Ambivertido é um termo usado para denominar pessoas que são introvertidas extrovertidas. Essas pessoas encontram-se no meio do contínuo entre a introversão e a extroversão. Sendo assim elas possuem características tanto de introversão quanto de extroversão. Se este é o seu caso aqui vão 10 sinais para ajudá-lo a se entender melhor.
Se você é ambivertido, ou seja, um introvertido extrovertido como eu, você sabe como isso é confuso para as pessoas. Todo mundo espera um introvertido ser tímido e recluso. E nós podemos ser, mas introvertidos extrovertidos também gostam de sair e se misturar. Quando estamos “on”, somos sociáveis e amigáveis. Quando estamos “off”, temos pressa para ir para casa para recarregar as baterias na nossa solidão.
Alguns artigos descrevem-lo com precisão assustadora: você gosta de passar o tempo sozinho, você prefere ambientes calmos, muitas vezes você pensa e reflete profundamente, e você prefere enviar mensagens do que fazer chamadas. No entanto, outros artigos não ressoam com você em tudo: você não se senta sozinho em casa todo fim de semana assistindo Netflix em seu pijama e você realmente curte festas ocasionais. Você começa a se perguntar, eu sou realmente um introvertido?
Resumindo: se você precisa de tempo de inatividade após socializar, você provavelmente é um introvertido. O que você realmente é, é um ambivertido.
Introversão e extroversão não são preto e branco. Pense em um continuum com introversão em uma extremidade e extroversão no outro. Algumas pessoas caem mais perto do fim introvertido, enquanto outros estão perto do meio. Na verdade, há uma palavra para essas pessoas do meio-do-caminho: ambivertidos. Um ambivertido é alguém que exibe características de ambos, introversão e extroversão.
Você é um introvertido extrovertido (ou um ambivertido)? Aqui estão 10 sinais de que você pode ser:
1. O seu nível de energia está intimamente ligado ao seu ambiente.
Você é sensível à forma como o seu entorno aparenta, que tipo de música está sendo tocada, quantas pessoas estão presentes e o nível de volume da sala. O ambiente de um bar ou restaurante pode energizar ou drená-lo, dependendo de quanto o lugar se adapta às suas preferências. Dessa forma, um concerto de rock barulhento em um estádio lotado pode ser esmagador, mas em um concerto acústico em um local intimista, você pode relaxar.
2. Você acha as pessoas tanto intrigantes quanto desgastantes.
Observar pessoas? Sim. Conhecer novas pessoas e ouvir suas histórias de vida? Fascinante. Gastar cada moite de fim de semana saindo com um grupo diferente de amigos? Sem chances. Hà uma medida para o tanto quanto você gosta de pessoas, tanto quanto você pode suportar a socialização antes de precisar de tempo de inatividade. Depois de um fim de semana ocupado ou um longo dia de trabalho, você sente a necessidade de desaparecer e recarregar estando sozinho ou com apenas uma outra pessoa (um melhor amigo, um companheiro de quarto de confiança ou outra pessoa significativa para você).
3. Certas pessoas e interações o drenam, enquanto outras realmente recarregam você.
Você tem alguns amigos com os quais você poderia sair praticamente para sempre. Parece que você nunca esgotaria os assuntos para falar e estar com eles é simplesmente fácil. Você realmente se sente melhor depois de passar tempo com eles, não drenado. Outras pessoas acabam lhe cansando ou aborrecendo e você precisa fugir. Estar sozinho é melhor do que se contentar com uma companhia de segunda categoria.
4. Você pode ser encantador, mas também profundamente introspectivo e reflexivo.
Você faz conversa fiada quando lhe é esperado porque você sabe que pode levar isso a uma mais profunda e autêntica conversa. As pessoas se sentem confortáveis em torno de você, e você terá facilmente os outros falando abertamente sobre si mesmos. Quando você sair em uma noite de sábado, você quer estar certo de que seus amigos passem bons momentos. No entanto, a maioria das pessoas não percebem como “em sua cabeça” você realmente é. Embora você pareça tranquilo e eloquente, dentro da sua mente muita coisa está sempre acontecendo.
5. Quando você se sente descansado e recarregado, você vai até os outros.
Muitas vezes você é o único que recebe todos os seus amigos juntos no fim de semana. Ou talvez você organize o happy hour semanal depois do trabalho ou festas em sua casa. Bancar o anfitrião permite você socializar em seus próprios termos. Você começa a definir os parâmetros, como o tempo do início do evento, onde isso vai acontecer e quem é convidado. Mas quando você estiver se sentindo drenado, como um verdadeiro introvertido, você irá silenciosamente hibernar em casa. Isto é quando coisas tipo Netflix + pijamas fazem sentido.
