O que significa ser um tipo de personalidade INFJ

O que significa ser um tipo de personalidade INFJ

Entenda como é ser o tipo de personalidade INFJ de Myers-Briggs. Esse tipo idealista, visionário e conceitual.

Hoje vamos explorar o que realmente significa ser um INFJ. Desde o básico (o que esses códigos de quatro letras significam, afinal?) Até os mais detalhados (como funciona o cérebro do INFJ?), temos uma cobertura completa. Vamos começar!

INFJ - “O Místico”

O tipo Intuitivo Perspicaz: Visionário, Criativo, Idealista e Conceitual.

INFJ em suma

Os INFJs são conscientes e têm o dom de entender intuitivamente significados complexos e relacionamentos humanos. Eles acreditam firmemente em suas ideias e geralmente têm uma estranha percepção sobre as emoções, sentimentos e motivações de outras pessoas. Eles são orientados a criar planos globais que melhorarão a vida de outras pessoas. Em tudo o que fazem, os INFJs buscam significado e propósito. Eles são orientados para o cenário geral, mais interessados ​​no futuro do que no presente, mais fascinados pelo que está “por trás da cortina” do que pelo que é imediatamente óbvio.

Força motriz: entender a “dança do universo”. Ver o significado subjacente das coisas.

Força de backup: compreensão única das pessoas, suas necessidades e emoções. Forte consciência das expectativas sociais e da dinâmica humana.

Fraqueza: pode perder a noção dos detalhes, concentrando-se tanto no resumo. Pode ficar fora de contato com a realidade ou entrar em pânico ao lidar com muitos detalhes de uma só vez.

Estressores: falta de tempo sozinho, superestimulação, navegar em lugares desconhecidos, lidar com conflitos, multitarefas, concentrar-se em detalhes minuciosos.

O significado do código de quatro letras (em suma)

I = introversão. Os INFJs se concentram em direção ao interior e depois para o exterior, analisando o que as coisas significam para eles antes de responder ao meio ambiente.

N = intuição. Os INFJs se concentram mais no abstrato ou potencial de algo do que na realidade concreta ou existente.

F = sentimento. Os INFJs aplicam valores pessoais e empatizam para tomar uma decisão. Eles querem o que é melhor para o grupo ou a humanidade como um todo.

J = julgamento. Os INFJs gostam de ter as coisas resolvidas, tomar decisões e ter um senso de controle ou estrutura em suas vidas. Eles são tipicamente pessoas que trabalham antes de se divertir.

Alegados INFJs famosos: Dante Alighieri, Mahatma Gandhi, Noam Chomsky, Agatha Christie, Mary Wollstonecraft, Baruch Spinoza, Arthur Schopenhauer, Leo Tolstoy, Fyodor Dostoevsky, Lars von Trier, David Fincher, Leonard Cohen, Marilyn Manson, Daniel Day-Lewis, Adrien Brody, Cate Blanchett, Rooney Mara, Tilda Swinton, Sufjan Stevens, George Harrison, Benedict Cumberbatch.

VOCAÇÃO & PERSONALIDADE

Descubra as carreiras que mais combinam com você aumente, e as suas chances de realização e sucesso!

Visão geral do INFJ

Uma das qualidades mais definidoras do tipo de personalidade INFJ é a imaginação vívida e privada. Eles têm uma capacidade única de ver padrões e conexões entre as coisas e estão focados em identificar aonde esses padrões levarão no futuro. Nomeamos o INFJ “O Místico” simplesmente porque seu dom para antecipar eventos futuros pode parecer “mágico”, embora possa ser explicado cientificamente. De acordo com o especialista em neurociência Dario Nardi, os INFJs experimentam um estado mental de fluxo quando recebem a tarefa de resolver um problema complexo ou imaginar um cenário futuro. Quando solicitados a imaginar suas vidas em um futuro distante, ou a resolver um mistério, os INFJs utilizam todas as regiões do neocórtex para “perceber” uma imagem. Cada região do cérebro oferece uma perspectiva diferente e, eventualmente, elas compilam todas as perspectivas em uma solução mais adequada. Esses tipos são programados para imaginar o futuro, reunir perspectivas e procurar padrões ocultos. É isso que os empolga e ocupa muitos de seus pensamentos.

INFJs são pessoas sensíveis e calorosas. Eles têm uma consciência altamente desenvolvida dos valores e necessidades de outras pessoas e tendem a organizar suas vidas para viver em harmonia com as pessoas ao seu redor. Em algum nível de consciência, os INFJs acham que é sua “missão” entender todas as várias nuances de como as pessoas pensam. Eles sentem que não podem tomar uma decisão sábia até que possam “calçar os sapatos” de outras pessoas.

Embora os INFJs sejam introvertidos, eles dedicarão muito tempo e energia à promoção e manutenção de relacionamentos positivos. Se eles não têm relacionamentos profundos e empáticos, eles sentem uma grande sensação de perda e vazio em suas vidas. É comum que os INFJs oscilem entre passar muito tempo com os amigos e a família e fazer uma “ressaca introvertida” e desaparecer do mundo por períodos de tempo. Como os INFJs se preocupam tanto com as outras pessoas, eles podem ficar muito envolvidos na vida de seus entes queridos e esquecer de ter o tempo que precisam para se manter saudáveis. Quando percebem isso, muitos já estão tão esgotados de energia que simplesmente “desaparecem” apenas para retornar aos amigos dias, semanas ou meses depois, esperando que não tenham ofendido muito ninguém.

