Melhores trabalhos para introvertidos: 56 carreiras baseadas nos quatro tipos principais

Existem bons empregos para introvertidos, e muitas vezes podem ser descobertos reconhecendo que não existe apenas um tipo de introvertido, e sim, quatro: ansioso, contemplativo, social e contido. Confira uma lista de 56 sugestões profissionais que podem lhe ajudar a escolher a sua.

Melhores trabalhos para introvertidos: 56 Carreiras baseadas em quatro tipos principais

É por esse motivo que os melhores trabalhos para introvertidos nem sempre são fáceis de identificar: introversão é um espectro de traços de personalidade, não apenas uma única característica. Todo mundo é introvertido de alguma forma – pelo menos em um pequeno grau. Por isso, os estereótipos populares sobre introvertidos às vezes são enganadores, mesmo que sejam precisas para muitas pessoas.

Hoje em dia, é bastante fácil controlar o seu tipo de personalidade através de questionários on-line ou avaliações mais extensas, como o Indicador de tipo Myers Briggs. Os resultados de tais testes podem oferecer indícios de seus pontos fortes individuais, mas eles não podem necessariamente dar-lhe respostas firmes sobre o trabalho a seguir. E eles correm o risco de inspirar você a se definir por eles, o que pode limitar sua perspectiva e privá-lo de boas oportunidades. A verdade é que nenhuma avaliação de personalidade pode ser perfeita, especialmente porque os seres humanos crescem e mudam.

Ainda assim, é possível juntar uma lista de algumas das melhores carreiras para introvertidos. Basta uma boa compreensão dos vários traços que compõem o espectro de introversão. Por exemplo, alguns dos traços e preferências mais comuns dos introvertidos incluem:

  • Estar sozinho ou com poucas pessoas
  • Tirar energia de dentro, em vez de estímulos externos
  • Necessitar de muito espaço pessoal e “tempo de inatividade”
  • Ouvir e observar mais do que falar
  • Esperar que outras pessoas as abordem em situações sociais versus iniciar contato
  • Aproveitar o tempo extra para pensar antes de falar ou agir
  • Expressar um comportamento calmo, silencioso e reflexivo
  • Aprender profundamente sobre alguns tópicos em vez de superficialmente sobre muitos
  • Ter a liberdade de trabalhar de forma independente, com pouca ou nenhuma supervisão
  • Raramente envolvido em auto-promoção
  • Subjugar sua demonstração externa de emoções
  • Ter contato limitado com o público

É importante notar que cada introvertido é diferente e não exibirá necessariamente todas as preferências e traços de personalidade listados acima. Além disso, a introversão não é uma desordem mental. E não se limita aos humanos. Quase todas as espécies na Terra têm introvertidos e extrovertidos, incluindo moscas da fruta. *

Então, mesmo que nossa sociedade – em grande medida – tenha sido criada para que os extrovertidos prosperem mais facilmente, seria tolo ignorar as contribuições de milhões e milhões de pessoas que se enquadram no espectro da introversão. Existem bons empregos para introvertidos, e muitas vezes podem ser descobertos reconhecendo que não existe apenas um tipo de introvertido. Na verdade, de acordo com uma escola moderna de pensamento, os introvertidos tendem a cair dentro de um dos quatro tipos principais.

Isso ajuda a complementar todas as sugestões que você recebe de conselheiros de orientação ou livros com outras ideias com base nos tipos de introversão que mais se correspondem com quem você é. (Tenha em mente que muitos introvertidos têm uma mistura de traços de cada tipo principal, mesmo que traços de um tipo tendem a dominar sua personalidade). Por exemplo, confira os trabalhos introvertidos listados em cada uma das seguintes categorias:

  • Introversão Social
  • Introversão Contemplativa
  • Introversão Ansiosa
  • Introversão Contida

Você sabe se é um introvertido? Clique aqui e saiba mais introversão e fazer um teste!

