O que é um introvertido?

O aspecto individual mais importante da nossa personalidade é o que nos encaixa no espectro introvertido-extrovertido. Ser um introvertido está relacionado diretamente com a nossa localização entre estes dois aspetos. Assim sendo, dizer que uma pessoa é introvertida significa que ela tende mais para o lado introvertido destes dois pontos.

Isso também quer dizer que existem diferentes graus de introversão. Nenhuma pessoa é completamente introvertida ou extrovertida. Embora cada introvertido seja diferente, a maioria dos introvertidos compartilham certas características e desafios.

Principais Características:

Não existe ainda uma definição universal para introversão. Os introvertidos são atraídos para o mundo interior do pensamento e da emoção, como dizia Carl Jung. Concentram-se na interpretação que fazem dos acontecimentos que se sucedem em turbilhão a sua volta. Recarregam suas baterias quando estão sozinhos e, contrariamente aos extrovertidos, o excesso de estimulação tende a sobrecarregá-los.

Das qualidades inatas que a maioria dos introvertidos compartilham, destacam-se a introspecção, a necessidade de solidão e um estilo de comunicação mais focado e mais lento.

Traços Comuns dos Introvertidos

  • Os introvertidos são sensíveis a estímulos externos

O introvertidos são sensíveis a estimulação externa – alguns muito mais do que outros. Muitos, por uma necessidade de adaptação ao modelo extrovertido que rege o mundo, acabam por criar uma espécie de barreira como mecanismo de autodefesa. Isso às vezes os faz parecer frios, antisociais ou distantes. Mas essa não é, definitivamente, a nossa natureza. É apenas a nossa preferência e também a maneira pela qual lidamos com a superestimulação.

  • A solidão é essencial como o ar para respirar

O desejo de um introvertido por solidão é mais do que apenas uma preferência. É crucial para a nossa saúde e felicidade. Precisamos de tempo sozinho para nos restaurar.

As situações sociais muitas vezes podem causar exaustão a alguns introvertidos. Portanto eles necessitam de tempo sozinhos para restaurar tanto quanto de ar para respirar.

  • Os introvertidos são quietos

 Os introvertidos são conhecidos por serem tranquilos e também por serem econômicos nas palavras. Muitas vezes são até mal vistos ou criticados por isso. São muitas vezes confrontados com perguntas do tipo: “por que você está tão quieto?”

A razão pela qual muitos introvertidos preferem o silêncio verbal é explicado cientificamente pela forma como nosso cérebro funciona. Estudos descobriram muitas diferenças entre o cérebro de um introvertido em comparação com uma pessoa extrovertida. Uma diferença chave é que a informação percorre um caminho mais longo através do cérebro de um introvertido. Isso faz com que possamos processar informações mais profundamente e é provavelmente por isso que levamos mais tempo para verbalizar nossos pensamentos.

Os Desafios do Introvertido

“Nossa cultura fez uma virtude de viver apenas como extrovertidos. Nós desencorajamos a jornada interior, a busca por um centro. Então, nós perdemos nosso centro e temos que encontrá-lo novamente.” –Anaïs Nin

Em nossa cultura, a extroversão é considerada a norma. Em muitos casos, é mesmo exaltada como o tipo de personalidade superior. Isso tende a gerar – tanto na sociedade, como no próprio introvertido – o equívoco de que ele tenha que ser “curado”. Que deva ser diferente daquilo que é, tendo muitas vezes que se transformar em um extrovertido. Isso nem mesmo seria possível.

Como a Psicologia mesmo diz, trata-se do nosso temperamento e como tal as possibilidades de um introvertido virar um completo extrovertido ainda não foram comprovadas.

Extrovertidos não são superiores a introvertidos, e vice-versa. Somos diferentes tipos de personalidade com diferentes necessidades, desejos e comportamentos. Infelizmente, em nossa cultura, o diferente costuma ser sempre olhado como assustador.

Desmascarando os Mitos Sobre os Introvertidos

“Em uma sociedade extrovertida, a diferença entre um introvertido e extrovertido é que um introvertido é muitas vezes considerada inconscientemente culpado até que se prove inocente.” –Criss Jami

Há uma infinidade de equívocos sobre introversão. Uma das mais importantes é a idéia de que a introversão é um tipo de personalidade inferior. Outros estereótipos comuns incluem a crença de que todos os introvertidos são tímidos, socialmente inadequados ou rudes. Por alguma razão, a sociedade tende a associar essas características com introversão.