Como os INFJs são movidos pela imaginação, criatividade e pelos valores pessoais das pessoas, eles tendem a se destacar em carreiras que fazem uso disso. Eles podem ser extremamente produtivos e determinados quando sentem que estão contribuindo para o bem-estar dos outros ou são livres para imaginar, inovar e projetar coisas. Eles também são talentosos na arte da estratégia. Como esses tipos são tão focados em antecipar e prever tendências e implicações futuras, eles podem facilmente elaborar planos perspicazes, bem pensados e responsáveis por possíveis problemas. Quando os INFJs estão realizando trabalhos repetitivos e manuais, que exigem muito foco em detalhes técnicos, eles tendem a ficar confusos, estressados e podem ter dificuldade em ser tão produtivos como de costume.

Carreiras onde os INFJs tendem a se sair bem:

Psicólogo, Terapeuta, Assistente Social, Ministro / Sacerdote, Marketing, Empreendedorismo, Redação, Jornalismo, Recursos humanos, Professor, Bibliotecário, Advocacia sem fins lucrativos, Designer Gráfico, Arte.

INFJs no seu melhor:

Os INFJs saudáveis tendem a ser fortemente perspicazes, estranhamente empáticos, inspiradores, sábios e inovadores. Eles podem parecer de natureza mística ou espiritual para os outros porque vêem tão claramente como as pessoas pensam e conseguem identificar tão bem os resultados futuros. Eles aceitam e são tolerantes com os outros porque veem facilmente muitas perspectivas diferentes, mas também têm um firme senso do que é certo e errado. Embora busquem, em grande medida, uma compreensão dos resultados futuros, eles também sabem como relaxar e aproveitar o momento. Eles apreciam pessoas semelhantes e diferentes entre si e reconhecem os pontos fortes de todos os diferentes tipos de personalidade.

INFJs médios:

Em um nível médio, os INFJs são idealistas, complexos, criativos e motivados. No trabalho e na vida doméstica, eles estão focados em encontrar significado e fazer a diferença para as pessoas. Embora tendam a ter uma boa visão de longo alcance, podem lutar com atenção aos detalhes. Eles facilmente perdem de vista as tarefas e atividades rotineiras, o que pode resultar em multas em atraso para livros da biblioteca, chaves perdidas perpetuamente ou uma cama constantemente desfeita.

Calorosos e empáticos, os INFJs em um nível médio podem se esforçar para acomodar demais os outros. Eles costumam ter dificuldade em ser assertivos, em tirar tempo para o autocuidado e tendem a querer agradar às outras pessoas.

Embora eficazes no local de trabalho, os INFJs, em nível médio, podem ignorar detalhes, evitar pessoas que discordam de sua visão e ficar entediados com o trabalho repetitivo.

INFJs não saudáveis:

Em um nível não saudável, os INFJs são obstinados, pouco práticos e desconectados da realidade. Eles ficam tão focados em visualizar o futuro que ficam “presos” em sonhos intermináveis e parecem não conseguir acompanhar as responsabilidades regulares. Eles lutam para comer e se hidratar adequadamente, e dormem demais ou não o suficiente. Em níveis muito prejudiciais, os INFJs se isolam porque não querem que seu estilo de vida ou sua visão sofram “ataques” de outros. Eles são tipicamente hipersensíveis e geralmente assumem que outras pessoas estão pensando mal deles. Em vez de ver as diferenças de outras pessoas e aceitá-las, eles assumem que as outras pessoas estão “erradas” ou que elas mesmas são desajustadas e que ninguém os pode entender. Eles variam entre agradar as pessoas e depois julgar duramente os outros. Algumas ou todas essas características podem estar presentes em um INFJ não saudável. Alguns INFJs também têm períodos não saudáveis de suas vidas, seguidos por períodos médios ou saudáveis.

Recomendações de crescimento pessoal para INFJs:

  • Aprenda a reservar um tempo para si mesmo e relaxar. Ficar sozinho, afastar distrações e desconectar da tecnologia pode ajudá-lo a entrar em um estado intuitivo de “fluxo”. Descansar na quietude de seus pensamentos permite analisar diferentes perspectivas, ver significados ocultos e criar ideias e soluções criativas.

  • Muitos INFJs experimentam maior produtividade, menos estresse e melhor autoconsciência quando registram através da escrita seus pensamentos, ideias e sentimentos.

  • Várias vezes ao dia, escolha se concentrar no momento em questão. Pegue todos os detalhes ao seu redor e aprecie o positivo. Passe algum tempo na natureza. Observe as folhas nas árvores. Cheire as flores. Acenda uma vela. Cozinhe alguma coisa. Entrar em contato com seu lado sensorial pode ajudá-lo a ser mais saudável.

  • Quando você estiver estressado demais, não vá para comer compulsivamente, beber demais ou tomar decisões impulsivas. Tire algum tempo sozinho e acalme seus pensamentos. Anote seus sentimentos em um diário. Desligue toda a estimulação externa por alguns momentos. Na quietude de seus próprios pensamentos, você pode começar a esclarecer o que realmente precisa.

  • Tente fazer um ato aleatório de bondade a cada semana para facilitar o crescimento do seu lado sensível. Manter o lado do sentimento ativo ajuda a manter-se equilibrado e mentalmente saudável.

Foto de  Daniel H. Tong no Unsplash

Traduzido e adaptado de: What it Means to be an INFJ Personality Type

A sua introversão traz algum tipo de bloqueio para a sua vida pessoal ou profissional?

Eu sou uma Humanistic Professional Coach IHCOS®, e eu ajudo introvertidos, criativos, e pensadores profundos auxiliando-os a conhecerem a si mesmos, desenvolverem autoestima, capitalizarem as suas forças pessoais e aprenderem  a como florescer em uma cultura amplamente extrovertida. Clique aqui para saber mais!

Gosta do nosso conteúdo?

Assine agora e receba mensalmente as atualizações do nosso site!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Nós não negociamos endereços de email! Você poderá sempre cancelar a sua subscrição!

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe aqui o seu comentário!