enquanto você provavelmente sabe quem você é na superfície, quão bem você se conhece bem no fundo? Você entende suas motivações, desejos e crenças?

Conhecer a nós mesmos pode ser muito divertido para os introvertidos, pois pode ser uma atividade solitária, registrando e respondendo a perguntas de autodescoberta ou lendo livros que ajudem você a conhecer melhor as características da sua personalidade.

2. Deixe de lado o seu perfeccionismo

Introvertidos tendem ao perfeccionismo. Não existe algo como “perfeito”. Pare de querer construir um seu “eu ideal” perfeito e veja a beleza de algo com falhas. Isso se aplica à sua aparência, objetivos, projetos, tarefas e muito mais. Apenas dê tudo de si e deixe o resto ir embora. Você descobrirá que a vida é muito mais agradável quando se liberta de algo inatingível.

3. Não se compare com os outros

Isso é destrutivo de muitas maneiras e é inútil, porque você é único. Você não é eles. Na maioria das vezes, comparamos nosso fracasso ao sucesso de outra pessoa, mas você precisa ter em mente que isso não é real. Compare-se com quem você era, quem você é agora e quem você quer se tornar.

4. Descubra o que traz à tona os seus pontos fortes

Seja no aspecto pessoal ou profissional, que forças você possui e em que momento elas são mais visíveis? Em que circunstâncias você nota que elas fazem a diferença?  Alguns dos meus clientes compartilharam que seus pontos fortes incluem poderosas habilidades de solução de problemas, boa inteligência tanto interpessoal quanto intrapessoal, forte intuição e uma capacidade aguçada de enxergar o panorama geral, capacidade de lidar com situações de pressão, manter o controle de todos os detalhes.

Os 5 segredos de introvertidos felizes

Imagine por um momento … sua mente está calma. Você se sente confiante, inteiro e feliz na sua própria pele.

Programa Plenamente: o caminho para o Introvertido e Pessoa Altamente Sensível se abraçar, se capacitar e aprender a viver em harmonia consigo mesmo. Clique aqui para saber mais …

5. Reconheça o que mina a sua confiança

Pense em todas as coisas que incomodam, minam, minimizam, intimidam e frustram você. Por exemplo, no meu caso, o meu autocrítico é o que mina a minha confiança. Ele me faz comparar as minhas habilidades e competências com as das outras pessoas. Nestas horas a minha autoconfiança precisa fazer uma esforço suplementar para se manifestar.

6. Desafie sua zona de conforto.

Novas experiências proporcionam uma incrível oportunidade de aprender, conectar e expandir nossos corações e mentes. Se a sua intuição está te puxando para algo um pouco assustador ou incerto, mas também excitante, experimente, o que você realmente tem a perder? Quando você aborda a vida como cheia de possibilidades e começa a agir para explorar seus interesses, sua autoconfiança natural floresce de dentro para fora.

A sua introversão traz algum tipo de bloqueio para a sua vida pessoal ou profissional?

Eu sou uma Humanistic Professional Coach IHCOS®, e eu ajudo introvertidos, criativos, e pensadores profundos auxiliando-os a conhecerem a si mesmos, desenvolverem autoestima, capitalizarem as suas forças pessoais e aprenderem  a como florescer em uma cultura amplamente extrovertida. Clique aqui para saber mais!

Gosta do nosso conteúdo?

Assine agora e receba mensalmente as atualizações do nosso site!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Nós não negociamos endereços de email! Você poderá sempre cancelar a sua subscrição!

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe aqui o seu comentário!