fbpx

Quer saber qual é o seu temperamento?

Clique no botão ao lado e descubra!

GUARDIÕES

RETRATO DE UM GUARDIÃO

Palavras-chave dos GUARDIÕES

CONCRETO       CONFIÁVEL          ESTÁVEL    

CAUTELOSO      OBEDIENTE          LOGÍSTICO

RESPEITÁVEL     PREOCUPADO     DETALHISTA    

Os GUARDIÕES compõem 45% de toda a população

Os GUARDIÕES compartilham as seguintes características centrais

Tendem a ser …

Orgulham-se …

Eles fazem …

Eles são …

Os guardiões são a pedra angular da sociedade, pois são o temperamento dado a servir e preservar nossas instituições sociais mais importantes. Os Guardiões têm talento natural na gestão de bens e serviços – da supervisão à manutenção e fornecimento – e usam todas as suas habilidades para manter as coisas funcionando sem problemas em suas famílias, comunidades, escolas, igrejas, hospitais e empresas.

Guardiões podem se divertir muito com seus amigos, mas eles são muito sérios sobre seus deveres e responsabilidades. Os guardiões se orgulham de ser confiáveis e honesto; se há um trabalho a ser feito, pode-se contar para com eles para colocar  mãos à obra. Os guardiões também acreditam na lei e na ordem, e às vezes temem que o respeito pela autoridade, até mesmo um senso fundamental de certo e errado, esteja sendo perdido. Talvez seja por isso que os Guardiões honram tão fortemente os costumes e tradições – são padrões familiares que ajudam a trazer estabilidade ao nosso mundo moderno e acelerado.

Práticos e pé no chão, os Guardiões acreditam em seguir as regras e cooperar com os outros.

Eles não estão muito confortáveis em alçar voo ou abrir novas trilhas; trabalhar firmemente dentro do sistema é o caminho do Guardião, pois, a longo prazo, a lealdade, a disciplina e o trabalho em equipe fazem o trabalho ser feito corretamente. Guardiões são meticulosos sobre horários e têm um olho aguçado para os procedimentos adequados. Eles são cautelosos quanto à mudança, mesmo sabendo que a mudança pode ser saudável para uma instituição. É melhor ir devagar, dizem, e olhar antes de pular.

Os guardiões compõem de 40 a 45% da população, e uma coisa boa, porque eles geralmente acabam fazendo todos os trabalhos indispensáveis, mas ingratos, que o resto de nós dá por certo.

Existem quatro tipos de Guardiões

Embora todos os Guardiões compartilhem características essenciais, nem todos são iguais. Nas observações de Keirsey, ele observou que havia quatro tipos de Guardiões. Eles são: o Guardião Supervisor (ESTJ), Guardião Inspetor (ISTJ), Guardião Provedor (ESFJ) e o Guardião Protetor (ISFJ).

Supervisores

são altamente sociais e voltados para a comunidade, com muitos assumindo posições de responsabilidade em sua escola, igreja, indústria ou grupos cívicos. Os supervisores são generosos com seu tempo e energia, e muitas vezes pertencem a uma variedade de clubes, lojas e associações de serviço, apoiando-os por meio de assistência constante, mas também assumindo um papel de liderança sincero. Os supervisores gostam de se encarregar de grupos e estão confortáveis em emitir ordens.

Inspetores

são extraordinariamente perseverantes e obedientes, particularmente quando se trata de manter um olho nas pessoas e nos produtos pelos quais elas são responsáveis. De maneira discreta, os inspetores cuidam para que as regras sejam seguidas, as leis sejam respeitadas e os padrões sejam respeitados. Os inspetores (até dez por cento da população em geral) são os verdadeiros guardiões das instituições. Eles são pacientes com seu trabalho e com os procedimentos dentro de uma instituição, embora nem sempre com o comportamento não autorizado de algumas pessoas nessa instituição.

Provedores

assumem para si mesmos a responsabilidade em assegurar a saúde e o bem-estar dos que estão sob seus cuidados, mas eles também são os mais sociáveis de todos os Guardiões e, portanto, são os grandes incentivadores de instituições sociais como escolas, igrejas, clubes sociais e grupos cívicos. Os provedores são muito provavelmente mais de dez por cento da população, e isso é uma sorte para o resto de nós, porque o serviço social amistoso é a chave para sua natureza. Onde quer que eles estejam, os provedores dão seu tempo e energia para garantir que as necessidades dos outros sejam satisfeitas e que as funções sociais sejam um sucesso.

Protetores

representam até dez por cento da população, porque seu interesse primordial é na segurança e estabilidade daqueles com quem se importam – sua família, seu círculo de amigos, seus alunos, seus pacientes, seu chefe, seus colegas de trabalho ou seus funcionários. Os protetores têm um extraordinário senso de lealdade e responsabilidade em sua constituição, e parecem satisfeitos na medida em que podem proteger os outros da sujeira e dos perigos do mundo.

VOCAÇÃO & PERSONALIDADE

Você já se perguntou como fazer o melhor uso de seus talentos naturais? Você está tomando as decisões certas na carreira? As respostas estão no seu tipo de personalidade!
Descubra as carreiras que mais combinam com você aumente as suas chances de realização e sucesso profissional!

Todo o conteúdo desta página é uma tradução e do original Os Quatro Temperamentos de Keirsey do qual somos administradores credenciados.