7 sinais de fadiga mental + soluções fáceis

Todos vamos à exaustão quando ultrapassamos os limites saudáveis de dedicação ao trabalho. Como reconhecer que estão lutando contra uma fadiga mental?

7 sinais de fadiga mental + soluções fáceis

Eu estes dias tenho trabalhado bastante para finalizar o meu projeto de jornadas online para introvertidos. Eu me sinto cansada, consumida, ansiosa. Tenho a perfeita consciência de que estou extrapolando o meu limite pessoal, e fazendo algo que é o que mais aconselho aos meus clientes de coaching a não fazerem: esticar a corda particularmente no trabalho.

Coincidentemente, ou não, vi este artigo no blog Introvert Spring e decidi traduzi-lo como uma forma de partilhar com vocês a minha experiência pessoal, como também alertar para os cuidados que devemos ter em relação aos excessos com relação ao trabalho. Aqui vai a tradução na íntegra do conteúdo do blog Introvert Spring:

A maioria dos introvertidos tem lutado contra a fadiga mental em algum momento. Para alguns introvertidos, é uma batalha constante. Sua mente está cansada e sobrecarregada a ponto de seus recursos mentais se esgotarem. Processamento mental se move na velocidade do nevoeiro. Infelizmente, a vida não desacelera apenas porque seu cérebro decidiu ir de férias.

Como você pode lidar com a fadiga mental quando as demandas em seu cérebro sobrecarregado nunca cessam? Existem maneiras fáceis de prevenir e consertar a fadiga mental, sobre as quais falaremos daqui a pouco.

Mas primeiro, aqui estão os sinais de que você realmente tem fadiga mental:

1. Você quer colocar o mundo em mudo.

Os introvertidos processam mais informações de nossos ambientes em um determinado momento do que os extrovertidos. É por isso que somos mais propensos a superestimulação. Quando você está lutando com a fadiga mental, a sobrecarga sensorial pode ser insuportável. Você se torna consciente do barulho, da ocupação, das luzes brilhantes e da vibração constante ao seu redor. Você quer fechar a porta, apagar as luzes e fazer tudo ir embora.

2. Mesmo pequenas decisões são difíceis.

Quando você tem fadiga mental, tomar decisões é esmagador. Afinal, até mesmo pequenas decisões requerem um grau de clareza mental. Quando já parece que muitas abas estão abertas em seu cérebro, as decisões podem causar um congelamento do cérebro – e não o delicioso tipo de sorvete. É mais parecido com o momento em que seu computador congela à medida que você está prestes a salvar uma tarefa importante.

3. Você está mais mal-humorado do que um filme de Tim Burton.

Os introvertidos têm uma certa reputação por serem mal-humorados. Em nossa defesa, geralmente nosso humor repentino tem a ver com sobrecarga social e superestimulação. A fadiga mental causa ainda mais sensibilidade emocional. Um minuto você pode se sentir bem como vinho e no próximo, você está chorando em um banheiro.

4. Sua motivação saiu oficialmente de cena.

É muito difícil ficar motivado quando você está lutando contra a fadiga mental. Afinal, a fadiga mental é a forma como a sua mente lhe diz que está dando um tempo, quer você goste ou não.

Basicamente, seu cérebro está chateado por você ter sido como um chefe de escravos trabalhando até os ossos como se fosse um empregado com salário mínimo. Ele se senta e ri de seus esforços fúteis de fazer qualquer coisa além de se enroscar na posição fetal no sofá.

5. Você tem a atenção de uma criança.

A fadiga mental transforma você em uma criança com dez segundos de atenção. Você tenta se concentrar no trabalho, mas seus pensamentos se deixam levar pelo vento. A pior parte é que você não pode nem aproveitar suas incursões na terra da fantasia, porque sua imaginação também está frita. Seu cérebro é uma sala fria e cinzenta, cheia de nada a não ser preocupações em modo de repetição.

