DEFINIÇÃO DE INTRODUÇÃO:

A definição de introvertido é alguém que prefere ambientes calmos e minimamente estimulantes. Os introvertidos tendem a se sentir esgotados depois de se socializarem e recuperarem sua energia passando o tempo sozinhos. Isso ocorre principalmente porque os cérebros dos introvertidos respondem à dopamina de maneira diferente dos cérebros dos extrovertidos. Em outras palavras, se você é introvertido, provavelmente nasceu assim.

Como sei se sou introvertido?

  • Você sempre se sentiu diferente?
  • Você gosta de passar o tempo sozinho?
  • Você já se sentiu como a única pessoa que não precisa falar, falar, conversar – ou estar perto de pessoas o tempo todo?

Se assim for, você pode ser introvertido.

Ser introvertido é perfeitamente normal. Apesar do que seus colegas, professores e até pais podem ter lhe dito, ser introvertido não significa que há algo errado com você – e nem é tão incomum.

O resultado? Mesmo que você não seja introvertido, provavelmente trabalha, é casado ou é amigo de um introvertido. A maioria das pessoas conhece mais introvertidos do que eles pensam.

Neste momento, há uma revolução introvertida acontecendo. Lentamente, nosso mundo extrovertido está aprendendo a entender e aceitar o caminho do introvertido. Mas para fazer isso, primeiro precisamos entender melhor o que é introversão – e o que não é. Esse é o objetivo deste guia e de todo o nosso site.

Você é um introvertido? Ou há um introvertido em sua vida que você gostaria de entender? Se assim for, continue a ler.

O que significa ser introvertido?

A definição mais comum de introvertido é alguém que é drenado socializando e recarrega ficando sozinho. Mas há muito mais a introversão do que isso.

Todos nascem com um temperamento inato – uma forma de ganhar energia e preferir interagir com o mundo. Introversão e extroversão são temperamentos. Se você é introvertido ou extrovertido, isso é em grande parte determinado por seus genes – o que significa que você provavelmente nasceu assim.

No entanto, também somos moldados por nossas experiências de vida. Se suas maneiras calmas e pensativas foram encorajadas por seus pais, professores e outros, você provavelmente cresceu confiante em quem você é. Mas, como muitos introvertidos, se você foi provocado, intimidado ou mandado “sair da sua concha”, você pode ter desenvolvido ansiedade social ou se sentiu como se tivesse que fingir ser alguém que você não é.

A boa notícia é que não é tarde demais para trabalhar nas coisas que o impedem.

É claro que nem todos os introvertidos são iguais. Alguns introvertidos precisarão de um pouco de tempo sozinhos para recarregar e podem lidar com uma quantidade razoável de tempo social antes de se sentirem esgotados. Outros drenam rapidamente e preferem passar períodos muito longos sozinhos. É diferente para cada pessoa e muitos introvertidos estão em algum lugar no meio.

Mais cedo ou mais tarde, no entanto, todos os introvertidos experimentarão a temida “ressaca introvertida”, que é a sensação de ser completamente exterminado por muito de estimulação. Isso pode significar sentir-se fatigado, incapaz de se concentrar ou até mesquinho. É como se o seu cérebro tivesse usado toda a sua energia mental e simplesmente não tivesse sobrado. (E, de fato, isso é exatamente o que aconteceu.)

O resultado é que a maioria dos introvertidos compartilha certas características:
  • Preferimos ficar em casa na maioria das noites do que sair para um evento social após o outro.
  • Gostamos de atividades silenciosas e solitárias, como leitura, escrita, jogos, jardinagem ou desenho.
  • Geralmente, escolhemos a companhia de alguns amigos próximos do que uma festa.
  • Nós fazemos o nosso melhor trabalho sozinhos.
  • Muitos de nós evitarão conversa fiada ou outras interações sociais desnecessárias.

Os introvertidos são tímidos?

Alguns introvertidos são e outros não. Esta é provavelmente a coisa mais incompreendida sobre ser introvertido.
A verdade é que ser tímido e introvertido são dois traços totalmente diferentes:

Ser tímido significa que você fica muito nervoso e autoconsciente em situações sociais. Tanto os introvertidos quanto os extrovertidos podem ter esse traço – nem todos os extrovertidos naturais correm por aí conversando com estranhos!

Ser introvertido significa socializar desgasta-lo. Você pode não estar nervoso ou tímido. De fato, muitos introvertidos gostam de socializar (desde que isso seja significativo!). E alguns até são identificados erroneamente como ambivertidos ou extrovertidos. Mas, uma vez que acabará por cansá-lo, você provavelmente evitará mais tempo social quando puder.

