O nosso tipo de personalidade e os estereótipos sociais de gênero: as possíveis implicações disso

Como o nosso tipo de personalidade afeta os nossos papéis sociais ligados ao nosso gênero, e quais as possíveis dificuldades resultantes disso?

Segundo estatística do Manual MBTI®, a maioria dos tipos Sentimento são mulheres e a maioria dos tipos de Pensamento são homens (Para entender o que significa ser um tipo Sentimento ou Pensamento, clique aqui). Apesar dos impulsos sociais para quebrar as distinções de gênero, os atributos de tipo de Sentimento (emocionalmente expressivos, cuidadores, relacionais, etc.) são normalmente considerados “femininos” e atributos de Pensamento (impessoais, orientados para os fatos, empresariais, etc.) são considerados mais “masculinos”.

Se nos encaixarmos nessa generalização, provavelmente nem mesmo notamos. Se você é uma mulher com traços tradicionalmente femininos ou um homem com traços tradicionalmente masculinos, há pouca pressão para mudar (embora haja exceções, é claro). Mas se você é uma mulher cuja mente naturalmente toma decisões de forma impessoal ou um homem que prefere a harmonia à competição, é provável que alguém tenha lhe dito em algum momento que há algo errado com você.

No meu grupo Introvertidamente no Facebook, muitos dos membros homens dos tipos INFP e INFJ, e mulheres dos tipos INTJ e INTP revelaram as suas dificuldades por não conseguirem se encaixar naquilo que é esperado deles em relação aos atributos de masculinidade e feminilidade respectivamente, seja no contexto de trabalho ou nas relações.

No seu livro, Type Talk: The 16 Personality Types That Determine How We Live, Love, and Work, os autores, Otho Groeger e Janet M. Thuesen, apontam quais os tipos de dificuldades mais comuns que cada um desse tipos enfrenta. Segue abaixo:

Conheça o seu Tipo de Personalidade através do instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II e descubra as carreiras que mais combinam com e você, aumentando assim as suas chances de realização e sucesso profissional!

Tipos Introvertidos

ISFJ

As questões de gênero para ISFJs são complexas para os homens e quase simples demais para as mulheres. As características do ISFJ são quase estereofônicas – tipicamente femininas – sossegado, reservado, gentil, estável, confiável, atencioso, zeloso, obediente, limpo e organizado. Na verdade, as mulheres ISFJ podem ser discretamente críticas quando as mulheres de outros tipos não se comportam “como as outras garotas”. Para a mulher ISFJ, seu “roteiro” feminino pode ser escrito de forma tão rígida que se, mais tarde na vida, ela exercer sua individualidade, a ação pode surpreender as pessoas ao seu redor e resultar em reações negativas de outras pessoas.

Se o perfil ISFJ é um estereótipo feminino, é de se esperar que o ISFJ masculino enfrente problemas especiais. Os atributos gentil, atencioso, quieto e zeloso são o oposto do comportamento “masculino” típico. Como resultado, ISFJs do sexo masculino podem ser pressionados a suprimir seu comportamento natural a fim de agir de forma mais tipicamente masculina. Nesses casos, os ISFJs podem exagerar, tornando-se supermacho, bebendo ou fumando em excesso ou tornando-se altamente competitivos para “provar” a si mesmos.

ISTJ

Embora todas as mulheres dos tipos Pensamento nadem contra a corrente em nossa sociedade, isso é particularmente verdadeiro para as mulheres ISTJs. A natureza responsável e impulsiva desse tipo, embora admirável, vai de encontro aos traços tradicionalmente “femininos”. Além disso, como tradicionalistas de coração, as mulheres do ISTJ estão internamente em conflito sobre tentar equilibrar os papéis femininos convencionais – maternidade e nutrição – com sua natureza objetiva e organizada (TJ).

ISTJs masculinos, em contraste, são “naturais” em se conformar com os atributos deste tipo, tanto que o ISTJ é frequentemente apelidado de “o tipo machista” – um rótulo com o qual poucas mulheres se sentiriam confortáveis (mas que não necessariamente incomoda as ISTJ mulheres.)

INTJ

Estatisticamente, há mais INTJs masculinos do que femininos. Não surpreendentemente, a independência, indiferença intelectual e estilo argumentativo da mulher INTJ podem resultar em seu sentimento um pouco fora de sintonia com os atributos mais tradicionalmente associados à feminilidade. Para uma mulher INTJ ser verdadeira consigo mesma pode colocá-la fora de compasso com o convencional.

