Descobrindo quem é você – as qualidades você possui e não consegue ver

Dica da semana- uma técnica que pode ajudar você a descobrir quem você é, por que isso importa e por que você pensa, sente e age da maneira que você age.

Como introvertidos, nós tendemos naturalmente a não promover, e até a não reconhecer, as nossas próprias qualidades. Claro que isto pode também ter como influência as mensagens que ouvimos de que somos muito diferentes, ou calados ou desprovidos de qualidades particularmente exigidas num mundo extrovertido. Esse é o caso, inclusive, do depoimento de um leitor que foi o que me motivou a trazer como dica de hoje uma técnica que pode lhe ajudar a descobrir qualidades que possui, e que por vezes não consegue identificar. Abaixo vai a mensagem que recebi:

“Eu me sinto muito feliz e contemplado por ter descoberto que sou introvertido. Hoje consigo perceber o motivo pelo qual eu sempre me senti como um “peixe fora da água” e uma pessoa sem valor e sem qualidades. Descobri pelo seu blog que introvertidos não são bons em reconhecer as suas capacidades, mas eu gostaria muito de melhorar isto em mim. Porém, por mais que eu me analise, não consigo identificar nada que seja grande coisa em mim, principalmente por ter passado a vida inteira sendo criticado por ser uma pessoa calada, como se os que falam muito tivessem mais valor do que eu. Existe alguma maneira de  lidar com isso, de descobrir as qualidades que eu tenho, se eu mesmo não consigo ver? – Anônimo

POR QUE É IMPORTANTE VOCÊ IDENTIFICAR SUAS PRINCIPAIS QUALIDADES E DEFINi-LAS?

Reconhecer as nossas qualidades naturais é fundamental de diferentes formas nas nossas vidas. Seja pela necessidade de lidarmos com os desafios da vida no geral, como também pelo fato de que os nossos atributos fazem parte de “quem nós somos”, e isso tanto é reflexo da nossa personalidade em si, quanto também influencia nela.

Porém, reconhecer as nossas próprias qualidades pode ser um desafio para qualquer pessoa, seja ela introvertida ou não. Isso porque, no geral, tendemos a notar mais os nossos defeitos percebidos do que as nossas qualidades. Por isso, aqui vai uma técnica muito usada em coaching que, pela suas características lúdicas, pode ajudar você a descobrir quem você é, por que isso importa e por que você pensa, sente e age da maneira que você age.

Descobrindo quem é você - as qualidades você possui e não consegue ver

Quer compreender mais acerca de si mesmo? Preencha os seus dados e receba agora mesmo o seu eBook!

* indicates required

Dúvidas, críticas ou sugestões, fale conosco!

A sua introversão traz algum tipo de bloqueio para a sua vida pessoal ou profissional?

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe aqui o seu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Gosta do nosso conteúdo?

Assine agora e receba mensalmente as atualizações do nosso site!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Nós não negociamos endereços de email! Você poderá sempre cancelar a sua subscrição!

Eu sou Marta Leite, mãe, esposa, Humanistic Professional Coach – IHCOS®, produtora e facilitadora de conteúdos de desenvolvimento pessoal para introvertidos e personalidades sutis. CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou uma introvertida intuitiva de Carl Jung, uma INFJ do sistema Myers-Briggs e uma Idealista do sistema de personalidades Keirsey.