Guia introvertido de sobrevivência no trabalho

Quais os seus desafios introvertidos no ambiente de trabalho? Aqui vai um guia de sobrevivência para navegar pelas águas extrovertidas do local de trabalho.

Em um mundo ideal, a introversão seria aceita, valorizada e nutrida no local de trabalho. A menos que você tenha sorte, provavelmente este não é o caso em que você trabalha. Aqui está um guia de sobrevivência para navegar pelas extensões extrovertidas do local de trabalho.

Os principais desafios para os introvertidos no escritório podem ser a dificuldade de falar em reuniões dominadas por extrovertidos, não se sentirem à vontade com a autopromoção, interrupções, ambientes dominados por conflitos, e trabalharem em um ritmo lento e deliberado. Como introvertido, você precisará de períodos sem interrupções para maximizar sua concentração e produtividade. Você se ressente de invasões e odeia multitarefa. Além de ser um introvertido, você também pode ser uma pessoa altamente sensível ou reativa. O ambiente do escritório será uma estimulação extra para você – um bombardeio de energias sociais e perceptivas. Conhecer a si mesmo e suas limitações é um bom ponto de partida. Expandir sua zona de conforto por meio de técnicas de aceitação e gerenciamento de energia também ajudará você a lidar com esse ambiente.

Encontre e crie espaço – se for possível

Se você tiver um escritório particular, feche a porta. Se você não possui um escritório particular, existe uma área comum tranquila para a qual possa se retirar? Existe um escritório particular de outra pessoa que pode estar disponível em determinados horários? Você pode dar uma escapada para dar uma breve caminhada e fazer um pouco de mindfulness? Sempre há um banheiro ou espaço para encontrar descanso temporário.

Solicite privilégios de trabalho em casa (Home office). Você será mais produtivo e mais valioso como funcionário, se puder se concentrar e evitar ser interrompido enquanto estiver no escritório. Se trabalhar em casa não for uma opção viável, você pode escalonar seu horário de trabalho para aproveitar a solidão no início da manhã ou à noite? Se seu horário não é flexível, você pode levar seu material de trabalho para uma cafetaria, por exemplo? Pode haver pessoas por perto, mas é menos provável que elas façam perguntas e solicitem coisas a cada cinco minutos!

Para você manter sua mente calma, fortalecer sua autoconfiança e sentir-se bem na sua própria pele.

Conheça os nossos cursos na UDEMY!

Curso Autoestima na Prática

Construindo Uma Autoconfiança Verdadeira em Passos Simples

Como Alterar Pensamentos Que Geram Sofrimento

Slider

Comunique suas necessidades

Quando você compreende sua introversão, pode dizer a seus colegas de trabalho o que precisa. Talvez você precise ficar sozinho por alguns minutos no início da jornada de trabalho. Informe as pessoas quando você estiver disponível para perguntas e sugestões e quando você não estiver.

Em princípio, você pode até sentir-se desconfortável em expressar suas necessidades. Você pode, por exemplo, se preocupar como será eventualmente visto pelos seus colegas. Você pode não querer parecer rude ou esquisito. Você pode começar aos poucos. Pode começar em um momento dizendo que precisa fazer algo e vai precisar se concentrar naquilo e que as interrupções lhe tiram o foco e a produtividade – o que é um fato bastante relevante. Comece adotando sinais que façam seus colegas entenderem que sua atitude é apenas uma forma de melhorar a sua própria produtividade no trabalho. Não se surpreenda se com o tempo os seus colegas também acabarem por adotar a mesma estratégia que você.

