Quais são as melhores ocupações para o tipo de personalidade INFJ?

Muitas vezes referidos na ferramenta MBTI® como conselheiros ou idealistas, sua natureza empática e ponderada é vista como altruísta e perspicaz. As carreiras para o INFJ devem aproveitar ao máximo esses pontos fortes.

Quais são as melhores ocupações para o tipo de personalidade INFJ?

A personalidade do INFJ é caracterizada como um conselheiro – alguém que é consciencioso, intuitivo, empático e criativo. Ter a preferência pelo Tipo de Personalidade INFJ do MBTI® significa que seu tipo de personalidade é refletido nessas quatro qualidades: Introvertido, Intuitivo, Sentimento e Julgamento. O conselho de carreira para o INFJ incentiva a busca de carreiras em saúde, educação, assistência social, recursos humanos, clero e artes.

O que é um INFJ?

Myers-Briggs categoriza 16 tipos de personalidades. INFJs representam apenas 1-3% da população em geral, tornando-se o tipo de personalidade mais rara. Eles são indivíduos tranquilos e reservados, preferindo ter alguns amigos íntimos em vez de um amplo círculo de conhecidos. Os INFJs valorizam sua privacidade e são sensíveis, orientados para objetivos e perfeccionistas. Muitas vezes referidos em testes MBTI como conselheiros ou idealistas, sua natureza empática e ponderada é vista como altruísta e perspicaz. As carreiras para o INFJ devem aproveitar ao máximo esses pontos fortes.

Já conhece o seu tipo MBTI? Se não, clique aqui para saber mais!

Como são os INFJs no local de trabalho?

INFJs são trabalhadores de bastidores. Carreiras para INFJs geralmente combinam bem com carreiras para introvertidos. Embora tranquilos, eles são trabalhadores dedicados e com princípios que podem ser chamados para assumir a liderança e executar projetos complexos. Eles desfrutam de ambientes de trabalho pacíficos, onde têm tempo e espaço para desenvolver plenamente suas ideias e elaborar planos. Eles devem favorecer escolhas de carreira que os direcionem para causas significativas, baseadas na humanidade, que contribuam para o bem-estar dos outros. INFJs são mais propensos a gerenciar uma equipe grande e ter salários acima da média. Há muitas carreiras adequadas para INFJs na economia atual.

Conselho de carreira para o INFJ

O INFJ deve seguir os tipos de carreiras que aproveitam ao máximo seus pontos fortes. Isso poderia ser pesquisando em um ambiente de laboratório silencioso, escrevendo na privacidade de suas casas ou reunindo pacientes em um escritório particular. As melhores carreiras para o INFJ colocam a intuição, a empatia e o altruísmo em bom uso. Os trabalhos que o INFJ deve evitar incluem campos competitivos que são orientados por resultados, com pouca preocupação para o mundo em geral. Empregos em marketing, publicidade, vendas, TI e atendimento ao cliente podem ser escolhas de carreira pobres para INFJs. Aqui estão alguns dos melhores trabalhos para INFJs.

1. Conselheiro

Os conselheiros ajudam indivíduos, casais, famílias e grupos de pessoas a lidar com questões que afetam sua saúde mental e bem-estar. Os INFJs empáticos trabalham como conselheiros em diversos ambientes, incluindo centros de abuso, hospitais, governos, escolas e consultórios particulares. Conselheiros relatam altas taxas de satisfação no trabalho quando eles conduzem com sucesso seus pacientes em direção a escolhas positivas.

2. Psicólogo

Psicologia é um ajuste natural para um tipo de personalidade INFJ. Todos os atributos desse tipo são úteis para estudar e avaliar o comportamento humano. Quer trabalhem em laboratório, realizem pesquisas clínicas ou realizem uma prática de terapia privada, os INFJs descobrirão que sua empatia e consideração atenderão a eles em muitos ramos da profissão de psicologia.

3. Cientista

Uma carreira como cientista pode ser uma excelente escolha para um INFJ. Esse tipo de personalidade prospera em ambientes de trabalho pacíficos, como um laboratório. O INFJ também desfruta do desafio intelectual de uma carreira nas ciências naturais. Exemplos de bons empregos baseados na ciência para um INFJ incluem químico e cientista ambiental.

4. Designer

INFJs artísticos podem achar que o design gráfico é uma carreira ideal. Entre layout, cor, texto e até mesmo subtexto, o designer gráfico INFJ tem uma tremenda influência sobre a estética do produto final. Eles encontram grande satisfação em se conectar com seu público através de seu trabalho.

Conheça o seu Tipo de Personalidade através do instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II e descubra as carreiras que mais combinam com e você, aumentando assim as suas chances de realização e sucesso profissional!

5. Escritor

INFJs frequentemente buscam carreiras criativas uma vez que eles são comunicadores elegantes. Eles podem escrever qualquer coisa, desde roteiros e blogs populares até contos e romances. Os INFJs são espertos e trazem inteligência e interesse para qualquer comunicação que tenham em mãos.

6. Recursos Humanos

Diversos traços de personalidade do INFJ tornam o trabalho em recursos humanos um ótimo ajuste. Especialistas e generalistas em recursos humanos são treinados para realizar tarefas de planejamento e contratação administrativa. Eles são organizados e altamente dedicados, e orientam empaticamente novos funcionários através de benefícios e compensações complicadas. Eles também têm a tarefa crucial e detalhada de cumprir todos os regulamentos de RH locais, estaduais e federais.

7. Bibliotecário

As bibliotecas são o lar de recursos eletrônicos avançados e registros digitais, e bibliotecários qualificados são treinados para encontrar exatamente o que os clientes precisam. Ser bibliotecário proporcionaria um ambiente de trabalho silencioso para um INFJ. Essa carreira também permite múltiplas oportunidades para o alcance da comunidade, o que agrada a natureza útil e engenhosa do INFJ.

8. Professor

O INFJs ama quebrar problemas complexos, e os professores devem ser capazes de tornar assuntos complicados facilmente digeríveis para seus alunos. As tarefas de um professor podem incluir aulas de planejamento, avaliação de alunos, publicação de pesquisa originais e atendimento às políticas acadêmicas e administrativas.

9. Advocacia sem fins lucrativos

Colocar sua paixão por trás de uma causa na qual eles acreditam pode ser um poderoso apelo para os INFJs. Milhares de organizações e agências existem para melhorar o bem comum através de esforços beneficentes, educacionais, científicos, religiosos e humanitários.

SOBRE A AUTORA

Eu sou Marta LeiteHumanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.

Clique aqui para saber mais …

MBTI® e MYERS-BRIGGS TYPE INDICATOR® são marcas registradas, da MBTI® Trust, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Assim sendo, esta ferramenta é restrita ao uso por profissionais qualificados por empresa certificadora autorizada e reconhecida pelo detentor da marca. Nós usamos o Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator® fornecido pela FELLIPELLI – Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional Ltda.

Gostou do que você está lendo? Assine aqui a nossa newsletter exclusiva.

Não enviamos spams.