O que significa ser um tipo de personalidade ISFJ

O que significa ser um tipo de personalidade ISFJ

O que significa ser um tipo de personalidade ISFJ

Entenda como é ser o tipo de personalidade ISFJ de Myers-Briggs. Esse tipo responsável, consciencioso, pragmático, orientado a detalhes, leal e empático.

O que significa ser um tipo de personalidade ISFJ

ISFJ em suma

Os ISFJs são calmos, amigáveis e responsáveis com o dom de entender as necessidades das pessoas ao seu redor. Embora sejam introvertidos e passem muito tempo sozinhos, também podem ser trabalhadores incansáveis por seus entes queridos. Eles são tipicamente orientados para objetivos, dedicados e pacientes. Uma das qualidades definidoras desse tipo é o bom senso, a disciplina interior e a fé inabalável em seus valores. Eles estão profundamente cientes dos detalhes da vida que muitos outros ignoram. Eles se esforçam para criar uma vida de significado, conforto e estabilidade. Eles são muito atentos aos sinais do corpo humano e, como tal, costumam ser atraídos para carreiras na área da saúde. Eles também são atraídos para conexões empáticas com outros indivíduos e prosperam em interações individuais.

Força motriz. Viver uma vida de estabilidade, bem-estar e conforto. Entender o que pode ser confiável, o que é verdade e o que satisfará uma necessidade interna de saúde e segurança.

Força suplementar. Compreensão única das pessoas e suas necessidades e preferências. Forte consciência das expectativas sociais e da dinâmica humana.

Fraquezas: Pode ficar “preso em um barranco” e muito cauteloso ao tentar coisas novas. Pode falhar em receber novas ideias porque conflitam com os métodos “testados e verdadeiros”.

Estressores: Falta de tempo sozinho, sendo jogado em situações imprevisíveis, pessoas inconsistentes, multitarefas, conflitos, lidando com pessoas que são irreais ou pouco práticas.

O significado do código de quatro letras (em suma)

I = introversão. Os ISFJs se concentram para dentro antes de responder ao mundo exterior. Eles ganham energia a partir do momento em que podem refletir sobre seus próprios pensamentos.

S = Sensação. Os ISFJs preferem receber informações tangíveis, realistas e concretas. Eles geralmente preferem se concentrar no que existe do que fazer hipóteses sobre possibilidades abstratas.

F = sentimento. Os ISFJs aplicam valores pessoais e empatizam para tomar uma decisão. Eles querem o que é melhor para o grupo ou a humanidade como um todo.

J = Julgamento. Os ISFJs gostam de resolver as coisas, tomar decisões e ter um senso de controle ou estrutura em suas vidas. Eles são tipicamente pessoas que trabalham antes de brincar.

Alegados ISFJs famosos: Jimmy Carter, George H.W. Bush, Rosa Parks, Madre Teresa, James Comey, Anthony Hopkins, Naomi Watts, Halle Berry, Kendrick Lamar, Dr. Dre, Gwyneth Paltrow, Katie Holmes, Kirsten Dunst, Alicia Vikander, Prince Charles, Kate Middleton, Brian May.

VOCAÇÃO & PERSONALIDADE

Descubra as carreiras que mais combinam com você aumente, e as suas chances de realização e sucesso!

Visão geral do ISFJ

Uma das qualidades mais definidoras do tipo de personalidade do ISFJ é sua capacidade única de extrair da experiência passada, a fim de otimizar as situações atuais. Eles têm um conhecimento profundo de onde vieram e para onde querem ir, e uma sensação de certeza sobre como fazer as coisas. Eles sabem o que não muda, o que foi comprovado ao longo do tempo que funciona e, por estarem tão conscientes do que é estável ou instável, têm uma maneira de fundamentar a si mesmos e às pessoas ao seu redor. Frequentemente, eles se lembram com detalhes precisos de como uma situação se desenrolou antes ou como uma cena foi montada antes, em comparação com agora. Eles comparam os dados com as informações coletadas para decidir o que é verificável e confiável. Manter tradições valiosas é algo que importa para eles. Eles não querem que as lições de seu passado se desintegrem, eles querem renovar essas lições para que tenham uma vida contínua e continuem a trazer sabedoria para as pessoas.