Empregos Para Introvertido Social

O termo introvertido social soa como um nome incorreto, não é? Afinal, muitos introvertidos preferem evitar situações sociais. Mas, por mais engraçado que pareça, esse termo é realmente destinado a descrever essas pessoas. Os introvertidos sociais preferem a solidão. Eles preferem ficar sozinhos ou fazerem parte de um grupo pequeno em vez de estarem em torno de muitas outras pessoas.

No entanto, é importante entender que os introvertidos nesta categoria não são tímidos. Ou seja, eles não experimentam muita, se alguma, ansiedade em ambientes sociais. Eles simplesmente preferem situações em que eles têm que interagir com o menor número possível de pessoas.

Mesmo assim, os introvertidos sociais são frequentemente conhecidos por sua lealdade. E eles tendem a ser bons para entender seus limites e desenvolver relacionamentos significativos com as pessoas que se tornam parte de seus pequenos círculos. Isso é parcialmente por que, quando se trata de boas carreiras para introvertidos, as pessoas que se enquadram nesta categoria podem ter o maior número de possibilidades para escolher.

Se você acha que pode ser um introvertido social, então é especialmente importante prestar atenção ao seu potencial ambiente de trabalho. Muitos introvertidos sociais acham que trabalhar de casa alinha com suas personalidades. E muitos outros tentam evitar configurações que estão lotadas, barulhentas, cheias de interrupções ou não oferecem muita privacidade. Muitos desses fatores dependerão menos de sua carreira específica e mais sobre seu empregador específico.

Dito isto, muitas ocupações oferecem chances de realizar um trabalho satisfatório sem estar em torno de muitas pessoas. Eles incluem muitas carreiras nos negócios especializados, bem como outras vocações interessantes. Por exemplo, aqui estão algumas escolhas de carreira potencialmente boas para introvertidos nesta categoria:

1. Administrador do banco de dados
2. Chef de cozinha
3. Técnico em engenharia elétrica ou eletrônica
4. Desenhista industrial
5. Engenharia civil arquitetônica
6. Encanador
7. Mergulhador profissional
8. Mecânico de máquinas industriais
9. Mecânico de equipamentos pesados
10. Investigador privado
11. Mecânica de manutenção em refrigeração

12. Intérprete ou tradutor
13. Carpinteiro
14. Motorista de caminhão-reboque
15. Mecânico de motor de barco
16. Soldador
17. Técnico de laboratório dentário
18. Mecânico de motocicleta
19. Mecânico de motores pequenos
20. Treinador de animais
21. Padeiro

Carreiras Para Introvertido Contemplativo ou Pensamento

melhores trabalhos para introvertidosMesmo que eles não necessariamente saiam fora de seu caminho para se engajar em oportunidades sociais, os introvertidos contemplativos não se importam em estar com outras pessoas. Ao contrário dos introvertidos sociais, sua energia não é drenada pelas interações sociais. Mas eles tendem a ser muito pensativos e introspectivos. Como resultado, eles costumam passar muito tempo usando sua imaginação e auto-refletindo.

Graças às suas ricas vidas internas, os introvertidos contemplativos são frequentemente muito criativos. Muitas vezes, eles são capazes de pensar fora da caixa, reconhecem o quadro todo e sintetizam ideias variadas em inovações. Além disso, muitos deles são conhecidos por serem bons ouvintes e mostrarem respeito pelas ideias de outras pessoas.

É por isso que campos como engenharia, tecnologia e arte e design estão cheios de ótimos trabalhos para introvertidos na categoria contemplativo. Exemplos incluem ocupações como:

22. Engenharia aeroespacial
23. Engenheiro ambiental
24. Engenharia industrial
25. Engenheiro civil
26. Programador de computador

27. Desenvolvedor web
28. Designer de videogame
29. Designer de moda
30. Designer de interiores
31. Designer gráfico

INTROVERTIDAMENTE

Emprego Para Introvertido Ansioso

Melhores trabalhos para introvertidosComo introvertidos sociais, os introvertidos ansiosos preferem estar sozinhos. No entanto, neste caso, a introversão decorre de uma ansiedade dolorosa ou profundamente sentida sobre como as outras pessoas as percebem. Então, os introvertidos ansiosos são tímidos, se sentem estranhos em situações sociais e tendem a se preocupar com o que já aconteceu ou com o que pode dar errado no futuro.

