Minicurso Primeiros Passos Para Construir Autoestima

Minicurso Primeiros Passos Para Construir Autoestima

Libertando-se das Limitações Imaginárias

“De todos os julgamentos, o mais importante é o que fazemos sobre nós mesmos.” – Nathaniel Branden –

Segundo o maior especialista em autoestima, psicólogo e escritor, teruma autoestima elevada é sentir-se confiantemente adequado à vida, isto é, competente e merecedor. Ter uma autoestima baixa é sentir-se inadequado à vida, errado, não sobre este ou aquele assunto, mas ERRADO COMO PESSOA.

Autoestima, seja qual for o nível, é uma experiência íntima; reside no cerne do nosso ser. É o que EU penso e sinto sobre mim mesmo, não o que o outro pensa e sente sobre mim. Porém, esta autoavaliação está primeiramente comprometida por pensamentos negativos e autocríticos que inconscientemente nutrimos sobre nós mesmos. Estes pensamentos criam o que podemos chamar de LIMITAÇÕES PERCEBIDAS ou IMAGINÁRIAS. E, são essas limitações imaginárias que lhe geram inseguranças e pensamentos do tipo:

  • Eu sou um perdedor
  • Eu não sou bom o suficiente
  • Eu não sou fisicamente atraente
  • Eu sou inadequado
  • Eu nunca vou conseguir atingir isso

Ser um introvertido significa ter baixa autoestima?

A autoestima é sempre uma questão de grau. Não conheço ninguém que seja totalmente carente de autoestima positiva, nem que seja incapaz de desenvolver autoestima.

Como qualquer um, os introvertidos estão sujeitos a questões com a autoestima, por razões que aqui podemos enumerar:

  • Os introvertidos tendem a ser perfeccionistas. Por melhor que seja o trabalho feito, eles tendem a não reconhecê-lo como tal.
  • Os introvertidos tendem ao ruminar excessivo de pensamentos. Quando estes pensamentos são negativos e indesejáveis, isso pode se tornar perigoso.
  • A sociedade louva os comportamentos mais extrovertidos. E isso pode gerar num introvertido uma sensação de inadequação, incompreensão e não valorização.
  • Alguns introvertidos são particularmente mais autoconscientes sobre falhas percebidas em si próprios. Em contextos específicos como trabalho e relacionamentos essa autoconsciência excessiva pode criar dúvidas paralisantes sobre sua capacidade de lidar ou não com os desafios do cotidiano.

Todos estes motivos citados anteriormente podem expor os mais introvertidos em luta para criar e manter uma autoestima em níveis saudáveis.

O que fazer para construir uma autoestima saudável?

O primeiro passo para o desenvolvimento de uma autoestima saudável é aprender a como substituir os nossos pensamentos autocríticos por pensamentos que nos apoiem e elevem. Aqui neste minicurso você irá aprender a como operam estes pensamentos e como fazer para substituí-los principalmente em momentos de tomar ações importantes para a sua vida.

Caso você se identifica com tudo o que leu aqui, esse curso é para você. Ele está cuidadosamente estruturado para ajudá-lo a desenvolver estratégias internas para lidar com aquele que o primeiro inimigo da sua autoestima: os pensamentos autocríticos e negativos que você tem sobre si mesmo. Ele lhe dará ferramentas e técnicas e tudo o que você precisa fazer é trabalhar e aplicar suas lições.

Conteúdo e Metodologia

Fazer o trabalho = colher os benefícios

Vou manter as coisas simples neste curso.

Divido em quatro partes você receberá algumas medidas de ação a serem tomadas. Em cada uma delas você terá acesso ao conteúdo teórico e prático em vídeo e em um Workbook de exercícios para fazer.

Cada uma das lições deste minicurso está organizada da seguinte forma:

Na primeira parte você irá conhecer de onde vem a nossa voz interna crítica e quais os temas mais presentes na sua própria. Avaliará também as consequências negativas futuras de manter os padrões de pensamentos que vem tendo até hoje. Entendendo como ela funciona, você saberá quais os problemas que ela causa e o como você precisa trabalhar especificamente nisso no seu dia-a-dia

Na segunda parte você terá um workbook com tarefas para praticar. Você deve fazer os exercícios nas planilhas deste curso para obter o benefício total. Sim, basta ver os vídeos e ler as informações aqui que isso pode ajudar e inspirar você a fazer uma mudança. Mas, você deve se conhecer melhor para saber o que você precisa trabalhar especificamente. Você precisa saber onde você deve colocar sua energia e você precisa saber disso para se tornar mais consciente de suas próprias dificuldades e de onde elas decorrem.

Então, faça os exercícios e preencha as planilhas neste curso. Não é muito trabalho extra, mas é de fundamental importância fazê-lo, e isso o ajudará para o resto de sua vida a criar e manter sua autoestima em alto nível. Faça isso por você mesmo.

Pronto para começar a construir autoestima?

Aqui estão os benefícios que você obterá …

Então, o minicurso PRIMEIROS PASSOS PARA CONSTRUIR AUTOESTIMAé um minicurso em 4 lições. E isso irá ajudá-lo a construir sua própria caixa de ferramentas itens para lidar com as suas limitações mentais percebidas que você carregará consigo para o resto de sua vida (não importa o que aconteça).

Agora, deixe-me ser mais específica. As mudanças positivas mais importantes que este curso irá ajudá-lo a fazer são…

  • Poder de Decisão

    Parar de se sentir mal ou negativo sobre você e começar a sentir-se bem consigo mesmo e mais feliz por dentro.

  • Clareza

    Responder e questionar o seu próprio crítico interno, parando-o antes que ele possa prejudicá-lo e sua vida ainda mais e, em seguida, substituí-lo por hábitos de pensamentos mais saudáveis.

  • Confiança

    Vencer os seus próprios pensamentos prejudiciais autocríticos e limitadores de sua própria autoestima a partir da forma como você olha, pensa e como quer viver a sua vida.

O que exploraremos nestes quatro módulos

Aqui vamos explorar durante essas 4 lições e trabalhos para eliminar as nossas limitações imaginárias:

  • Primeira Parte

    Seu Crítico Interno e Como Desarmá-lo

  • Segunda Parte

    Como nasce o seu crítico interno?

  • Terceira Parte

    Dialogando com seu crítico interno: 2 técnicas essenciais

  • Quarta Parte

    Prevenindo Prejuízos Futuros do Seu Crítico Interno

Bibliografia

Quinton, Kathleen. Question Your Thoughts, Empower Your Life – Release Your Negativity And live the Life of Your Dreams. 

Dewolf K. A. Insecurity – Stop Being Insecure And Develop Your Confidence And Self Esteem Today.

Preston, David Laurence. 365 Steps For Self Confidence – A Complete Programme For Personal Transformation – In Just a Few Minutes A Day.

Branden, Nathaniel. Auto-estima: Como Aprender a Gostar de Si Mesmo.

Comentários e sugestões, envie-nos através do formulário abaixo!

Pronto para começar a construir autoestima?

Gosta do nosso conteúdo?

Assine agora e receba mensalmente as atualizações do nosso site!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Nós não negociamos endereços de email! Você poderá sempre cancelar a sua subscrição!

Eu sou Marta Leite, mãe, esposa, Humanistic Professional Coach – IHCOS®, produtora e facilitadora de conteúdos de desenvolvimento pessoal para introvertidos e personalidades sutis. CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou uma introvertida intuitiva de Carl Jung, uma INFJ do sistema Myers-Briggs e uma Idealista do sistema de personalidades Keirsey.