Os ISFJs também são pessoas de compaixão e carinho. Eles se sintonizam com o que é importante para as pessoas ao seu redor e gostam de criar um senso de unidade e valores compartilhados dentro de um grupo. Eles simpatizam facilmente com o que as pessoas dizem e geralmente se sentem responsáveis ​​pelos sentimentos dos outros. Louvar, ajudar, mostrar respeito aos sentimentos e opiniões das pessoas – essas são coisas que tendem a vir naturalmente para os ISFJs. Quando se trata de tomada de decisão, os ISFJs querem ficar no lugar das pessoas envolvidas para que possam tomar uma decisão que funcione bem para todos.

Embora os ISFJs sejam introvertidos, eles dedicarão muito tempo e energia a seus entes queridos. Seu apoio e afirmação silenciosos são um ativo poderoso no local de trabalho e em seus próprios relacionamentos. Embora eles tendam a deixar que outras pessoas tomem o crédito pelas coisas, os ISFJs geralmente trabalham em segundo plano para garantir que as metas sejam alcançadas e todos os detalhes sejam perfeitos. De fato, os ISFJs podem se concentrar tanto nas atividades e necessidades de outras pessoas que ficam esgotados. Não é incomum que esses tipos trabalhem até o osso em um esforço para cuidar das pessoas em seu “círculo”. Eles podem ter ataques inesperados de extremo isolamento, onde tentam recarregar depois que muita energia foi gasta em “Modo extrovertido”.

Como os ISFJs são tão detalhados e firmes, eles tendem a se destacar em carreiras que envolvem diligência e meticulosidade. Os ISFJs estão super-representados na educação, religião e na área da saúde. Eles produzem resultados positivos por meio de relacionamentos individuais e oferecem apoio silencioso e atencioso às organizações e pessoas com quem trabalham.

ISFJs no seu melhor:

ISFJs saudáveis são acolhedores, generosos e autênticos. Eles se esforçam ao máximo para alcançar seus objetivos, mas também sabem relaxar e cuidar de si mesmos sem se sentirem culpados. Seja qual for a profissão que escolherem, ISFJs saudáveis demonstram incrível estabilidade, foco e determinação. Sua atenção aos detalhes é respeitada e eles têm fé inabalável em seus valores. Eles querem usar seus valores pessoais e o senso do que é certo fazer a diferença no mundo. Eles são frequentemente vistos defendendo as pessoas em dificuldades ou marginalizadas do mundo. Sem medo de sujar as mãos, esses tipos não se importam de entrar nas trincheiras para fornecer às pessoas suporte prático. Eles aprenderam a habilidade de se adaptar, gerenciar mudanças e falar por si mesmos.

ISFJs médios:

Em um nível médio, os ISFJs ainda mostram a mesma compaixão e orientação de detalhes que definem seu tipo. Eles são cuidadosos, metódicos e focados em seus objetivos. Eles também gostam de mergulhar em seus hobbies e passam muitas horas sozinhos estudando livros, artesanato ou qualquer obsessão que tenha capturado seus interesses no momento. Quando têm interesses, tendem a persegui-los com uma paixão interior que muitos de fora deixam de perceber.

Em um nível médio, os ISFJs tendem a ter dificuldade em se defender. Eles tendem a ficar tão envolvidos com o que as outras pessoas precisam que esquecem de ficar sozinhos. Com o tempo, isso tende a resultar em ressentimento para com as pessoas que pedem coisas a eles. É importante que os ISFJs dominem a habilidade de dizer “Não” e expressem suas necessidades diretamente. Este é um componente importante de crescimento para esse tipo.

Os ISFJs comuns gostam de obter sabedoria das pessoas que vieram antes deles e estão sempre coletando lições que podem usar para tornar a vida mais fácil, mais confortável ou mais segura para si e para os outros. Eles têm rotinas saudáveis, desfrutam dos prazeres simples da vida e fornecem sabedoria pragmática a seus amigos e familiares. Dito isto, eles também lutam para pensar fora de sua experiência às vezes. A mudança tende a ser estressante e hesita em tentar as coisas de novas maneiras.

ISFJs não saudáveis:

Em um nível não saudável, os ISFJs estão tão envolvidos em sua rotina e o que os torna confortáveis ​​que eles não conseguem crescer ou ultrapassar sua zona de conforto. Eles podem realmente ser muito combativos ou ressentidos com as pessoas que tentam mudar as coisas ou se infiltrar em sua zona de conforto. As coisas que proporcionam conforto (certos alimentos, determinados programas de TV) são usadas em excesso e não com moderação.

Certos ISFJs insalubres são muito reclusos, fechando-se a possibilidades e ficando em seus quartos ou casas onde nada pode perturbar sua rotina. Outros ISFJs se tornam prejudiciais ao se esforçarem demais na outra direção. Eles dedicam toda a sua energia a cuidar de outras pessoas, mas acabam ressentidos e passivos-agressivos com elas. Eles estão esgotados, exaustos e mais críticos do que é típico para esse tipo. Autocuidado e tempo de silêncio são algo que esses tipos de ISFJs insalubres precisam.

Os ISFJs que não são saudáveis ​​também podem ter dificuldade porque tendem a agradar muito as pessoas. Eles dão muito aos outros, mas não sabem como articular suas próprias necessidades ou se sentem culpados por isso. Eles são externamente generosos e amigáveis, mas interiormente cheios de dor porque são frequentemente tomados como garantidos ou usados. Somente em casa eles demonstram seus verdadeiros sentimentos e podem entorpecer esses sentimentos em obsessões ou se afastar das pessoas com quem vivem, apenas para se sentirem culpados mais tarde.

Alguns ISFJs experimentam períodos saudáveis, médios e não saudáveis ​​na vida. Outros passam a maior parte de suas vidas em uma camada fina de saúde. Abaixo, exploraremos algumas ideias pessoais de crescimento para os ISFJs, para que eles possam passar mais tempo na faixa “Saudável”.

Recomendações de crescimento pessoal para ISFJs:

  • Garanta tempo suficiente para descansar, refletir e processar o seu dia. Faça isso sem o telefone, a TV ligada ou qualquer distração.
  • Se você está tendo tempo suficiente sozinho, verifique se não está mergulhando profundamente no isolamento. Tire um tempo para incentivar alguém de quem gosta. Faça algo para aliviar a carga de trabalho de alguém. Estude um ambiente em que você está (o supermercado, o escritório, sua família) e observe os padrões no comportamento humano. Quais padrões são consistentes e quais são únicos?
  • Todos os dias, tente pensar em algo que possa tentar de uma nova maneira. Antes de tomar uma decisão, pare para considerar métodos alternativos que podem ser melhores. Não faça isso quando estiver estressado.
  • Pratique declarar suas necessidades e desejos diretamente. Seja o mais conciso possível e não peça desculpas por si mesmo. Lembre-se de que é saudável expressar a si mesmo e suas necessidades.
  • Melhore seu processo de pensamento aprendendo uma nova palavra todos os dias, jogando quebra-cabeças ou participando de um debate amigável com alguém em quem você confia.

Foto de Ethan Robertson no Unsplash

Traduzido e adaptado de: What it Means to be an ISFJ Personality Type

A sua introversão traz algum tipo de bloqueio para a sua vida pessoal ou profissional?

Eu sou uma Humanistic Professional Coach IHCOS®, e eu ajudo introvertidos, criativos, e pensadores profundos auxiliando-os a conhecerem a si mesmos, desenvolverem autoestima, capitalizarem as suas forças pessoais e aprenderem  a como florescer em uma cultura amplamente extrovertida. Clique aqui para saber mais!

Gosta do nosso conteúdo?

Assine agora e receba mensalmente as atualizações do nosso site!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Nós não negociamos endereços de email! Você poderá sempre cancelar a sua subscrição!

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe aqui o seu comentário!