Algumas pessoas são prejudicadas pela ansiedade social. No entanto, introvertidos nesta categoria frequentemente têm algumas habilidades comercializáveis ​​que os tornam adequados para carreiras que exigem atenção intensa aos detalhes. Afinal, sua ansiedade lhes dá muita prática ao imaginar – e planejar – os cenários do pior caso. Assim, muitos deles são capazes de desenvolver foco semelhante a laser em detalhes importantes.

Como resultado, alguns dos principais trabalhos para introvertidos na categoria ansiosa envolvem a realização de trabalhos críticos que são muito detalhados ou que contribuem para manter as pessoas seguras. Por exemplo, considere as seguintes profissões que muitas vezes permitem que os introvertidos ansiosos usem suas forças enquanto trabalham sozinhos – ou com apenas algumas outras pessoas – por partes significativas de seus dias:

32. Estatístico
33. Piloto comercial
34. Escritor técnico
35. Contador ou auditor
36. Técnico de laboratório médico ou tecnólogo

37. Mecânico de aeronaves
38. Técnico de engenharia de áudio
39. Auto mecânica
40. Editor

Trabalhos Para Introvertido Contido ou Inibido

Melhores trabalhos para introvertidosIntrovertidos que fazem parte desta categoria frequentemente parecem muito reservados e descontraídos. Muitas vezes, fazem as coisas mais lentamente do que outras pessoas e não reagem imediatamente quando lhes são apresentadas oportunidades de falar, tomar decisões ou agir. Na verdade, os introvertidos inibidos têm uma forte preferência por pensar antes de fazer quase qualquer coisa.

Mas essa natureza reservada geralmente vem com poderes elevados de reflexão e observação, o que faz com que muitos introvertidos inibidos sejam bons para oferecer sabedoria a partir de uma perspectiva do quadro todo. Como resultado, o melhor trabalho para introvertidos desse tipo tende a ser algo que lhes permite ser uma voz de razão.

Introvertidos contidos geralmente não têm medo de ponderar questões difíceis, a fim de encontrar a verdade e chegar ao cerne de grandes desafios. É por isso que muitos deles encontram sucesso e satisfação em áreas como ciência, aconselhamento e outras áreas vocacionais que exigem habilidades de pensamento analíticas e grandes ideias. Por exemplo, muitas vezes são adequados para ocupações como:

41. Físico
42. Astrônomo
43. Geólogo
44. Consultor financeiro pessoal
45. Bioquímico ou biofísico
46. Analista de gestão
47. Microbiologista
48. Analista de pesquisa de mercado ou especialista em marketing

49. Antropólogo ou arqueólogo
50. Cientista de conservação e restauração
51. Escritor ou autor criativo ou não-ficção
52. Biólogo da vida selvagem
53. Conselheiro de carreira ou educação
54. Terapia familiar ou de casal
55. Conselheiro de saúde mental
56. Conselheiro em Adições

Aproveite sua luz interior

Não deixe a introversão mantenha você preso e limitado. Como muitos dos melhores trabalhos para introvertidos provam, sua personalidade pode se tornar seu maior trunfo. Então, se você estiver pronto para avançar sua vida, explore as opções de treinamento próximas que podem ajudá-lo a começar em uma carreira adequada.

“Todo mundo brilha; dada a luz adequada.” — Susan Cain

Traduzido de: Best Jobs for Introverts: 56 Careers Based on Four Main Types

2 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe aqui o seu comentário!

Envie-nos um Email!

Marta Leite
Eu sou Life e Business Coach. Criadora do Programa “Além da Introversão”. Uma introvertida intuitiva – INFJ – dos Tipos Junguianos. Trabalho com introvertidos ajudando-os a lidar com os desafios do traço e a identificar e desenvolver seus potenciais.