6. Você come como se fosse um concorrente do Survivor.

Você enfrenta fadiga mental mudando a maneira de comer. Você pode comer menos porque se sente estressado demais para se alimentar. Ou você encher sua cara com carboidratos simples para dar ao seu cérebro cansado um golpe rápido de felicidade do açúcar.

7. Seu corpo está com raiva de você.

Existem muitos sintomas psicossomáticos associados à fadiga mental. Afinal, “psique” significa mente e “soma” significa corpo. Coloque-os juntos e você terá um conceito que a medicina moderna levou muito tempo para reconhecer: a dor no cérebro é igual à dor em seu corpo.

Quer compreender mais acerca de si mesmo?

Clique no botão para baixar GRATUITAMENTE  agora mesmo o seu e-Book!

Isso faz sentido, já que seu cérebro mantém seu corpo zumbindo como um Mustang envenenado. Infelizmente, quando você tem fadiga mental, seu corpo também começa a desmoronar.

Fadiga mental joga uma chave no seu cólon e atrapalha sua digestão. Você também pode ter dores musculares, cãibras, dores de cabeça e a sensação de que tudo é uma dor só. Além de tudo isso, a fadiga mental diminui sua capacidade de curar-se de lesões e doenças.

Agora que você conhece os sinais de fadiga mental, você pode tomar medidas fáceis para evitar e corrigi-lo. Aqui estão algumas sugestões:

Pense menos

Pedir a um introvertido que pare de pensar é como pedir a um preguiçoso que se apresse. Parece não natural, porque é. Mas nós introvertidos podemos pensar menos. Podemos ser mais seletivos sobre onde dedicamos nossa atenção mental. Se não for essencial, delegue-o, largue-o ou seja como Annie e cante Amanhã, amanhã!

Estabeleça seus limites duramente

Desculpem a linguagem dura, mas às vezes você só tem que adotar uma abordagem não tão boa para as coisas que importam. Defina limites firmes quando você vai trabalhar e quando vai descansar. Proteja esses limites com ferocidade de mamãe leão.

Cuide melhor do seu corpo

Já falamos sobre a conexão cérebro-corpo. Isso acontece nos dois sentidos. Como você trata seu corpo tem um enorme impacto na sua saúde mental. Alimentá-lo adequadamente e exercitar-se regularmente evitará e curará a fadiga mental.

Mime-se

Pequenas recompensas são tanto motivadoras quanto recompensadoras. É bom fazer uma pausa e dar-se um prazer por todo o seu trabalho duro.

Pense nisso dessa maneira, quando crianças fomos programados para acreditar que, quando fôssemos bons, teríamos uma pequena recompensa. Bons meninos e meninas têm uma estrela de ouro, um abraço ou um caixa de Biss. Que tipo de mensagem você envia quando trabalha mais e mais sem recompensa à vista?

Ganhe o controle sobre a desagradável voz autocrítica

Ter um cérebro autocrítico que não desiste é desgastante. Tomar medidas para acalmar a voz desagradável em sua cabeça e criar uma mente mais amorosa é crucial para os introvertidos.

Você luta com fadiga mental? Por favor, compartilhe seus pensamentos e experiências abaixo. Eu adoraria ouvir de você!

Foto de Stacey Rozells no Unsplash

A sua introversão traz algum tipo de bloqueio para a sua vida pessoal ou profissional?

Eu sou uma Humanistic Professional Coach IHCOS®, e trabalho com introvertidos, criativos, e pensadores profundos auxiliando-os a conhecerem a si mesmos, desenvolverem autoestima, capitalizarem as suas forças pessoais e aprenderem  a como florescer em uma cultura amplamente extrovertida.

Gosta do nosso conteúdo?

Assine agora e receba mensalmente as atualizações do nosso site!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Nós não negociamos endereços de email! Você poderá sempre cancelar a sua subscrição!

Anúncios