Compare resistência social à corrida. Se os extrovertidos são maratonistas, os introvertidos são velocistas. Isso não significa que os introvertidos não gostam de correr (hora social). Significa apenas que temos que conservar nossa energia.

5 mitos sobre introvertidos

Infelizmente, muitas pessoas não entendem completamente o que significa ser introvertido. Eles equiparam introversão com timidez, depressão ou ansiedade social. Quando os introvertidos ficam calados, somos injustamente acusados ​​de arrogantes, zangados ou desinteressados. E quando passamos tempo sozinhos, somos frequentemente acusados ​​de ser antissociais ou egoístas.

Para a maioria dos introvertidos, esses equívocos não podem estar mais longe da verdade. Aqui está a verdade por trás dos cinco piores estereótipos:

Introvertidos não são necessariamente socialmente desajeitados. Assim como a timidez, o constrangimento social é um traço separado da introversão. Muitos introvertidos podem ser bastante carismáticos em situações sociais. (Na verdade, os introvertidos são responsáveis ​​por 60% de todos os advogados, uma profissão que requer um pouco de confiança para falar na frente dos outros.)

Introvertidos não odeiam pessoas. A falta de conversa fiada do introvertido é muitas vezes mal interpretada. As pessoas tomam isso como um sinal de que não gostamos dos outros. A verdade é o oposto. Introvertidos geralmente evitam conversa fiada porque a consideramos inautêntica. Nós ansiamos por uma conexão mais significativa com as pessoas com quem falamos.

Introvertidos não são rudes. Sim, se um introvertido está completamente sem energia social, podemos começar a ficar um pouco rabugentos ou simplesmente ficar de fora. Mas não estamos tentando ser rudes – e seremos muito mais amigáveis ​​se você nos der algum tempo para recarregar a bateria sozinho.

Os introvertidos não precisam ser “consertados”. Ser introvertido faz parte de quem somos e pode ser uma fonte de brilhantismo. Estamos no nosso melhor quando abraçamos nossa natureza e a usamos como fonte de força.

Os introvertidos normalmente não desejam que fôssemos extrovertidos. Claro, às vezes os introvertidos invejam a capacidade de um extrovertido pensar rapidamente ou se encaixar naturalmente em uma situação social. Mas também nos deleitamos muito em nosso mundo interior e em nosso tempo sozinho. Os introvertidos têm muitos pontos fortes que não são naturais para os extrovertidos, e nós não os trocamos pelo mundo.

13 sinais de que você é um introvertido

Todo introvertido é único, mas há alguns sinais de que você é um introvertido que é bastante revelador. Aqui estão 13 sinais de que você pode ser introvertido:

1. Você gosta de passar o tempo sozinho

A maioria dos introvertidos também desfruta do tempo social, mas todos os introvertidos gostam da solidão de passar o tempo sozinhos. Se o tempo parece refrescante, pacífico e ajuda você a recarregar, provavelmente é introvertido.

2. Certos tipos de socialização drenam você

É possível que nem todas as configurações sociais afetem você da mesma maneira. Mas com pessoas novas, grandes multidões ou ambientes barulhentos, você provavelmente será sugado rapidamente. Fique fora por muito tempo e você pode até mesmo ter um “apagão” – a.k.a. a “ressaca introvertida”.

3. Você faz o seu melhor trabalho sozinho

Introvertidos raramente funcionam bem em ambientes lotados. Quanto mais isolado você estiver, maior a probabilidade de você se concentrar profundamente e produzir um ótimo trabalho. Você pode se sentir mais criativo, focado ou produtivo ou simplesmente conseguir fazer mais em menos tempo. Isso não significa que você não pode trabalhar em equipes, mas gosta de se retirar para algum lugar tranquilo depois que a colaboração terminar. Em um escritório aberto, fones de ouvido com bloqueador de ruído são seus amigos.

4. Prefere sair com alguns amigos próximos do que com um grande grupo de pessoas

É um mito que os introvertidos não gostam de socializar. Sentado com alguns amigos próximos, você pode conversar durante toda a noite, e você pode até “parecer” um extrovertido. Por qualquer motivo, esses tipos de interação não drenam você da maneira que os outros fazem. Mas quando você chega a uma festa ou a um grupo grande, sabe que é apenas uma questão de tempo antes de se sentir varrido.

5. Você tem um mundo interior vívido e rico …

Você pode gastar muito tempo ponderando e até sonhando. Ou você pode preferir pensar sobre as coisas antes de agir. Nem todo introvertido é um sonhador ou criativo, mas quase todos têm um mundo interior inteiro que eles acham tão confortável quanto o mundo ao seu redor.

