Introvertidos e a bateria de energia – o que mais drena a sua?

INTROVERTIDOS E A BATERIA DE ENERGIA – O QUE MAIS DRENA A SUA?

A forma como ganha e perde energia é a principal característica dos introvertidos. Você sabe de que maneira se comporta a sua?

Os introvertidos se drenam de energia por meio da interação social. Ao contrário dos extrovertidos que são energizados por conversar e interagir com os outros. Em particular, eles não podem gastar muito tempo socializando com as pessoas erradas, ou então eles vão se sentir minados de sua força vital e alegria. Se um introvertido cometer o erro de permitir que sua energia acabe, ele se sentirá como um homem morto andando. Seu humor irritável e frustrado trará conflito para eles no trabalho e em casa, e eles não serão capazes de escapar de sua mentalidade negativa até que se retirem por algum tempo sozinhos.

É importante gerir as interações sociais no sentido de não começar por si sentir exausto horas antes do fim do dia. A quantidade de energia despendida nas nossas interações cotidianas varia e identificar quais os maiores sorvedouros da sua energia introvertida pode dar a você uma base para saber que tipo de estratégias você poderá adotar para gerir a sua eficazmente.

Considerações importantes a respeito de introversão e a energia gasta nas interações sociais

  • A socialização é realmente drenante para todos, eventualmente, de acordo com um estudo recente. Pesquisadores descobriram que depois de três horas após a socialização, os participantes relataram níveis mais altos de fadiga. Surpreendentemente, esses efeitos foram encontrados tanto para os introvertidos quanto os extrovertidos. Isso faz sentido, porque a socialização gasta energia: você precisa falar, ouvir e processar o que está sendo dito, entre outras coisas.
  • A quantidade de energia despendida por interação que apresentamos a seguir não é a mesma para todos os introvertidos. Essa medida irá depender de qual é o seu ponto de conforto dentro do espectro introversão/extroversão. Eysenk, que postulou a teoria de que introvertidos possuem um nível de tolerância reduzido aos estímulos externos, admite que os fatores que causam essa sobreestimulação diferem de uma pessoa para outra.
  • Os introvertidos que são PAS(pessoas altamente sensíveis), serão possivelmente menos tolerantes em termos de perca de energia, uma vez que eles são mais suscetíveis à sobrecargas de estimulação sensorial. Eles gastam muita energia simplesmente para poder processar as impressões sensoriais que recebem.
Além da Introversão

Quer compreender mais acerca de si mesmo? Clique no botão e baixe agora mesmo o seu e-Book!

Você já percebeu que algumas circunstâncias e pessoas drenam mais a sua energia do que as outras? Por isso é preciso categorizar os tipos de estimulação e o quanto da nossa energia levará cada uma delas.

Categorizando a estimulação

Para gerir as suas interações é importante que você compreenda os diferentes tipos de interações sociais e de que maneira eles afetam a sua bateria social. Algumas destas interações podem soar como um pesadelo para você, mas outras você dirá algo como: “nossa, eu faria isso com muito mais frequência”. O objetivo aqui é conduzir você para interações que soem mais como a segunda opção.

Com este propósito, eu quero colocar aqui as interações sociais em quatro categorias das mais temidas para as mais desejadas.

Primeira – interações com pessoas desconhecidas

São geralmente as que nós detestamos pois nelas existe muita incerteza e conversas rápidas. É difícil focar em apenas uma pessoa porque há muitas acontecendo ao redor. Claro, estes são os eventos de networking, grandes festas e happy hours para os quais você não está nem de longe animado, mas você estará apto a se engajar neles quando for preciso. Eles são exaustivos e podem levar você a ter que se retirar por dias após. Você pode até nem ficar lá por muito tempo e decidir ir embora na metade. Tolerância: 2-4 horas.

Segunda – caras muito familiares

Isso difere da primeira categoria porque, muito embora sejam muitas pessoas, você conhece ou pelo menos reconhece quase todos eles. Isso ainda é cansativo, mas nem de perto é tão cansativo quanto quebrar a barreira com novos estranhos. Algumas dessas faces podem ser aborrecidas e cansativas, mas outros serão como fonte de conforto e refúgio. Amigos ou não, isso é apenas um monte de estimulação e você ainda se sentirá exausto no final. Isso pode ser a sua festa de aniversário ou uma escapada de fim de semana, onde você escolheu a dedo cada pessoa. Tolerância: 3-5 horas.

Terceira: dia-a-dia

Esta é a categoria variável que pode alcançar todas as quatro categorias. Mas, na maior parte do tempo é simplesmente a quantidade interações que você faz no seu trabalho, escola, comprando coisas, em conversas intermitentes, e encontrando com amigos. Se você parar para conversar com o rapaz do café ou o caixa do supermercado uns poucos minutos por dia, você pode ficar mais cansado do que o de costume, mas você ainda terá que passar por aulas, encontros de trabalho e conversas com o professor. Por vezes você será capaz de manter uma rotina onde nada drena você. Todas estas coisas aparentemente pequenas levam um pouco da energia de sua bateria social. Seu estado de espírito e estado geral de fadiga ou energia também refletem na forma como a vida diária afeta você. Em todo caso, você estará constantemente drenando lentamente. Tolerância: 8-12 horas.

Quarta – pessoas imunes

Todos nós temos pessoas com as quais nos sentimos seguros, com as quais não sentimos perca de energia e com as quais nos sentimos completamente salvos. Para alguns, estas são as suas pessoas significativas. Para outros, será o reduzido grupo dos amigos mais próximos ou familiares. Alguns podem apenas ter uma pessoa nesta categoria! O que faz estas pessoas imunes é um certo limiar de conforto e o fato de que sentimos que aceitam suas tendências introvertidas. Eles parecem entender a nossa natureza e não exigem que sejamos de qualquer outro modo além de nós mesmos. Quer seja eles ou nós, eles não nos drenam. Tolerância quase infinita.

Por isso, é importante perguntar a si mesmo quem se enquadra nessas categorias e que tipo de eventos você esteve se engajando neste momento. Tire um momento para dissecar sua vida e colocar as pessoas onde elas precisam estar para sua própria sanidade. Quando você conhece as quantidades de pessoas e eventos com os quais está lidando, é possível projetar melhor sua vida em torno de conservar sua energia e nunca cultivar o que é considerado irritante de um introvertido.

E você, o que mais drena a sua energia? Deixe aqui o seu comentário!

Vejo você me breve!

Marta Leite

Fonte: Introverts Survival Tactics – How To Make Friends, Be More Social and Be More Comfortable In Any Situation – Patrick King

A sua introversão traz algum tipo de bloqueio para a sua vida pessoal ou profissional?

Eu sou uma Humanistic Professional Coach IHCOS®, e eu ajudo introvertidos, criativos, e pensadores profundos auxiliando-os a conhecerem a si mesmos, desenvolverem autoestima, capitalizarem as suas forças pessoais e aprenderem  a como florescer em uma cultura amplamente extrovertida. Clique aqui para saber mais!

Gosta do nosso conteúdo?

Assine agora e receba mensalmente as atualizações do nosso site!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Nós não negociamos endereços de email! Você poderá sempre cancelar a sua subscrição!

1 reply

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe aqui o seu comentário!