Como Eliminar Bloqueios e Acessar a Criatividade

A criatividade deriva do interior, que é o lugar onde os introvertidos sentem-se em casa. Porém, alguns fatores também derivados da introversão podem bloquear o acesso ao seu processo criativo. O que pode causar estes bloqueios e como ultrapassá-los?

Existe uma combinação natural entre introversão e o processo criativo. A criatividade deriva do interior, que é o lugar onde os introvertidos sentem-se em casa. Porém, alguns fatores também derivados da introversão podem bloquear o acesso ao seu processo criativo. O que pode causar estes bloqueios e como ultrapassá-los?

A dica desta semana é sobre como eliminar os bloqueios e acessar a criatividade, e foi feita para atender a um pedido de um leitor do nosso blog.

“Tenho a personalidade INFP-T, e por mais que seja uma personalidade incrível, sinto dificuldade em acessar minhas válvulas criativas. Me sinto bloqueada. Peço por favor, aconselhamento.”

Para um profissional criativo, quanto para alguém que deseja desenvolver seu potencial criativo, os bloqueios criativos não são criados iguais. Diferentes tipos de bloqueios exigem soluções diferentes – algo que é facilmente esquecido quando você está preso na incapacidade de agir.

Aqui estão sete dos tipos mais comuns e como desbloqueá-los.

  1. O BLOQUEIO MENTAL

É aqui que você fica preso pelo seu próprio pensamento. Você está tão preso a uma maneira familiar de olhar o mundo que não consegue ver outras opções. Você faz suposições e aborda um problema a partir de uma premissa limitante baseadas em seu crítico interno que talvez questione suas capacidades alimentando as dúvidas sobre si mesmo.

  1. O BLOQUEIO EMOCIONAL

Criatividade pode ser intensa. Não é uma busca confortável. Diante do desconhecido, você pode ter medo do que descobrir ou revelar sobre si mesmo. Talvez seu assunto seja doloroso, embaraçoso ou simples. Todos esses medos e escrúpulos são apenas formas diferentes de resistência, levando à procrastinação.

  1. PROBLEMAS PESSOAIS

Criatividade exige foco – e é difícil se concentrar se você está se divorciando / lidando com crianças pequenas / lutando contra um vício/sofrendo por alguém especial / mudando de casa. O ambiente onde você está inserido e as pessoas com quem lida diariamente incentivam e apoiam a sua criatividade, ou são críticas e desmotivadoras quando se referem ao seu trabalho criativo?

Quer compreender mais acerca de si mesmo? Preencha os seus dados e receba agora mesmo o seu eBook!

* indicates required

Para qualquer um dos bloqueios anteriores, eu sugiro um trabalho pessoal focado em identificar e derrubar as barreiras que o impedem de acessar e desenvolver a sua criatividade.

Também existem cursos que são excelentes e que nos fornecem boas técnicas para desbloquear ou aprimorar os nossos dons criativos. E a minha dica desta semana é o curso: Vença o bloqueio criativo de uma vez por todas Como vencer o “bloqueio de escritor” com hábitos cientificamente comprovados.

O mesmo está disponível na plataforma de cursos online Udemy e é um curso bem avaliado pelos alunos e que eu também recomendo para pessoas que querem ultrapassar bloqueios criativos ou começar a exercitar e desenvolver alguma que queira.

Eu particularmente indico cursos porque eu parto da premissa de que muitos dos bloqueios e limitações que alguns julgam ter relação com traços de personalidade podem ser tanto aprendidos quanto desenvolvidos ao longo da vida. Trata-se apenas de manter uma mentalidade de aprendizado e crescimento para isso.

Clique aqui para acessar o curso!
icon

Partilhem o nosso conteúdo, inscreva-se no nosso canal e nos acompanhe nas redes sociais.

Vejo vocês na semana que vem em mais uma DICA DA SEMANA!!

Beijos

Marta Leite

Dúvidas, críticas ou sugestões, fale conosco!

A sua introversão traz algum tipo de bloqueio para a sua vida pessoal ou profissional?

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe aqui o seu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Gosta do nosso conteúdo?

Assine agora e receba mensalmente as atualizações do nosso site!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Nós não negociamos endereços de email! Você poderá sempre cancelar a sua subscrição!

Eu sou Marta Leite, mãe, esposa, Humanistic Professional Coach – IHCOS®, produtora e facilitadora de conteúdos de desenvolvimento pessoal para introvertidos e personalidades sutis. CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou uma introvertida intuitiva de Carl Jung, uma INFJ do sistema Myers-Briggs e uma Idealista do sistema de personalidades Keirsey.