Aqui estão algumas estratégias que podem ajudá-lo a reduzir ou desviar intrusões e interrupções:
  • Coloque um relógio na sua porta, indicando a hora em que você estará disponível.
  • Crie seu próprio sinal “Não perturbe”. Tente infundir humor. Por exemplo, adicione um desenho animado ou uma imagem, como a estátua O Pensador.
  • Diga: “Não conseguirei ver você agora, mas estarei livre às dez horas. Você pode voltar então?
  • Faça uma reunião curta, levantando-se e movendo-se gradualmente em direção à porta. Diga: “Desculpe, eu tenho um prazo e preciso voltar ao trabalho”.
  • Defina um limite de tempo para todas as conversas: “Vamos conversar na quinta-feira por quinze minutos. Isso é tempo suficiente?
  • Dirija-se a visitantes inesperados, caminhando até a porta do seu cubículo ou escritório e diga que estava a caminho de outra reunião ou no banheiro: “Podemos conversar no caminho”.
  • Continue acenando com a cabeça, mas pare de falar e, ocasionalmente, desvie o olhar ou para o relógio se precisar fazer uma escapada.
  • Encontre um esconderijo para pensar – o banheiro ou um canto quieto no salão ou na sala de jantar dos funcionários – quando tudo mais falhar.

Descubra as carreiras que mais combinam com e você aumente as suas chances de realização e sucesso profissional! Clique no botão para saber mais

Mantenha-se envolvido

Não se importe: se você não conseguir uma resposta imediatamente em uma reunião, não se critique. Leva tempo para formular uma resposta. Processar as informações pode ser como a secagem da tinta – leva tempo até que esteja pronta para tocar. Estar no ambiente social de uma reunião pode ser muito estimulante e essa emoção consome muita atenção. Não exerça pressão irreal sobre você mesmo. Lembre-se de seus pontos fortes. O desempenho em reuniões é provavelmente não um deles.

Mantenha-se envolvido mesmo quando estiver se sentindo sobrecarregado: você pode fazer anotações para se manter atento ou prestar atenção à sua respiração. Não seja uma pedra. Faça contato visual mesmo quando você ficar em silêncio. Mostre que você concorda e discorda do que está acontecendo através da linguagem corporal. Verifique suas expressões faciais.

Forneça sua própria segurança

Se o seu ambiente de trabalho não parecer seguro para você (por exemplo, é repleto de conflitos), você não se sentirá à vontade para falar. Isso é compreensível para um introvertido. Quando o grupo não fornecer essa segurança, você terá que fornecer a si mesmo a atenção plena – consciência da respiração e das sensações corporais.

Imagine um campo de energia que o rodeia. É claro e permeável, mas você pode controlar o que entra. Quando o ambiente for tóxico, feche a membrana para se proteger. Não deixe entrar; não assuma a negatividade de todos os outros. Mantenha-se focado em sua própria experiência. Mantenha-se conectado à respiração e ao corpo: embora você não consiga escapar, você pode se conectar com o seu corpo e isso pode fornecer algum refúgio em meio ao caos. Respire fundo, profundo e devagar.

Recarregar e renovar

Aqui estão algumas maneiras de recarregar sua energia:

  • Faça pausas: se o seu trabalho exige uma presença extrovertida, você pode se desculpar por alguns minutos por hora ou inserir espaços entre as reuniões para não ficar tão sobrecarregado? A autopromoção requer cargas de energia que você pode achar que não possui. Você está mais confortável no modo de conservação de energia.
  • Recarregue suas baterias: se o seu trabalho o esgotar, você terá que reservar um tempo para restaurar sua energia. Não apenas tempo, mas atividades que o ajudarão a recarregar.

O que achou das minhas dicas? E você possui alguma específica? Deixa aqui para a gente nos comentários!

Vejo você no próximo!

Abraços introvertidos!

Marta Leite

Quer compreender mais acerca de si mesmo?

Clique aqui para baixar GRATUITAMENTE  agora mesmo o seu e-Book!

A sua introversão traz algum tipo de bloqueio para a sua vida pessoal ou profissional?

Eu sou uma Humanistic Professional Coach IHCOS®, e eu ajudo introvertidos, criativos, e pensadores profundos auxiliando-os a conhecerem a si mesmos, desenvolverem autoestima, capitalizarem as suas forças pessoais e aprenderem  a como florescer em uma cultura amplamente extrovertida. Clique aqui para saber mais!

Gosta do nosso conteúdo?

Assine agora e receba mensalmente as atualizações do nosso site!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Nós não negociamos endereços de email! Você poderá sempre cancelar a sua subscrição!

Anúncios