MBTI Teorias da Personalidade

Meu Tipo de Personalidade é INFJ. Você sabe qual é o seu?

Meu Tipo de Personalidade é INFJ. Você sabe qual é o seu?
Escrito por Marta Leite
Você já ouviu falar no modelo criado pelo psicólogo Carl Jung que agrupa-nos em função do nosso tipo de personalidade? Se não, saiba mais aqui sobre ele.

Embora cada um de nós seja um espécime único, a verdade é que nós partilhamos com outras pessoas um conjunto de comportamentos que permite nos “agrupar” a partir deles. Estudos feitos pela Psicologia criaram modelos que são usados há bastante tempo e que ajudam na compreensão de quem somos e do que rege os nossos comportamentos. Eles agrupando-nos por características semelhantes do nosso tipo de personalidade.

“Conheça a si mesmo para melhorar a si mesmo.” –Auguste Comte

Um dos modelos mais difundidos é o Modelo de Myers-Briggs®, baseado na teoria descrita no livro Tipos de Personalidade, do psicólogo Carl Jung, de 1921. Segundo esse modelo, determinado grupo de pessoas partilham um padrão comum de comportamentos bem como as motivações para eles. Para mim, esse foi o modelo que mais me descreveu enquanto comportamento. E ele foi a minha base para buscar o meu desenvolvimento pessoal.


Faça aqui um Teste de Personalidade e saiba qual o seu tipo!


Baseado nesta teoria eu sou uma INFJ(do Inglês Introverted Intuitive Feeling and Judging ou Introvertido Intuitivo de Sentimento e Julgamento). Aqui vai uma descrição breve dele:

Tipo de Personalidade INFJ: O Conselheiro, Amante da Beleza e da Sabedoria

Conselheiro é o lado da mentoria que foca em ajudar pessoas a perceber o seu potencial humano. E os INFJs possuem esse incomum desejo em contribuir com o bem estar dos outros e genuinamente apreciam conduzir outras pessoas para uma melhor realização pessoal. INFJs são raros, pouco menos de 1% da população. O que é muito mau, considerando sua utilidade no meio social.

Embora esses conselheiros tendam a ser muito fechados, sensíveis e, assim, líderes que aparecem pouco, eles trabalham intensamente com aqueles próximos a eles, exercendo discretamente sua influência nos bastidores com seus familiares, amigos e colegas.

INFJs vêem duas pessoas em todos. Eles vêem a persona pública, a casca exterior, o que todo mundo vê. Mas a sua forte intuição introvertida proporciona uma sensação mais profunda ou impressão das pessoas, penetrando as aparências e revelando motivos e intenções ocultos . Consequentemente, INFJs muitas vezes sentem que podem ver as pessoas de forma mais clara do que as pessoas podem ver-se.

INFJs também gostam de ouvir música, assistir filmes e televisão, e se engajar com as pessoas. Talvez mais do que qualquer coisa, eles adoram passar o tempo envolvidos em conversas significativas. Falar proporciona aos INFJs a oportunidade de ajudar e iluminar os outros através de seus insights. E por causa de sua loquacidade, INFJs podem, às vezes, ser confundidos com Extrovertidos

Mais sobre INFJs:
  • São os mais raros tipo de personalidade, tornando-se apenas 1-3 por cento da população.
  • Sentem-se como se eles não se encaixassem. Muitos relatam sentir-se como estrangeiros caindo neste mundo vindo de outro planeta.
  • São chamados conselheiros ou protetores.
  • São muitas vezes confundidos com os extrovertidos, porque eles se preocupam tanto com as pessoas. No entanto, eles são verdadeiros introvertidos, que precisam de tempo sozinho para recarregar.
  • Podem ser perfeccionistas.
  • São abstratos, pensadores profundos que gostam de refletir sobre o destino da humanidade e sobre para onde sociedade é dirigida.
  • Amam linguagens, metáforas e simbolismos.
  • Gostam de harmonia, e podem ficar fisicamente doentes quando surge um conflito.
  • São independentes em pensamento e espírito, mas ainda gostam de agradar aos outros.
  • Podem facilmente perceber outras emoções das pessoas, estados de espírito, e motivações.
  • Amam analisar o comportamento das pessoas (incluindo o seu próprio!), E perscrutar o “porquê” por trás das ações, palavras, sentimentos e acontecimentos.
  • São idealistas, preocupados em como a tornar o mundo um lugar melhor. Mas eles não apenas sonham – eles fazem também. Eles têm uma rara combinação de visão e as habilidades necessárias para realizar essas visões.

Muito embora os INFJs partilhem tais características, não quer dizer que todos eles sejam exatamente iguais. E se você tem interesse em se conhecer melhor, seja você um introvertido ou não, busque as informações e os profissionais adequados para isso.


O quanto você sabe sobre si mesmo? Clique aqui para saber sobre a importância de conhecer seu Tipo de Personalidade!


REFERÊNCIAS:

Personality Junkie – persoanlityjunkie.com

Para saber mais sobre O INFJ(em Inglês) – INFJ Personality Type: Lover of Beauty & Wisdom


Sua introversão tem afetado de alguma forma a sua vida, seja nas suas relações, família ou trabalho?

Gostaria de saber mais sobre a introversão e suas características?

Tem dúvidas ou sugestões?

Escreva-me pois eu posso ajudá-lo. Pergunte-me como enviando um email para introvertidamenteblog@gmail.com.


Esse artigo foi útil para você? Se foi, pode ser para outras pessoas também. Curta e compartilhe!

Queremos fazer o melhor para você. Deixe aqui a sua avaliação do nosso conteúdo!

Sobre o autor

Marta Leite

Marta Leite
Eu sou uma mãe, esposa, Life e Business Coach. Cradora do Programa "Além da Introversão". Uma introvertida intuitiva – INFJ - dos Tipos Junguianos. Uma apaixonada, entusiasmada e curiosa pelo Desenvolvimento Humano.

Deixe aqui o seu comentário!

Comentários

%d bloggers like this: