Comportamentos que introvertidos devem evitar quando eles querem melhorar as suas relações

Comportamentos que introvertidos devem evitar quando eles querem melhorar as suas relações

COMPORTAMENTOS QUE UM INTROVERTIDO DEVE EVITAR QUANDO ELE QUER MELHORAR SUAS RELAÇÕES

A internet está repleta de memes engraçados dizendo o quanto adoramos ter os nossos planos sociais cancelados, e outros que mostram uma cara fechada sem expressar qualquer tipo de emoção retratando como reagimos emocionalmente às pessoas ou aos eventos. Isso pode ser até divertido. Mas, se você é introvertido, se identifica e reforça esse tipo de comportamento, saiba que eles podem vir a trazer grandes prejuízos sociais e emocionais ao longo da vida para você.

Neste artigo, falarei sobre alguns dos comportamentos prejudiciais mais comuns dos introvertidos. Você pode exibir alguns deles sem nem perceber que faz isso.

Por favor, note que este artigo pode conter algumas palavras mais duras. Não é a minha intenção aqui julgar você. O meu trabalho é apoiar seu crescimento pessoal e ajudá-lo se sentir mais em paz com outras pessoas, não para julgá-lo.

Você acha que é melhor do que os extrovertidos

Alguns introvertidos tendem a agir como se fossem mais inteligentes ou mais profundos do que os extrovertidos. Se você manifestar esse comportamento em relação aos outros, isso fará com que eles pensem que você é um esnobe intelectual. Ninguém gosta de passar tempo com uma pessoa que faz com que ele se sinta estúpido – seja de propósito ou acidentalmente.

Entendi. Você tem uma vida interior mais profunda do que extrovertidos. Você passa mais tempo sozinho, então você tem mais tempo para ler livros e se educar. Você é um ótimo observador e percebe poucos detalhes que a maioria das pessoas ignora. Ainda assim, isso não significa que os extrovertidos são burros porque se envolvem em conversas triviais, participam de festas ou gostam de lugares barulhentos.

Nossa sociedade recompensa comportamentos extrovertidos, mas isso não significa que você tenha que ficar na defensiva e criticar os extrovertidos porque eles “levam vantagem ”. A sociedade nem sempre entende os introvertidos, mas isso não significa que o mundo está querendo forçá-lo a conversas superficiais em festas barulhentas.

Você é livre para fazer suas próprias escolhas. Ninguém te força a fazer nada.

Ficar na defensiva só tornará mais difícil para você fazer novas amizades, porque você emitirá uma vibração negativa de superioridade irritante.

Há tanto introvertidos quanto extrovertidos inteligentes. E, acredite ou não, os extrovertidos possuem a capacidade de conduzir uma conversa inteligente – se você apenas lhes der uma chance.

Eu vejo esse comportamento exibido nos comentários não só dos membros das comunidades introvertidas, como é o caso da minha, mas também em vários livros sobre introversão e em páginas dedicadas aos introvertidos. Atacar extrovertidos nunca é bom. Isso leva apenas ao pensamento “nós / eles” prejudicial, que impede você de construir relacionamentos fortes e satisfatórios com pessoas de diferentes personalidades – incluindo extrovertidos.

O fato de que os introvertidos recarregam suas baterias com outras pessoas e precisam de mais interação social do que nós não os faz inferiores a nós. Eles também são capazes de realizar conversas inteligentes, deixar que outras pessoas falem e ouvi-las.

A única maneira de ter uma vida social satisfatória é poder conviver com todos – não importa se alguém é introvertido, ambivertido ou extrovertido. Ao perpetuar os estereótipos sobre extrovertidos ou manter crenças errôneas sobre eles, você se rouba de relacionamentos valiosos.

Se você respeitar as necessidades dos extrovertidos e não criticar suas formas de gastar tempo, eles respeitarão suas necessidades e não vão criticá-lo por passar tanto tempo sozinho.

Fazer amigos é muito sobre sua mentalidade e seus pensamentos. Se você acha que extrovertidos são idiotas que só são capazes de conversas superficiais, isso vai se mostrar na maneira como você os trata. E antagonizar extrovertidos, que compreendem pelo menos 30% de nossa população, não é uma boa maneira de enriquecer sua vida social.

Você usa sua introversão como uma desculpa para suas habilidades sociais pobres

A timidez e a ansiedade social são problemas bastante comuns dos introvertidos. Alguns introvertidos desenvolveram essas condições porque achavam que os introvertidos não precisavam passar tempo com outras pessoas.

Adivinha? Você é uma criatura social. Mesmo que você não precise de muita interação social como extrovertidos, ainda precisa delas para ser feliz (a menos que você esteja em uma pequena minoria de pessoas que realmente possam sobreviver por anos sem falar com outras pessoas).

Você precisa de muito tempo sozinho. Compreendo. Eu também preciso disso. Mas isso não significa que, como você prefere a solidão, você não precise ter habilidades de relações interpessoais. Ao usar sua introversão como uma desculpa para o motivo pelo qual você não é bom em socializar, você só dificulta sua vida.

