Por que introvertidos intuitivos precisam de trabalho significativo?

Os introvertidos intuitivos precisam de um trabalho que represente mais do que um cheque ao final do mês.

Por que introvertidos intuitivos precisam de trabalho significativo

Se você já sonhou em mais do que apenas ganhar um salário – e ao invés disso embarcar no chamado de sua vida – você está longe de estar sozinho. Isso porque muitos introvertidos, especialmente os introvertidos intuitivos, têm uma forte necessidade de um trabalho significativo, intrinsecamente gratificante, que lhes permite agir de maneira autêntica.

Naturalmente, muitos extrovertidos também desejam um trabalho significativo. No entanto, para os introvertidos, esse sentimento costuma ser ainda mais intenso. É provável que os introvertidos sejam mais sensíveis ao neurotransmissor dopaminérgico do que os extrovertidos. Como resultado, eles simplesmente não anseiam pelas mesmas coisas que os extrovertidos perseguem, como popularidade, dinheiro e status. Claro, eles também querem um bom salário e gostariam de receber essa promoção, mas os introvertidos tendem a não buscar essas coisas por si mesmas.

O que piora as coisas é que outras pessoas podem não entender a necessidade de autenticidade do introvertido no trabalho. Isso pode levar amigos bem-intencionados ou membros da família a pressioná-los a seguir o caminho mais rápido ou mais tradicional para o sucesso financeiro. (“Por que você não se torna um advogado como seu pai?”) Mais uma vez, introvertidos são deixados se sentindo sozinhos, isolados e incompreendidos.

Que papel o tipo de personalidade desempenha na necessidade introvertida de trabalho significativo e como os introvertidos podem descobrir a autenticidade no trabalho? Vamos olhar mais de perto.

O papel do tipo de personalidade

A necessidade de trabalho significativo tende a ser especialmente forte entre os indivíduos que se identificam como um dos quatro tipos introvertidos intuitivos de personalidade no sistema Myers-Briggs®, ou seja, um INFJ , INFP , INTJ ou INTP .

Os introvertidos intuitivos têm uma necessidade inata de identificar e manter firme suas próprias preferências e convicções. Eles estão cautelosos em “vender sua alma” apenas por causa de um salário, explica o  escritor e blogueiro do Personality Junkie , Dr. AJ Drenth.

Isso não quer dizer que os ISFJsISFPsISTJs e ISTPs (os introvertidos “sensoriais”) não querem que seus trabalhos sejam significativos também. Introvertidos Perceptivos ou Sensoriais também querem fazer algo que importe – e os tipos SJ querem saber que estão obtendo resultados. A principal diferença é que os perceptivos não têm a mesma necessidade de autenticidade em comparação com os intuitivos, de acordo com o Dr. Drenth.

Naturalmente, quando se trata do tipo de personalidade, tenha sempre em mente que um sistema como o Indicador de Tipo Myers-Briggs descreve apenas as características gerais de uma pessoa, então as coisas podem ser diferentes para você, dependendo de suas circunstâncias. Você pode ser um INFJ que está completamente satisfeito com seu trabalho tradicional de 9-5 porque vê como seu trabalho de rotina ajuda a promover uma causa maior. Ou talvez você seja um ISFP que se sente sufocado em sua carreira e sonha com um trabalho que lhe permite perseguir seus próprios interesses criativos. O tipo de personalidade é apenas um fator para explicar por que algumas pessoas anseiam por um trabalho significativo.

O texto continua depois do anúncio

Conheça o seu Tipo de Personalidade através do instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II e descubra as carreiras que mais combinam com e você, aumentando assim as suas chances de realização e sucesso profissional!

Olhe para dentro para encontrar a direção

Encontrar a carreira certa pode ser um processo difícil e demorado para introvertidos intuitivos. Não é incomum para eles escolherem um, se estabelecerem, depois mudarem de ideia e decidirem que não era o caminho certo para eles, afinal. Muitas vezes, esse ciclo se repete muitas vezes antes de encontrarem seu chamado.