6 … e você está sempre “na sua cabeça”

Às vezes, você é pego sonhando acordado ou recebe críticas de colegas de trabalho que agem com menos planejamento. Você pode até ter sido dito para “tirar a cabeça das nuvens” – ou você pode simplesmente tender a zona durante uma conversa e perseguir seus próprios pensamentos. Não é que as palavras ao seu redor não sejam interessantes. É apenas o que você está imaginando ou pensando é ainda mais interessante.

7. Você prefere ficar fora dos holofotes

Há exceções para isso, mas muitos introvertidos preferem não falar em grandes configurações de grupo – e prefeririam passar papéis falados para outra pessoa. É claro que muitos introvertidos são criativos e performers, e alguns até adoram entrar no palco. Outros são líderes de negócios que falam na frente de equipes ou audiências o tempo todo. Introvertidos são totalmente capazes de aprender e dominar essas habilidades, mas se a sua inclinação natural é evitar a participação do grupo, você pode ser introvertido.

8. Você pode fazer “networking”, mas você sente que está fingindo

Se você odeia conversa fiada, e você também odeia ter que falar com estranhos, então networking é apenas a coisa menos confortável que você pode fazer – e é exatamente assim que a maioria dos introvertidos se sente. Isso não significa que você não pode fazer isso quando é necessário para o trabalho ou para os negócios, mas, se tiver uma opção, agende seu próximo evento de networking por volta de 2089.

9. Você nem sempre sabe o que dizer

Em vez disso, você se encontra rotineiramente pensando na resposta certa depois que a conversa termina. Isso é normal: muitos introvertidos lutam com a recuperação de palavras (a capacidade de escolher as palavras certas na hora).

10. Você é melhor em escrever seus pensamentos do que em pronunciá-los

Você pode ou não ser um romancista natural, mas se escrever algo é mais confortável do que dizer pessoalmente, é um forte sinal de que você é introvertido. Introvertidos levam tempo para pensar sobre o que queremos dizer, e enquanto isso pode retardar uma conversa ao vivo, isso torna a escrita muito clara e expressiva.

11. Você mergulha profundamente, tanto em seus relacionamentos e interesses

O que exatamente você faz com aquele tempo sozinho que você gosta de ter? É hora de autorreflexão, claro! Você pode gastá-lo pensando em sua vida, nas pessoas que ama, na sua carreira ou nas “grandes questões” da vida. Ou você pode gastá-lo lendo, pesquisando ou criando arte. Todas essas coisas lhe dão uma tendência a ir mais fundo do que os outros para os tópicos e atividades que lhe interessam. (Claro, você também passa um pouco desse tempo relaxando e recarregando.)

12. Você procura significado

Quando você é o tipo de pessoa que pensa profundamente sobre o seu mundo, é difícil se contentar com relacionamentos superficiais, metas superficiais ou conversas superficiais. Se você procura um senso de significado em seu trabalho e seus relacionamentos, e prefere uma conversa significativa em vez de conversa fiada, pode ser um sinal de que você é um introvertido.

13. Você se sente deslocado em uma sociedade “extrovertida”

Os extrovertidos geralmente não percebem isso, mas nossa sociedade presume que as pessoas devem ser tagarelas, sociais e rápidas para falar – praticamente o tempo todo. Você se sentiu pressionado a falar mais mesmo em tenra idade? Você sempre se sentiu fora de lugar, ou mesmo se perguntou se havia algo errado com você por não ser mais social? Esse único fator pode ser o maior sinal de que você é introvertido.

Estes são apenas alguns dos sinais de um introvertido, e nem todos os introvertidos irão corresponder a todos eles. Mas se você – ou alguém que você ama – corresponde a maioria deles, é um sinal muito forte. Quer mais ainda Confira 21 sinais inegáveis Você é um introvertido.

Não há nada como um introvertido puro

Não há dois introvertidos exatamente iguais. O que é verdade para um introvertido pode ser bem diferente para outro. Cada introvertido tem um nível diferente de tolerância para socialização e outros tipos de estimulação.

Acima de tudo, não existe um puro introvertido ou extrovertido. “Um homem assim estaria no asilo lunático”, observou certa vez o famoso psicoterapeuta Carl Jung. Introversão e extroversão estão em um espectro, ou seja, elas não são características de tudo ou nada. Todo mundo age introvertido às vezes e extrovertido em outros momentos. É tudo sobre o que sua preferência – em geral – tende a ser.

Se você não tem certeza se é mais introvertido ou mais extrovertido, pode fazer o teste introvertido e descobrir.

Um introvertido pode se tornar um extrovertido?

Existem duas respostas para isso:

Não, os introvertidos não podemos nos tornar extrovertidos.
Por que nós iríamos querer?

