Introvertidos e conflito – o que gera e como cada um deles busca solucionar

Introvertidos e conflito: quais circunstâncias geram conflitos para cada um destes tipos, e qual a é abordagem deles para os solucionar?

Introvertidos e conflito - o que gera e como cada um deles busca solucionar

Introvertidos e conflitos: o nosso tipo de personalidade MBTI® não apenas nos ajuda a identificar onde residem os nossos pontos de conflito, mas também como podemos fazer para lidar com os outros quando os conflitos eventualmente surgem. A ideia aqui é  ajudar os introvertidos a entenderem como é que eles se orientam nas situações de conflito.

Conflito é um termo que descreve vários tipos de interações que a maior parte das pessoas identifica como uma carga de emocional negativa. Ele surge porque alguns elementos essenciais como confiança, crenças, autoridade estão sendo desafiadas, iluminando o problemas e necessidades subjacentes tanto os nossos quanto os de pessoas com quem interagimos.

Aqui vai a lista dos tipos Introvertidos do MBTI® e como cada um deles experiencia e age para solucionas conflitos.

ISTJ – Agindo com responsabilidade e praticidade para solucionar o conflito

Os ISTJ trabalham de forma responsável e organizada para cumprir seus compromissos. Para eles, o conflito é algo que precisa ser solucionado a fim de que possam seguir em frente com a vida. Têm grande capacidade de coletar e armazenar grandes quantidades de informação. Durante situações de conflito, precisam chegar a uma conclusão ou resolução. Às vezes, parecem perplexos com o conflito, em outras vezes – especialmente em relação à questões de autoridade -, reagem com uma intensidade que pode assustar os outros.

ISFJ – Criando um ambiente harmonioso e útil

Os ISFJs trabalham com 3 Cs – cuidado, consideração e cooperação – para desenvolver compreensão do mundo e de seu lugar nele. Como estão conscientes das pessoas e de suas emoções, enxergam o conflito como onipresente. Durante o conflito, trabalham para restabelecer a harmonia, preocupados com os efeitos prejudiciais de longo prazo. Às vezes abrem mão de suas próprias necessidades a fim de agradar os outros, exceto em relação às questões nas quais acreditam firmemente.

INFJ – Desenvolvendo insights em busca de harmonia

Os INFJs enxergam a vida como uma série de oportunidades para o desenvolvimento e crescimento pessoal. A empatia natural assegura que suas antenas estão sempre sintonizadas com situações de conflito. Os outros reconhecem sua compaixão e valorizam a sua sinceridade. Em situações de conflito, aproveitam seus insights sobre como os outros atuam, trabalhando em prol da harmonia e garantindo que ninguém tenha consequências desagradáveis no longo prazo. Às vezes, o foco no que pode ser um resultado “bom” para todos pode levá-los a ignorar detalhes importantes.

INTJ – Mapeando o caminho para um futuro mais radiante 

Os INTJs pensam em totalidades e interrelacionam as questões a fim de ter uma visão clara sobre as possibilidades futuras. Para eles, o conflito é algo que precisa ser solucionado para que possam seguir em frente com a vida. Como criadores de Maps em vez de leitores de mapas, estão em uma jornada contínua de autodescoberta e realização. Às vezes, parecem perplexos com o conflito, e em outras vezes – especialmente em relação às questões de autoridade ou questões que os deixam com incerteza emocional -, reagem com uma intensidade que pode assustar os outros, principalmente porque raramente é expressa.

Conheça o seu Tipo de Personalidade através do instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II e descubra as carreiras que mais combinam com e você, aumentando assim as suas chances de realização e sucesso profissional!

ISTP – Agindo a partir de uma análise oportuna e objetiva

Os ISTPs observam cuidadosamente o que está acontecendo no mundo antes de agir de forma eficiente para conseguir o resultado máximo sem desperdício de esforços. Para eles, o conflito não é pessoal, e eles ficam muitas v vezes espantados com a emocionalidade dos outros ao lidar com o conflito. Como a eficiência é muito im portante para eles, às vezes consideram o conflito um desperdício de tempo. Embora ajam naturalmente como críticos objetivos, podem envolver-se em um conflito quando os outros fazem críticas objetivas ao seu julgamento e capacidade.

ISFP – Nutrindo realizadades presentes e valores internos

Os ISFPs procuram viver de uma maneira que reflita seus valores internos. Na opinião deles, o conflito é uma parte natural e indesejada da vida. Precisam de tempo para viver o momento e demonstrar sua preocupação com os outros de forma compassiva. É importante que sejam incluídos e ouvidos durante todo o processo de exploração de um conflito que os afeta. Um conflito que afeta um dos seus valores fundamentais os mobilizará e, muitas vezes, leva os outros a acreditar que eles não estão agindo como eles são de verdade.

INFP – Equilibrando valores internos com harmonia interna

Os INFPs buscam meios para promover o crescimento pessoal e evolução interior para si mesmos e para os outros. Veem as situações de conflito como uma parte natural (apesar de, às vezes, desagradável) da vida. Suas antenas captam rapidamente quaisquer divergências entre as pessoas e estão, muitas vezes, conscientes das dinâmicas humana em jogo. Promovem e incentivam o diálogo, pois o bem-estar emocional de todos é importante para eles, e usam suas energias criativas para encorajar os outros a encontrar o melhor caminho a seguir.

INTP – Desenvolvendo princípios subjacentes para encontrar clareza

Os INTPs são solucionares independentes de que fazem perguntas difíceis que os ajudem a compreender os princípios subjacentes em jogo. Para eles, o conflito muitas vezes surge quando estes princípios estão fora de sincronia, ou quando seus conhecimentos e experiência estão sendo questionados. De mente rápida, os duelos verbais e debates internos são coisas naturais para eles. Embora algumas pessoas sintam que suas críticas objetivas são duras, os INTPs as consideram justas porque seriam igualmente críticas de si mesmos. Às vezes ficam abalados pelas emoções, sejam as suas próprias ou as de outra pessoa, e acreditam que é melhor abordar o conflito de maneira lógica.

Introvertidos e conflito - o que gera e como cada um deles busca solucionar

Fonte: Introdução à Teoria dos Tipos Psicológicos e Conflito – Damian Kellen e Danica Murphy, CPP Inc, 2011

SOBRE A AUTORA

Eu sou Marta LeiteHumanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.

Clique aqui para saber mais …

MBTI® e MYERS-BRIGGS TYPE INDICATOR® são marcas registradas, da MBTI® Trust, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Assim sendo, esta ferramenta é restrita ao uso por profissionais qualificados por empresa certificadora autorizada e reconhecida pelo detentor da marca. Nós usamos o Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator® fornecido pela FELLIPELLI – Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional Ltda.

Quer compreender mais acerca de si mesmo?

Clique aqui para baixar GRATUITAMENTE  agora mesmo o seu e-Book!

Gostou do que você está lendo? Assine aqui a nossa newsletter exclusiva.

Não enviamos spams.