Isabel Briggs Myers e Katharine Briggs desenvolveram seu sistema de personalidade para tornar a teoria dos tipos psicológicos do psicólogo Carl Jung compreensível e enriquecedora na vida das pessoas. Elas esperavam ajudar as pessoas a entender melhor e usar seus pontos fortes e melhorar os relacionamentos, ajudando as pessoas a se apreciarem. Hoje, as aplicações da teoria de Myers e Briggs são provavelmente mais amplas do que elas poderiam ter imaginado. A avaliação Myers Briggs Type Indicator®  é considerada útil em uma ampla variedade de situações.

Tipo MBTI® no trabalho

O sistema de Briggs e Myers fornece às organizações em todo o mundo uma estrutura para formar equipes e colocar as pessoas nas funções certas. Aprender e entender como as pessoas se localizam dentro das preferências podem ajudar os locais de trabalho a gerenciar conflitos, desenvolver habilidades de liderança, fornecer aos gerentes o entendimento para fornecer feedback eficaz, criar planos de desenvolvimento de carreira, construir relacionamentos com os clientes, apoiar a diversidade e melhorar e mudar a cultura corporativa. Para muitas empresas, é um componente importante do desenvolvimento de um local de trabalho completo.

No entanto, existem algumas circunstâncias em que pode ser perigoso usar o MBTI® e avaliações semelhantes no local de trabalho, como seleção de recrutamento e análises de desempenho. Estudos têm mostrado consistentemente que o código de personalidade de quatro letras de uma pessoa não consegue prever o desempenho no trabalho de maneira significativa. Nenhum tipo é melhor que o outro e, embora uma pessoa possa ter preferências com base em seu tipo de personalidade, essas preferências não correspondem necessariamente à capacidade. As pessoas podem ser tão bem-sucedidas em um trabalho que obviamente não tendam naturalmente para fazer, se estiverem dispostas a investir no processo.

Personalidade e planejamento de carreira

Pesquisas mostram que as pessoas têm melhor desempenho e até ganham mais em carreiras que lhes permitem fazer uso de suas preferências de tipo natural. O conhecimento do tipo (seu e dos outros) pode ajudá-lo a trabalhar melhor em equipes e desenvolver novas habilidades, além de entender as várias maneiras pelas quais as pessoas gerenciam tempo, tomam decisões, resolvem problemas, gerenciam projetos e lidam com o estresse. A avaliação da tipologia pode ajudar no planejamento de carreira em todas as etapas, desde a escolha dos cursos de graduação na faculdade até a escolha de sua primeira carreira, desenvolvendo seu potencial de liderança ou seguindo um novo caminho mais tarde na vida.

Ele também pode destacar o tipo de ambiente de trabalho que pode influenciar o seu conforto no trabalho. Alguém com preferência por Extroversão, por exemplo, pode achar difícil trabalhar em um ambiente silencioso e com portas fechadas. Quando você souber disso, poderá organizar seu trabalho em um local mais adequado ou transferir-se para uma equipe mais enérgica.

Entretanto, o MBTI® e avaliações semelhantes nunca foram usadas como um método exclusivo para o planejamento de carreira, e seu tipo de personalidade não fornece o veredicto final sobre qual trabalho é adequado para você. As decisões de carreira sempre exigirão muito exame e reflexão. Outros testes, bem como uma boa orientação para escolha de carreira, são igualmente relevantes para a tomada de decisão na carreira e fornecem uma boa fonte de corroboração para seus resultados.

Família e Relacionamentos

A família e os relacionamentos representam uma área central de falta de comunicação para muitas pessoas, e também é a área na qual a maioria das pessoas tende a se importar mais. Quando você entende os 16 tipos psicológicos, pode ver e entender com mais facilidade as diferenças entre você e as pessoas mais próximas, como parceiros, filhos, familiares e amigos. A identificação do seu Tipo de Personalidade fornece uma linguagem neutra para a discussão de mal-entendidos e conflitos, e as famílias encontram grande valor para enfrentar as tempestades conjugais e criar filhos de diferentes tipos.

Desenvolvimento pessoal

O desenvolvimento pessoal é fundamentalmente baseado na autoconsciência – sem o conhecimento de seus pontos fortes, fracos e motivações, você não pode melhorar. Há também uma tendência para as pessoas se tornarem muito autocríticas, repreendendo-se silenciosamente por terem fraquezas que não reconhecem nos outros. O sistema das 16 personalidades fornece ideias libertadoras que podem acabar rapidamente com a negatividade interior. Diz às pessoas por que elas agem da maneira que agem e mostra que mesmo indivíduos talentosos ainda têm áreas de fraqueza. Ninguém é perfeito em tudo, mas todos somos bons em alguma coisa. Para muitos, a ferramenta é uma ajuda poderosa, pois eles se esforçam para entender melhor a si mesmos e abrir as portas para o crescimento pessoal.

SOBRE A AUTORA

Eu sou Marta Leite, Humanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®. Sou uma INFJ idealista apaixonada por desenvolver potencial nas pessoas. O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.

Clique aqui para saber mais …

MBTI® e MYERS-BRIGGS TYPE INDICATOR® são marcas registradas, da MBTI® Trust, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Assim sendo, esta ferramenta é restrita ao uso por profissionais qualificados por empresa certificadora autorizada e reconhecida pelo detentor da marca. Nós usamos o Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator® fornecido pela FELLIPELLI – Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional Ltda.