Por que não podemos: A pesquisa é clara que os introvertidos expressam seu temperamento desde cedo. De fato, um estudo do psicólogo Jerome Kagan descobriu que é possível prever quais bebês crescerão para serem introvertidos com base em sua reação aos estímulos com apenas quatro meses de idade. Em outras palavras, se você tem uma natureza introvertida, provavelmente será assim desde o nascimento e permanecer assim durante toda a sua vida.

Por que não queremos: isso fala sobre uma verdade mais profunda sobre os introvertidos. Há muitos introvertidos por aí que desejam ser mais extrovertidos, mas isso não é o mesmo que se tornar um extrovertido. Os introvertidos, como todos, podem praticar suas habilidades sociais e se tornar mais capazes em situações sociais. Mas isso não vai mudar o fato de que essas interações nos drenam.

Mas, se você espera se tornar mais social, há boas notícias:

Há definitivamente uma coisa como um introvertido extrovertido ou extrovertido…
… E os introvertidos podem aprender habilidades sociais e ser bons com a prática.

Há muitos introvertidos charmosos por aí, de grandes nomes como Lady Gaga, Audrey Hepburn e Johnny Depp, a muitos introvertidos calorosos, amigáveis ​​e carismáticos que conhecemos. Para a maioria de nós, ficar confortável em situações sociais foi simplesmente uma questão de prática – mesmo que parecesse impossível uma vez.

Lembre-se: sua natureza tranquila faz parte de quem você é e é uma coisa boa. Introvertidos que abraçam sua natureza tendem a florescer.

Eles são mais felizes, têm melhores relacionamentos, trabalham melhor e aproveitam a vida porque suas mentes estão bem descansadas e seu nível de energia é alto. A melhor coisa que você pode fazer se for introvertido não é tentar mudá-lo, mas aproveitar o tempo sozinho que precisa e deixar seu vasto mundo interior trabalhar para você.

O dom de ser um introvertido

Muitos introvertidos crescem sentindo-se fora do lugar. Vivemos em um mundo rápido e barulhento que vê a chatice como uma virtude. Muitos introvertidos se preocupam desde cedo que algo está errado com eles.
Mas ser introvertido é um presente.

O mundo tem necessidade de pessoas que se aprofundam, pensam antes de agir e olham para as coisas de novas maneiras.

O mundo tem um lugar para pessoas que valorizam relacionamentos significativos em vez de apenas conversa fiada sem sentido.

E o mundo está pronto para pessoas pensativas e contemplativas que trazem calma e sabedoria para a mesa.
Essas são características que os introvertidos oferecem. E, precisamente porque o mundo tem tantos extrovertidos, quando você entra nesses traços e os possui, você perceberá que as pessoas o apreciam – e valorizam você.
Por quê? Bem, nós não somos todos iguais, mas dependendo do introvertido, os introvertidos são…

O que é um introvertido?

Há um velho ditado que diz que a pessoa que menos diz é também a mais sábia.

Introvertidos não nascem mais do que ninguém, mas nós temos uma vantagem. Somos construídos para fazer o tipo de contemplação que se transforma em grande percepção ao longo do tempo.

Como prosperar como um introvertido?

Introvertidos podem ser bem sucedidos em qualquer caminhada da vida.

Há introvertidos que são atores e políticos famosos. Há CEOs, pop stars, autores e engenheiros introvertidos. E os introvertidos, como todos, podem encontrar a felicidade no amor, na família, na espiritualidade ou no aprendizado – ou em qualquer coisa que lhes dê um propósito. O que é diferente sobre os introvertidos é o que temos que fazer para aproveitar nossos talentos e prosperar:

Temos que trabalhar com nossa introversão em vez de lutar contra ela.

Isso pode significar recusar convites sociais. Pode significar focar nos amigos que você mais valoriza, em vez de tentar ser tudo para todos. Pode significar encontrar uma maneira de obter mais solidão no trabalho – especialmente em um escritório aberto.

E, mais importante, pode significar confiar em seu instinto sobre o que você realmente precisa para ser feliz. Depois disso, você deixará de se sentir esgotado ou incerto – e começará a ver seu gênio a fluir.

Traduzido de Introvert, Dear, por Jenn Granemman, autora do livro The Secret Lives of Introverts: Inside Our Hidden World.

Leitura recomendada.

Só recomendo conteúdo de fontes que considero úteis e relevantes.

Quer compreender mais acerca de si mesmo? Temos um e-Book para você!

Para aprender mais sobre ser um introvertido, recomendamos o livro best-seller, The Secret Lives of Introverts: Inside Our Hidden World, da fundadora do site Introvert, Dear, Jenn Granneman.

Baixe já o seu EBOOK GRÁTIS!

A sua introversão traz algum tipo de bloqueio para a sua vida pessoal ou profissional?

Pode também enviar o formulário abaixo com sua questão!