Mostrando suas forças silenciosas no trabalho

Mostrando suas forças silenciosas no trabalho

Para nós, é desconfortável “vender a nós mesmos”, mas temos outras qualidades de caráter que nos ajudam e refletem nossas forças no ambiente de trabalho.

Se existe um local onde as diferenças entre introvertidos e extrovertidos mais e evidenciam é o ambiente de trabalho. Como pessoas introvertidas, nossas habilidades não são as mesmas de nossos colegas extrovertidos que se destacam em exibições exuberantes de autopromoção. Para nós, é desconfortável “vender a nós mesmos”, e além disso, temos outras qualidades de caráter que nos ajudam e refletem nossas forças, mas de maneiras autênticas.

 

Por exemplo, em um contexto corporativo, aprender a linguagem da assertividade é extremamente vital para que possamos refletir com sucesso nossos pontos fortes e, assim, obter o reconhecimento e os benefícios que precisamos e desejamos (por exemplo, aumentos salariais, experiências de trabalho mais agradáveis, valorização).

 

Então, como você pode expressar seus pontos fortes ao máximo potencial em seu ambiente de trabalho? Como você pode mostrar aos seus colegas e empregadores que você é valioso e tem muito a oferecer? Como você pode irradiar força quieta sem ser um colaborador invisível?  Aqui, vamos explorar exatamente como você pode realizar esses objetivos corporativos.

1. Conheça seus pontos fortes

Há uma razão pela qual o velho ditado “conhece a ti mesmo” é tão popular. Ao saber quem somos no fundo e no que nos destacamos, temos uma imensa fonte de poder em nossas vidas. Como introvertidos, nós desde cedo sentimos uma grande necessidade de nos definir. E, como parte desse processo de auto-definição, conhecendo os nossos pontos fortes, saberemos o que buscar na vida e como contribuir com sucesso para qualquer situação de trabalho. 

 

Uma vez que você conheça os seus pontos fortes de dentro para fora, você será capaz de se concentrar em tarefas e áreas da sua vida profissional em que você se destaca. Isso ajudará você a fazer movimentos sábios na carreira, refletindo sua força ao máximo.

2. Conheça seus valores

  • Por que você faz o que faz?
  • Por que você quer o que quer?
  • O que impulsiona e motiva você?

Conhecer seus valores mais profundos ajudará você a permanecer fiel a si mesmo, enquanto incute em você a coragem de buscar aquilo que lhe dá sentido. Quando você vive fiel aos seus valores e tenta refletir isso em sua vida cotidiana, isso cria integridade, honestidade, sinceridade e calorosidade – qualidades para as quais os outros gravitam naturalmente.

3. Conheça suas necessidades e desejos

  • Você sabe quais são as suas necessidades básicas de vida?
  • Você sabe quais são as suas necessidades no ambiente de trabalho?
  • Você sabe quais são as suas necessidades como um introvertido?

O psicólogo Abraham Maslow – responsável pela popular “Hierarquia das Necessidades de Maslow” – propôs que existem na verdade cinco níveis de necessidades humanas básicas que, se não forem cumpridas, nos privam de nosso verdadeiro potencial como seres humanos. Sua hierarquia de necessidades é a seguinte: 

  • Necessidades Fisiológicas
  • Necessidades de Segurança
  • Necessidades de Amor e Relacionamentos
  • Necessidades de Estima
  • Necessidades de Realização Pessoal

A realidade é que a maioria de nós não tem 100% de nossas necessidades básicas atendidas o tempo todo. Mas alguns de nós experimentamos isso mais do que outros. Como introvertido, você descobrirá que algumas das suas necessidades não atendidas mais comuns incluem:

  1. Não ser ouvido ou “escutado”.
  2. Não ser compreendido.
  3. Não ter força suficiente para passar o dia.
  4. Não saber expressar abertamente seus pensamentos e sentimentos.
  5. Não se sentir feliz ou confortável com a pessoa que você é.
  6. Não saber como promover sua força silenciosa.

Identificar suas necessidades e desejos em um contexto corporativo isso é vital. Saber o que você precisa e quer ajuda a se comunicar com os outros de maneira clara e genuína, ao mesmo tempo em que orienta suas decisões e objetivos.

Os 5 segredos de introvertidos felizes

Imagine por um momento … sua mente está calma. Você se sente confiante, inteiro e feliz na sua própria pele.

Programa Plenamente: o caminho para o Introvertido e Pessoa Altamente Sensível se abraçar, se capacitar e aprender a viver em harmonia consigo mesmo. Clique aqui para saber mais …

4. Conheça os fundamentos da comunicação assertiva

A comunicação introvertido-extrovertido no ambiente de trabalho possui algumas lacunas que necessitam ser preenchidas através da adoção de uma comunicação focada na assertividade. A assertividade é justamente o comportamento que é firme mas respeita as necessidades de todas as partes. Como introvertido, rever os elementos essenciais da comunicação assertiva ajudará muito a refletir sua força silenciosa no local de trabalho.

5. Respeite a pessoa que você é

Respeitar-se é realmente desenvolver uma autoestima saudável. Perceba que não é essencial nem necessário que você finja ser extrovertido, ou que deseja o desejo extrovertido (o centro das atenções), para ter sucesso. Respeitar a pessoa que você é é respeitar suas forças e fraquezas; é sobre saber o que você pode e o que você não pode fazer e aceitar isso sem resistência. Você não precisa mudar sua personalidade para ser valioso, e você não precisa imitar o comportamento extrovertido para ter suas necessidades, desejos e objetivos atendidos.

E você, quais são os seus desafios como introvertido no ambiente de trabalho? Partilhe aqui conosco!

Vejo você no próximo artigo!

Créditos da Imagem: Nik MacMillan no Unsplash

A sua introversão traz algum tipo de bloqueio para a sua vida pessoal ou profissional?

Eu sou uma Humanistic Professional Coach IHCOS®, e eu ajudo introvertidos, criativos, e pensadores profundos auxiliando-os a conhecerem a si mesmos, desenvolverem autoestima, capitalizarem as suas forças pessoais e aprenderem  a como florescer em uma cultura amplamente extrovertida. Clique aqui para saber mais!

Gosta do nosso conteúdo?

Assine agora e receba mensalmente as atualizações do nosso site!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Nós não negociamos endereços de email! Você poderá sempre cancelar a sua subscrição!

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe aqui o seu comentário!