Introversão e Timidez: principais dúvidas e respostas

Principais dúvidas sobre Introversão e Timidez respondidas por um especialista em Terapia Cognitivo Comportamental.

Nós sabemos muito bem que introversão e timidez são duas coisas distintas, embora ainda sejam frequentemente associadas. E há também os introvertidos que também são tímidos.

Pensando nisso, eu convidei a psicóloga Sueli Faria, especialista em Terapia Cognitiva Comportamental, para bater um papo e responder as dúvidas dos membros do Grupo Introvertidamente no Facebook.

Aqui vai a série de vídeos por tema das questões sugeridas pelos nossos membros.

Espero que possam ser úteis também pra vocês.

Um abraço!

Marta Leite

Agradecimento especial à psicóloga Sueli Faria pela disponibilidade!

Contatos Sueli Faria.

Instagram: https://www.instagram.com/suelifaria….

Facebook: https://www.facebook.com/suelifaria.psi

E-mail: sueli.faria.psi@outlook.com

Diferenças entre introversão e timidez: o que diz a psicologia cognitiva comportamental?

Qual a diferença entre timidez e introversão? Essa é talvez a pergunta mais feita pelas pessoas que me escrevem e também pelos membros que chegam ao meu grupo no Facebook.

Como a nossa criação pode influenciar na origem da timidez

Introvertidos também podem ser tímidos? Como pode se originar a timidez? Crescer em um ambiente autoritário pode fazer com que nos tornemos tímidos?

A timidez no contexto afetivo e o medo da rejeição

É possível uma pessoa ser tímida apenas no contexto afetivo? Como ocorre esse tipo de timidez e como lidar com ela?

Timidez e a dificuldade em dizer não

Tanto introvertidos quanto tímidos podem ter dificuldade em dizer não, mas por motivos diferentes. Como lidar com essa dificuldade e saber dizer não quando se quer ou precisa dizer não.

Como lidar com a solidão e a dificuldade de se encaixar nos grupos

Introvertidos e tímidos que relatam dificuldade de se “encaixar”, o que dificulta criar e manter conexões sociais, podem experienciar solidão. O que os leva a isso? Como fazer para evitar a tendência ao afastamento social?

Diferenciando introversão, timidez e ansiedade

Introvertidos e tímidos que relatam dificuldade de se “encaixar”, o que dificulta criar e manter conexões sociais, podem experienciar solidão. O que os leva a isso? Como fazer para evitar a tendência ao afastamento social?

A relação da timidez com a baixa autoestima

A timidez pode ser a causa ou uma consequência da baixa autoestima?

Como podemos melhorar nossas habilidades de interação social

Foi nos solicitado alguns conselhos ou dicas para aprimorar habilidades sociais. Aqui vão algumas pequenas sugestões que podem ajudá-lo!

Quando, como e onde procurar ajuda da terapia?

Como sabemos que é hora de buscar algum suporte terapêutico? Que abordagens existem e como elas podem ajudar? Onde encontrar terapia com valor social?

SOBRE A AUTORA

Eu sou Marta LeiteHumanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.

Clique aqui para saber mais …

MBTI® e MYERS-BRIGGS TYPE INDICATOR® são marcas registradas, da MBTI® Trust, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Assim sendo, esta ferramenta é restrita ao uso por profissionais qualificados por empresa certificadora autorizada e reconhecida pelo detentor da marca. Nós usamos o Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator® fornecido pela FELLIPELLI – Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional Ltda.

Quer compreender mais acerca de si mesmo?

Clique aqui para baixar GRATUITAMENTE  agora mesmo o seu e-Book!

Gostou do que você está lendo? Assine aqui a nossa newsletter exclusiva.

Não enviamos spams.