fbpx

Quer saber qual é o seu temperamento?

Clique no botão ao lado e descubra!

GUARDIÕES

RETRATO DE UM IDEALISTA

Palavras chaves dos IDEALISTAS

IMAGINATIVO     INTUITIVO      RELACIONAL    

ROMÂNTICO       BONDOSO      SENSÍVEL    

AUTÊNTICO         EMPÁTICO     DIPLOMÁTICO    

Os IDEALISTAS compõem 15% de toda a população

Os IDEALISTAS compartilham as seguintes características centrais

Tendem a ser …

Orgulham-se …

Eles fazem …

Eles são …

Os idealistas, como temperamento, estão apaixonadamente preocupados com o crescimento e desenvolvimento pessoal. Os idealistas se esforçam para descobrir quem são e como podem se tornar o melhor possível – sempre essa busca pelo autoconhecimento e pelo auto-aperfeiçoamento impulsiona sua imaginação. E eles querem ajudar os outros a fazer a jornada. Os idealistas são naturalmente atraídos para o trabalho com as pessoas, seja na educação ou aconselhamento, nos serviços sociais ou no trabalho de pessoal, no jornalismo ou no ministério, são dotados para ajudar os outros a encontrar o seu caminho na vida, muitas vezes inspirando-os a crescer como indivíduos e cumprir seus potenciais.

Os idealistas estão certos de que a cooperação amigável é a melhor maneira de as pessoas alcançarem seus objetivos. Conflito e confronto os incomodam porque parecem colocar barreiras raivosas entre as pessoas. Os idealistas sonham em criar relações pessoais harmoniosas, até mesmo carinhosas, e têm um talento único para ajudar as pessoas a conviver umas com as outras e a trabalhar juntas para o bem de todos. Essa harmonia interpessoal pode ser um ideal romântico, mas depois os idealistas são românticos incuráveis que preferem se concentrar no que pode ser, e não no que é. O mundo real e prático é apenas um ponto de partida para os idealistas; eles acreditam que a vida está cheia de possibilidades à espera de serem realizadas, ricas de significados que chamam a ser compreendidas. Essa ideia de uma dimensão mística ou espiritual da vida, o “não visível” ou o “ainda não”, que só pode ser conhecido pela intuição ou por um salto de fé, é muito mais importante para os idealistas do que o mundo das coisas materiais.

Altamente éticos em suas ações, os idealistas mantêm um rigoroso padrão de integridade pessoal.

Eles devem ser fiéis a si mesmos e aos outros, e podem ser muito duros consigo mesmos quando são desonestos, ou quando são falsos ou insinceros. Mais frequentemente, no entanto, os idealistas são a própria alma da bondade. Particularmente em seus relacionamentos pessoais, os idealistas são sem dúvida cheios de amor e boa vontade. Eles acreditam em dar de si mesmos para ajudar os outros; eles nutrem algumas amizades calorosas e sensíveis; eles lutam por um relacionamento especial com seus filhos; e no casamento desejam encontrar uma “alma gêmea”, alguém com quem possam se relacionar emocional e espiritualmente, compartilhando seus sentimentos mais profundos e seus complexos mundos internos.

Os idealistas são relativamente raros, constituindo não mais que 15 a 20% da população. Mas sua capacidade de inspirar as pessoas com seu entusiasmo e seu idealismo lhes deu influência muito além de seus números.

Existem quatro tipos de idealistas

Embora todos os idealistas compartilhem características centrais, nem todos são iguais. Nas observações de Keirsey, ele observou que havia quatro tipos de idealistas. São eles: os Idealistas Ativistas (ENFP), Idealistas Curadores (INFP), Idealistas Professores (ENFJ) e Idealistas Counselheiros (INFJ).

Professores

têm um talento natural para levar estudantes ou estagiários à aprendizagem, ou, como idealistas gostam de pensar, eles são capazes de invocar os potenciais de cada aluno. Mas talvez sua maior força esteja na crença em seus alunos. Os professores buscam o melhor em seus alunos e comunicam claramente que cada um tem um potencial incalculável, e essa confiança pode inspirar seus alunos a crescer e desenvolver mais do que jamais imaginaram ser possível.

Conselheiros

têm um desejo excepcionalmente forte de contribuir para o bem-estar dos outros e encontram grande satisfação pessoal interagindo com as pessoas, alimentando seu desenvolvimento pessoal, guiando-as a realizar seu potencial humano. Apesar de estarem felizes trabalhando em empregos (como a escrita) que exigem solidão e atenção, os Conselheiros se dão bem com indivíduos ou grupos de pessoas, desde que as interações pessoais não sejam superficiais, e que eles encontrem algum tempo privado e silencioso a cada momento. e depois recarregar suas baterias.

Ativistas

são bastante raras, digamos três ou quatro por cento da população, mas ainda mais do que as outras consideram experiências emocionais intensas como sendo vitais para uma vida plena. Os ativistas têm uma ampla e variedade de emoções e uma grande paixão pela novidade. Eles vêem a vida como um drama excitante, prenhes de possibilidades tanto para o bem quanto para o mal, e querem experimentar todos os eventos significativos e pessoas fascinantes do mundo.

Curadores

apresenta um rosto calmo e sereno ao mundo, e pode parecer tímido, até mesmo distante em torno de outros. Mas por dentro eles são tudo menos serenos, tendo uma capacidade de cuidado pessoal raramente encontrada nos outros tipos. Os curadores se importam profundamente com a vida interior de algumas pessoas especiais, ou sobre uma causa favorita no mundo em geral. E sua grande paixão é curar os conflitos que perturbam os indivíduos ou que dividem grupos e, assim, trazem integridade, ou saúde, para si mesmos, seus entes queridos e sua comunidade.

VOCAÇÃO & PERSONALIDADE

Você já se perguntou como fazer o melhor uso de seus talentos naturais? Você está tomando as decisões certas na carreira? As respostas estão no seu tipo de personalidade!
Descubra as carreiras que mais combinam com você aumente as suas chances de realização e sucesso profissional!

Todo o conteúdo desta página é uma tradução e do original Os Quatro Temperamentos de Keirsey do qual somos administradores credenciados.