ISTP

Existem diferenças dramáticas de gênero entre ISTPs masculinos e femininos. Grande parte da motivação e gratificação do ISTP está relacionada a atividades tradicionalmente associadas ao homem. Esportes de contato, equipamentos pesados, corridas de automóveis, carpintaria e outras ocupações que geram adrenalina são empolgantes e gratificantes para o ISTP. Obviamente, as mulheres ISTP que têm as mesmas habilidades táteis e satisfações serão vistas como moleca se agirem de acordo com elas.

A mulher ISTP tem muitas oportunidades de realizar suas aspirações no local de trabalho e se sente nada menos que 100 por cento feminina ao fazê-lo. Os problemas são muito mais prováveis ​​de surgir na esfera social. O comportamento frio, indiferente e socialmente cauteloso, combinado com um interesse em habilidades e atividades manuais, pode deixar as pessoas pouco à vontade com a garota ou mulher ISTP. Além disso, se ela se destacar em qualquer uma dessas atividades, pode ser francamente ameaçadora para seus amigos, parceiros ou colegas.

ISFP

Os ISFPs de ambos os sexos não projetam uma imagem forte, nem são competitivos por natureza. Os ISFPs do sexo masculino são bem-sucedidos e altamente considerados em várias funções, e se alguém está procurando um homem carinhoso, esse tipo é natural. Tanto ISFPs femininos quanto masculinos costumam se vender pouco. Como resultado, quase todos os elogios que um ISFP recebe podem ser descartados como “não foi realmente feito” ou “apenas um acidente”.

INFP

INFPs masculinos podem ser vistos por outros, particularmente tradicionalistas machistas, como muito gentis, até mesmo fracos. O exterior geralmente passivo, viva-e-deixe-viver dos INFPs, por mais admirável que seja, pode carecer da qualidade de controle muitas vezes associada à masculinidade – até que sintam que seu sistema de valores está ameaçado, é claro.

Quando um INFP do sexo masculino se casa com uma mulher extrovertida, a sociedade pode ver sua companheira como dominadora e exigente. Na verdade, para que o casamento seja bem-sucedido, o cônjuge deve aprender rapidamente os limites de seu mandato para assumir o comando.

Essas mesmas qualidades em uma mulher INFP, são mais socialmente aceitáveis, até mesmo admiradas. Enquanto a teimosia silenciosa do homem INFP pode fazê-lo parecer simultaneamente sem força, mas rígido, a mulher INFP pode ser respeitada por sua força interior. Sua determinação transmite poder e faz com que os outros se sintam seguros.

INTP

Questões de gênero são especialmente apontadas para mulheres do INTP. Embora toda a conceitualização interna, mesmo que mal compreendida, possa ser tolerada em um homem, a sociedade tem menos probabilidade de tolerar a mesma característica em uma mulher. O professor distraído é outra imagem mais convencionalmente masculina do que feminina. Isso cria pelo menos três problemas especiais para a mulher INTP.

Primeiro, as mulheres historicamente não foram vistas como as arquitetas de muito além de suas próprias casas e famílias. O desejo constante de adequar a vida a um modelo teórico, embora fiel à preferência do INTP, vai de encontro aos papéis femininos tradicionais. Em segundo lugar, a originalidade conceitual também não é uma característica feminina tradicional.

Finalmente, a preferência de pensamento dos INTPs se opõe diretamente ao script da maioria das mulheres como sendo subjetivo, suave e atencioso. Pior ainda, quando o lado sensível de uma mulher INTP vem à tona, muitas vezes o faz com intensidade, uma manifestação que pode ser assustadora tanto para ela quanto para os outros.

E você, sente seu tipo refletido no que foi aqui abordado? Partilhe comigo a sua opinião!

Até o próximo!

Marta Leite

Referência bibliográfica:

Type Talk: The 16 Personality Types That Determine How We Live, Love, and Work – Otho Groeger e Janet M. Thuesen. 

MBTI® e MYERS-BRIGGS TYPE INDICATOR® são marcas registradas, da MBTI® Trust, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Assim sendo, esta ferramenta é restrita ao uso por profissionais qualificados por empresa certificadora autorizada e reconhecida pelo detentor da marca. Nós usamos o Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator® fornecido pela FELLIPELLI – Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional Ltda.

Além da Introversão

Quer compreender mais acerca de si mesmo?

Clique aqui para baixar GRATUITAMENTE  agora mesmo o seu e-Book!