Quer compreender mais acerca de si mesmo? Preencha os seus dados e receba agora mesmo o seu eBook!
6. Você precisa de tempo para se aquecer em situações sociais.
Mas uma vez que você se sinta confortável com alguém, você não tem problemas para bater papo. Da mesma forma, você não vai contar toda a sua história de vida a alguém dentro da primeira meia hora em que você encontrá-lo, mas você vai revelar detalhes pessoais quando a confiança for construída. Quanto mais alguém te conhecer, mais a sua personalidade peculiar (e seu mundo interior – a parte acalentada de você que se sente mais autêntica) sai.
7. Realmente custa menos energia dizer o que está em sua mente do que conversar futilidades.
Os introvertidos gostam de falar sobre ideias ou se conectar autenticamente. Conversa fiada aborrece você e drena sua força vital.
8. Você é seletivamente social.
É difícil encontrar pessoas com as quais você se afine, assim você só tem alguns amigos íntimos. Mas você está bem com isso. Você prefere usar a sua contagem limitada de energia por “pessoa”, investindo-a em relacionamentos que são verdadeiramente gratificantes.
9. Você não tem nenhum interesse em tentar provar a si mesmo em uma multidão de estranhos.
“Se exibir” não é seu estilo. Nem você sente a necessidade de chamar muita atenção para si mesmo. Você está contente ficando fora do centro das atenções em uma festa, conversando com apenas uma ou duas pessoas.
10. Você é muitas vezes confundido como sendo uma pessoa extrovertida.
Seus amigos e familiares não compram a ideia de que você é um introvertido, porque você é bastante sociável. Na verdade, eles podem ter levado um tempo até perceber que você é um introvertido, porque você banca o extrovertido muito bem. Agora você está constantemente tendo que explicar a sua introversão e como você obtém sua energia, mas as pessoas ainda não o entendem.
E você, é um extrovertido, introvertido ou ambivertido
Traduzido e adaptado de Introvert, Dear – introvertdear.com
Foto de Clem Onojeghuo no Unsplash
Dúvidas, críticas ou sugestões, fale conosco!
A sua introversão traz algum tipo de bloqueio para a sua vida pessoal ou profissional?

Eu sou Marta Leite, mãe, esposa, Humanistic Professional Coach – IHCOS®, Keirsey Four Temperament Assesment Administrator, produtora e facilitadora de conteúdos de desenvolvimento pessoal para introvertidos e personalidades sutis. CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou uma introvertida intuitiva de Carl Jung, uma INFJ do sistema Myers-Briggs e uma Idealista do sistema de personalidades Keirsey.
Sou ambivertido , sem dúvidas , obrigado pelo texto
Por nada. 🙂
Eu vi alguns sites e estou começando a pensar que sou ambivertida, mas eu sou tímida, então eu não sei porque acho que a maioria das características eu tenho, menos o de ir a baladas, festas e as pessoas pensarem que eu sou extrovertida, mas só teve uma festa que eu consegui me soltar e era porque era da minha amiga e eu estava com minhas amigas. Não sei, as festas que tem minhas amigas, eu me solto, pode ser que eu seja ambivertida só que tímida 🙂
Lara, esses conceitos ainda fazem alguma confusão. O mais importante é você saber como lidar com ele. Como o tempo você vais e encontrando. Por outro lado, nós não somos uma personalidade fixa – e nem devemos ser. As nossas experiências de vida vão nos moldando ao longo dos tempos. Ainda mais quando se é bem jovem.
Lara, venha fazer parte do nosso grupo no Facebook.
https://www.facebook.com/groups/introvertidamente/
Sabe o que eu acho, eu acho que todos nós somos ambivertidos, depende do momento… Que nem a minha amiga Gisella ela é muuitoo extrovertida, mas em uns momentos em que eu reparei, que ela se mostra introvertida, e isso nao acontece só com ela, isso acontece comigo com todos da minha familia, na verdade com todo mundo que eu conheço, e até o filme divertidamente comprovou isso…Esse filme teve participaçoes de psicologos!!.Eu imagino que nossa mente e como uma balança e temos que saber equilibrar nossas emoçoes e nao podemos ultrapassar do limite , somos um pouco de cada, só temos que saber a controlar. (é oq eu acho).
Me descobri! Era um sorriso após cadq tópico lido 🙂
Agradecido pelo artigo. Tive a sensação de estar olhando num espelho e descobrindo detalhes familiares, mas ainda não perceptíveis de minhas práticas cotidianas. Tenho interesse em aprofundar mais sobre o assunto, o que você indica como leituras complementares?