Especialmente em tenra idade, introvertidos intuitivos tendem a sentir que precisam descobrir exatamente o que é que eles têm para oferecer ao mundo antes que possam escolher uma carreira significativa. Como introvertidos, eles se voltam para dentro, confiando em si mesmos e em suas convicções mais do que confiam no mundo externo.

Eles vêem o autoconhecimento como um pré-requisito para a ação autêntica“, escreve Dr. Drenth em seu eBook, My True Type . “Sem um mapa adequado de si mesmos, eles se sentem perdidos e sem objetivo. Para eles, as circunstâncias externas são muito menos importantes do que a autocompreensão e a autodireção ”.

Mas, uma vez que tenham um forte senso de quem são e do que deveriam estar fazendo, sentem que podem ser felizes em quase qualquer lugar.

Extrovertidos, por outro lado, tendem a olhar para o mundo externo em busca de inspiração e direção. Muitos deles estão naturalmente mais preocupados em se adequar ou acompanhar o que os outros estão fazendo. Como resultado, os extrovertidos geralmente são mais rápidos na escolha de um plano de carreira – e podem ser mais rápidos para alcançar certos marcos financeiros.

O autoconhecimento leva tempo

Se você é um introvertido intuitivo, sabe o lado ruim de tentar descobrir quem você é – isso pode levar muito tempo. Definir claramente a si mesmo e seu plano de carreira pode parecer tropeçar no escuro ou atirar em um alvo em constante movimento.

Eventualmente, muitos introvertidos sentem-se forçados a fazer certas escolhas ou a se contentar com um trabalho que está longe do ideal.

Eles podem experimentar uma espécie de vida dividida composta de seu “dia de trabalho”, por um lado, e suas verdadeiras paixões por outro. Essa situação é comum e muitas vezes inevitável, mas ainda é extremamente frustrante para os introvertidos intuitivos que querem que seu eu interior seja refletido com precisão externamente, onde possa ser visto, apreciado e validado por outros.

Sem essa validação externa, os introvertidos intuitivos podem sentir-se incompletos, sendo incapazes de reconciliar seu eu interior com a persona que mostram ao mundo.

Ideias de carreiras significativas para introvertidos

Então, o que é para um introvertido intuitivo fazer?

Infelizmente, não há uma resposta rápida ou mesmo um caminho definido para o sucesso. Mas se você está procurando sua vocação, uma solução é considerar uma carreira criativa ou empreendedora que lhe dê muita independência. Muitos introvertidos prosperam em cargos que envolvem escrita, música, design, tecnologia, treinamento ou consultoria – na verdade, qualquer coisa que lhes permita compartilhar seu mundo interior e interagir de maneira significativa com os outros.

Você busca clareza para escolher uma carreira que ressoe com quem você é e tem encontrado dificuldades para isso?

Conheça o Vocação e Personalidade, uma percurso de mentoria que lhe ajudará a alcançar o sucesso na carreira. Esta mentoria conduzirá você através de um processo passo a passo para descobrir como suas preferências de personalidade se vinculam à sua maneira natural de trabalhar, identificar áreas potenciais de crescimento e desenvolvimento, explorar sua combinação exclusiva de atributos pessoais e usar isso como uma possibilidade para moldar sua carreira. Clique aqui para saber mais!

Este artigo é original de Jenn Granneman do Introvert, Dear.

Foto de Avi Richards no Unsplash

SOBRE A AUTORA

Eu sou Marta LeiteHumanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.

Clique aqui para saber mais …

MBTI® e MYERS-BRIGGS TYPE INDICATOR® são marcas registradas, da MBTI® Trust, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Assim sendo, esta ferramenta é restrita ao uso por profissionais qualificados por empresa certificadora autorizada e reconhecida pelo detentor da marca. Nós usamos o Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator® fornecido pela FELLIPELLI – Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional Ltda.

Quer compreender mais acerca de si mesmo?

Clique no botão para baixar GRATUITAMENTE  agora mesmo o seu e-Book!

Gostou do que você está lendo? Assine aqui a nossa newsletter exclusiva.

Não enviamos spams.