O fato de você passar tanto tempo sozinho não significa que você precisa parecer estranho em um novo ambiente ou lutar para conversar. Como introvertido, você possui algumas habilidades poderosas que podem torná-lo ótimo em socializar. Coloque-as em uso.

Escute com atenção. Faça perguntas profundas. Faça com que as outras pessoas se sintam significativas, notando pequenos detalhes sobre elas mesmas.

A capacidade de falar com as pessoas e fazê-las sentirem-se confortáveis ao seu redor é uma habilidade como qualquer outra. Aprenda.

Como introvertido, você provavelmente lê muitos livros e adora aprender o máximo que puder sobre tópicos que lhe interessam.

Pegue alguns livros sobre como se relacionar com outras pessoas e procure melhorar suas habilidades.No final, mesmo como uma pessoa introvertida, você ainda pode ficar sozinho e precisar de interação humana. Algumas habilidades interpessoais podem não ser tão naturais para você como elas são para os extrovertidos, mas existem habilidades sociais que os extrovertidos acham difíceis de dominar que serão fáceis para você.

Utilize seus pontos fortes e desenvolva suas habilidades sociais, em vez de pensar que sua introversão de alguma forma faz com que não seja capaz de conviver com outras pessoas.

Por favor, tenha em mente que esse comportamento comum também influencia sua vida amorosa. Isso se aplica especialmente aos homens. O fato de você ser introvertido não significa que você não consegue conversar com uma mulher e sair com ela. É a mesma habilidade de conversar com estranhos.

Há muitos introvertidos que constantemente reclamam que nunca terão uma namorada. Quando eu pergunto por que eles não tentam se aproximar das mulheres para criar oportunidades de encontrar uma alma gêmea, eles continuam reclamando. Bem, parece que eles gostam de reclamar mais do que ter uma vida amorosa satisfatória. Cada um na sua, certo?

Você passa a impressão de que você não se importa

Alguns introvertidos, sem saber, emitem a vibração de que eles não se importam com os outros. Você não gosta de tomar a iniciativa de se reunir, então espera que seus amigos mais extrovertidos entrem em ação. Você já considerou que sua passividade pode significar para eles que você não se importa com eles? Tome a iniciativa e convide-os de vez em quando, em vez de estar sempre à espera do convite.

Você não gosta de lugares barulhentos e lotados, então nunca vai com seus amigos a eventos divertidos, mesmo que eles adorem ir com você. Não é injusto que você sempre possa aproveitar o tempo sozinho e seus amigos nunca desfrutem de passar tempo com você em um lugar que os energize? Diga sim de vez em quando e veja o que acontece. Pelo menos seus amigos vão se sentir felizes por você reconhecer suas necessidades.

Se você quer desenvolver amizades fortes, tome a iniciativa. Dê mais e você receberá mais. Convide seus amigos para sair em um lugar que você não ama totalmente, ligue para eles em vez de sempre enviar mensagens de texto para eles e vá a uma festa ocasionalmente, se quiser envolver-se mais em suas vidas.

Se seus amigos sempre ligam para você sem avisar para “manter o contato” e só querem acompanhá-lo a festas para ficar bêbado, então talvez eles não sejam adequados para você. Mas se você pode desfrutar de uma xícara de café tranquila com seus amigos e ter conversas profundamente satisfatórias com eles, não vale a pena investir um pouco mais em um relacionamento tão maravilhoso?

Você não exibe emoções

Imagine um amigo dizendo em uma voz feliz sobre algo positivo acontecendo na vida dele e sua reação é um apático, “Isso é bom”. Há poucas reações que podem esvaziar a felicidade de alguém mais do que tal comportamento. Pode soar como uma pequena coisa para você, mas pode ser um duro golpe para um amigo pensar que você não se importa se ele está feliz ou não.

Alguns introvertidos não gostam de exibir suas emoções porque acreditam ser um sinal de fraqueza. No entanto, ser vulnerável, por mais difícil que seja, ajuda você a se conectar melhor com outras pessoas. Se você está escondendo suas emoções de outras pessoas, elas nunca sabem o que você realmente sente, o que dificulta a relação delas com você.

Se você esconder suas emoções, também terá dificuldade em aprender a empatia, uma das habilidades sociais mais poderosas. Ser capaz de ver as coisas do ponto de vista de seu amigo (e isso inclui estar ciente dos sentimentos dele) irá ajudá-lo a evitar ou resolver conflitos, assim como fortalecer seus relacionamentos.

Você não precisa sorrir como um tolo o tempo todo ou pular de alegria sempre que alguém compartilhar notícias positivas com você. Mas não não vale ficar com uma expressão de estátua.

Mostre a sua amiga que você é genuinamente feliz por causa da felicidade dela – mesmo que isso pareça pouco natural para você. É apenas mais uma habilidade para aprender que irá melhorar sua vida social.

Foto por Bewakoof.com Oficial no Unsplash

Fonte: How to Make Friends as an Introvert  Discover Introvert-Friendly Ways to Meet New People, Improve Your Social Skills, and Make New Friends  By Nate Nicholson

Gosta do nosso conteúdo?

Assine agora e receba mensalmente as atualizações do nosso site!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Nós não negociamos endereços de email! Você poderá sempre cancelar a sua subscrição!

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe aqui o seu comentário!