  • A diferença entre tímido e introvertido

Muitas pessoas usam os termos “introvertido” e “tímido” alternadamente. Eles pensam que todos os introvertidos são tímidos. Porém o equívoco se faz pela seguinte razão: tanto os introvertidos quanto as pessoas tímidas tendem, às vezes, a evitar a socialização, mas o fazem por razões diferentes.

Os introvertidos muitas vezes ficam à margem em eventos sociais porque socializar drena a nossa energia. Temos muitas vezes de ser seletivos sobre o quanto nos expomos, apenas porque não queremos deixar de funcionar depois.

As pessoas tímidas, por outro lado, evitam o convívio por medo do desconhecido. A idéia de falar com um estranho, ou falar na frente de um grupo os assusta. Em vez de se preocupar com a fuga de energia, eles estão preocupados em não fazerem papel de tolos, serem rejeitados e julgados.

Você pode estar pensando: “eu me encaixo em ambas as descrições”. Se for esse o caso, então você pode ser introvertido e tímido. As duas características podem ocorrer em conjunto ou separadamente. Isso significa que ambos os introvertidos e extrovertidos podem ser tímidos. Da mesma forma, ambos os introvertidos e extrovertidos podem ser auto-confiantes.

Leia mais sobre Introvertidos e Timidez Aqui!

  • Os introvertidos são socialmente desajeitados?

Quando inicialmente descobri que era uma introvertida, foi para mim difícil me encontrar dentro deste espectro. Minha preferência por quietude face às minhas habilidades sociais bastante desenvolvidas foram inicialmente a razão da minha confusão. Foi preciso percorrer muitos caminhos dentro de mim mesma até eu dizer: “Sim. Sou, sem dúvidas, uma introvertida!”. Quando digo isso às pessoas que me conhecem, eles dizem: “mas, como? Você não parece nada!”

Achar que todos os introvertidos não sabem se comportar socialmente também é um equívoco. Muitos introvertidos têm habilidades sociais superiores. Eles são confiantes, assertivos, e interessantes para conversar. As pessoas não percebem isso porque eles simplesmente assumem todos as boas habilidades sociais de uma pessoa extrovertida – alguns introvertidos passam-se perfeitamente por sociáveis extrovertidas, com eu.

Fazer o quê? Em um mundo que favorece os extrovertidos, nós aprendemos a nos adaptar de modo que não fiquemos para trás. Mas atenção, depois de eventos necessitamos sempre do nosso tempo para recarregar. Na verdade e nossa grande preferência é mesmo pelas reuniões mais íntimas com amigos mais próximos e familiares. Preferimos interações um-a-um ao invés de grandes grupos.

  • Os introvertidos são rudes ou antissociais?

Vivemos em um mundo onde a etiqueta social foi em grande parte projetado por e para os extrovertidos. Participar de inúmeros eventos sociais, estar sempre disponível para conversas superficiais são situações que podem gerar sensação de demasia para os introvertidos. Assim, muitas vezes ele diz “não”, o que pode criar nos outros a imagem de alguém rude ou antissocial. E nele próprio uma sensação de culpa.

Pode-se dizer, assim, que os os introvertidos são rudes? Talvez. Mas em um mundo onde o espaço pessoal é um prêmio e “não” é uma das palavras mais temidas no dicionário, alguém pode nos culpar?

Uma Pessoa Introvertida Pode se Transformar em Extrovertida?

Introvertidos podem se transformar em extrovertidos?” Essas perguntas são geralmente acompanhadas de uma história de como uma pessoa costumava ser calma quando criança e, em seguida, tornou-se mais extrovertido na idade adulta.

Na maioria dos casos, seu comportamento mudou porque superou sua timidez. Como dito anteriormente, a timidez não é o mesmo que a introversão. Timidez pode definitivamente mudar com o tempo e esforço. Introversão, por outro lado, é um aspecto da personalidade que perdura ao longo de nossa vida. Um estudo realizado pelo psicólogo americano Jerome Kagan constatou que a introversão está presente desde a infância.

Isso significa que nosso comportamento até pode mudar, mas as nossas necessidades inatas não. Você não pode magicamente “curar” introversão de uma pessoa. E por que você iria querer? Introversão vem com muitos qualidades e habilidades originais. O mundo precisa de mais calma, mais tranquilidade e mais profundidade. Os introvertidos são as melhores pessoas para oferecer tudo isso e muito mais.

Em vez de tentar nos transformar em pessoas extrovertidas, a sociedade deve agradecer aos introvertidos para trazer equilíbrio para uma sociedade exaustivamente extrovertida.

 
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com