4 formas de iniciar conversas com pessoas desconhecidas

Quais os seus desafios introvertidos no ambiente de trabalho? Aqui vai um guia de sobrevivência para navegar pelas águas extrovertidas do local de trabalho.

4 formas de iniciar conversas com pessoas desconhecidas

Os introvertidos não se conectam com outras pessoas, assim como os extrovertidos, quando fazem conversa fiada. Se você quiser conhecer alguém em um nível mais profundo, uma conversa sobre o clima ou amigos em comum não será suficiente. Começar uma conversa com um estranho como um introvertido não precisa ser difícil. De fato, você tem uma vantagem poderosa sobre os extrovertidos. Você sabe como se concentrar em outras pessoas, em vez de chamar a atenção para si mesmo.

A chave para iniciar uma conversa com um estranho é mantê-la simples. Em vez de tentar encontrar uma maneira engenhosa de se apresentar, apenas diga oi e diga à outra pessoa seu nome. Em seguida, faça uma pergunta relacionada ao local em que você está ou qualquer outra coisa comum a você.

Para você manter sua mente calma, fortalecer sua autoconfiança e sentir-se bem na sua própria pele.

Conheça os nossos cursos na UDEMY!

Curso Autoestima na Prática

Construindo Uma Autoconfiança Verdadeira em Passos Simples

Como Alterar Pensamentos Que Geram Sofrimento

Slider

Para dar um exemplo, veja como você pode iniciar uma conversa com um estranho ao participar de uma reunião do Meetup:

Você: Oi, eu sou o Marcos. Eu sou novo aqui.

Estranho: Oi, Marcos, prazer em conhecê-lo. Eu sou o João.

Você: Prazer em conhecê-lo também, João. Há quanto tempo você vem à essas reuniões, João?

Estranho: Na verdade, também sou novo aqui. É apenas meu segundo encontro.

Você: Legal! Sobre o que foi a última reunião?

A abordagem simples pode parecer uma maneira chata de iniciar uma conversa, mas você não precisa reinventar a roda. Não é ameaçador para você e o estranho.

Mantenha as coisas simples, seja amigável, faça algumas perguntas abertas (perguntas que não podem ser respondidas com um simples sim / não) e você estará no caminho certo para conhecer novas pessoas.

Para dar mais exemplos, veja como você pode iniciar uma conversa ao passear com seu cachorro e conhecer outro dono de cachorro.

Você, enquanto acaricia o cachorro: Bom menino!

Você, para o estranho: seu cachorro é adorável. Qual o nome dele?

Estranho: obrigado! Seu nome é Bob.

Você: Quantos anos ele tem?

Estranho: ele fará dois no próximo mês.

Você: Oh, um menino então! A propósito, sou o Marcos.

Estranho: Sandra. Prazer em conhecê-lo, Marcos.

Você: Prazer em conhecê-la também, Sandra. Ei, conhece algum bom lugar onde eu possa levar o Max para jogar um frisbee?

E aqui está como você pode começar uma conversa com um funcionário no posto de combustíveis.

Estranho: R$ 35,30, por favor.

Você: Não há muitos clientes por volta desta hora, né?

Estranho: Sim.

Você: Eu acho que deve ser muito chato sentar aqui no balcão e não ter nada para fazer.

Estranho: Sim, é. Não há muito a fazer senão observar o trânsito.

Você: Sim, eu aposto que você ama isso! A propósito, sou o Marcos. Qual o seu nome?

Estranho: Sandra.

Você: Foi bom falar com você, Sandra. Vejo você na próxima vez! Tenha uma ótima noite.

Estranho: Até mais! Tenha uma ótima noite também!

Nesse cenário, o objetivo da conversa era apenas se apresentar. A próxima vez que você estiver no posto de combustíveis, Sandra provavelmente reconhecerá você (não há muitos clientes conversando com funcionários) e você terá muito mais facilidade em conversar sobre outros tópicos.

Você não precisa solicitar informações de contato na primeira vez que falar com alguém se souber que ela estará no mesmo lugar da próxima vez que estiver lá.

Quer compreender mais acerca de si mesmo?

Clique no botão para baixar GRATUITAMENTE  agora mesmo o seu e-Book!

1. Você não precisa falar

 Socializar nem sempre é falar. Para você, como introvertido, a socialização pode ser muito mais sobre ouvir as pessoas e conhecer sua opinião, em vez de compartilhar a sua.

Por exemplo, quando você está em uma reunião do tipo Meetup, você não precisa iniciar conversas diretamente com outras pessoas. Você pode simplesmente sentar perto de outras pessoas e ouvir a conversa delas.

Se você tem algo interessante para dizer, diga. Se não, continue ouvindo. É uma abordagem muito melhor do que sentar no fundo da sala e esperar que alguém se aproxime de você.

2. Pratique a cada chance que você tiver

Quanto mais você iniciar conversas com estranhos, mais fácil será. Converse com seus vizinhos, converse por um tempo com um caixa na loja e conheça amigos de seus colegas de apartamento. A capacidade de iniciar conversas com estranhos é a mesma habilidade que qualquer outra. Quanto mais você pratica, melhor você se torna nisso.

Você pode definir uma meta para ter cinquenta conversas com estranhos no próximo mês ou dois. Sabendo que cada conversa aproxima você de sua meta (e ajuda a melhorar suas habilidades sociais), você terá mais chances de socializar mais.

Lembre-se dos primeiros nomes

Quem não adora ouvir seu primeiro nome? Isso faz com que as pessoas se sintam mais à vontade ao seu redor e mostra que você está prestando atenção ao que elas estão dizendo. É uma pequena coisa que fará você se destacar entre os extrovertidos que se aproximam de muitas pessoas, mas não se lembra do nome de qualquer pessoa que eles abordaram.

Eu sempre lutei para lembrar os nomes das pessoas até começar a repetir seus nomes em voz alta. Quando você estiver conhecendo alguém novo e ela disser o nome dela, repita-o em voz alta algumas vezes – Sandra, Sandra, Sandra! Só brincando. Eu queria ver se ainda tenho sua atenção.

Repita o nome em voz alta algumas vezes de vez em quando, mas torne-o natural.

Por exemplo, primeiro você pode dizer: “Prazer em conhecê-la, Sandra”. Então, você pode usá-lo ao fazer uma pergunta: “Então, Sandra, quem é seu autor favorito?” Então, se estiver falando com um grupo de pessoas, você pode usá-lo novamente quando se referir a algo que Sandra disse – “E, como Sandra disse, as primeiras obras de Stephen King são realmente assustadoras”.

Se você ainda tiver problemas para lembrar o nome, use outra técnica de memorização – crie uma imagem (ou um conto) na sua cabeça que esteja relacionada ao nome. Para dar um exemplo, se você quiser se lembrar de uma mulher morena cujo nome é Sandra, e você gosta de filmes, pense na atriz Sandra Bullock. Quanto mais estranha sua história ou imagem, mais fácil será lembrar o nome.

Faça com que outras pessoas se lembrem do seu nome

Todos nós temos problemas em lembrar nomes. Torne mais fácil para os estranhos lembrarem do seu nome, repetindo-o durante toda a conversa.

Por exemplo, você pode dizer: “Então, eu disse a mim mesmo: Marta, você realmente pode se dar mal se não for ao médico depois destas dores nas costas ao fazer exercícios de yoga!”

Espero que as dicas lhe ajudem. E você, tem alguma outra que gostaria de partilhar aqui comigo?

Foto de Priscilla Du Preez no Unsplash

A sua introversão traz algum tipo de bloqueio para a sua vida pessoal ou profissional?

Eu sou uma Humanistic Professional Coach IHCOS®, e eu ajudo introvertidos, criativos, e pensadores profundos auxiliando-os a conhecerem a si mesmos, desenvolverem autoestima, capitalizarem as suas forças pessoais e aprenderem  a como florescer em uma cultura amplamente extrovertida. Clique aqui para saber mais!

Gostou do que você está lendo? Assine aqui a nossa newsletter exclusiva.

Não enviamos spams.