O que significa ser um tipo de personalidade ISFP

O que significa ser um tipo de personalidade ISFP

Entenda como é ser o tipo de personalidade ISFP de Myers-Briggs. Esse tipo perspicaz e de espírito livre. Aventureiro, criativo, realista e sincero.

O tipo de personalidade ISFP em suma

Os ISFPs abordam a vida com o desejo de entender seus propósitos, significados e convicções mais verdadeiras. Eles lutam por uma vida rica em beleza e experiências exuberantes. Exploradores de coração, os ISFPs geralmente desejam viajar e conhecer regiões inexploradas do mundo ou criar algo incomum artisticamente. Para alguns ISFPs, essas criações giram em torno da música, para outros, em torno do design de moda, e outras ainda usam jardinagem ou panificação como vias criativas.

Os ISFPs são frequentemente os compositores, ativistas e vigilantes do mundo. Eles não se importam com o que a sociedade diz que é “certo” ou “bom”, eles precisam descobrir por si mesmos através de longos períodos de reflexão, análise e introspecção. Esses tipos examinam profundamente os eventos, situações e pessoas para decidir o que é certo para eles e o que se alinha à sua missão na vida. Muitas vezes, eles percebem estranhamente as motivações de outras pessoas, o que pode causar desconfiança se, com o tempo, se machucarem.

Outra marca desse tipo é que eles acreditam em defender as pessoas marginalizadas e perseguidas do mundo. De fato, eles geralmente seguem carreiras que lhes permitem ajudar as pessoas de maneira prática (carreiras como assistência médica, combate a incêndios ou aplicação da lei). Os ISFPs podem parecer estoicos e difíceis de ler a princípio, mas, sob seu comportamento enigmático, eles estão cheios de convicções inabaláveis, paixões intensas e determinação em viver com integridade.

Força motriz. Viver uma vida alinhada com seus valores e ética. Defender uma causa em que eles acreditam. Manter a harmonia e a integridade interior consigo mesmo.

Força de backup. Consciência do mundo à sua volta e como usar o ambiente para alcançar seus objetivos. Altamente realista, observador, adaptável e atento ao que está acontecendo ao seu redor.

Fraquezas: Pode ser desorganizado e ter dificuldade em manter a estrutura e a eficiência. Pode lutar para ser objetivo e logicamente consistente nas decisões.

Estressores: Falta de tempo sozinho, situações de conflito, regras e horários rígidos, relacionamentos instáveis, ser forçado a fingir uma emoção ou humor, sentir-se confinado, lidar com pessoas impraticáveis.

O significado do código de quatro letras (em suma)

I = Introversão. Os ISFPs se concentram para dentro antes de responder ao mundo exterior. Eles ganham energia a partir do momento em que podem refletir sobre seus próprios pensamentos.

S = Sensação. Os ISFPs preferem se concentrar no que é real e atual. Eles preferem conversar sobre experiências e se concentrar no que existe e em como maximizar isso. Eles estão mais conscientes das realidades atuais do que das possibilidades abstratas.

F = Sentimento. Os ISFPs aplicam valores pessoais e ética às suas decisões. Eles querem viver em congruência com seu código moral e consideram o impacto emocional que uma decisão terá sobre si e sobre os outros.

P = Percepção. Os ISFPs gostam de ter muitas opções e tendem a ser adaptáveis e espontâneos. Eles gostam de misturar trabalho com diversão e desfrutar de uma abordagem exploratória da vida.

Alegados ISFPs famosos: Jacqueline Kennedy Onassis, Jonathan Ive, Thich Nhat Hanh, Michael Jackson, Prince, Paul McCartney, Keith Richards, Jimi Hendrix, Kate Bush, David Bowie, Lady Gaga, Trent Reznor, Janelle Monae, Ryan Gosling, Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor, Avril Lavigne, Enya, Jonsi, Pharrell Williams, Nina Nesbitt.

VOCAÇÃO & PERSONALIDADE

Descubra as carreiras que mais combinam com você aumente, e as suas chances de realização e sucesso!

Visão geral do ISFP

Uma das características definidoras do tipo de personalidade do ISFP é o insight sobre ética, identidade, emoções e valores. Os ISFPs vivem suas vidas constantemente pesando o valor pessoal e a integridade de cada decisão que tomam. No entanto, isso não significa que eles sejam “um poço de integridade” e sigam a lei. Isso significa que eles passam a vida formando um código moral pessoal que é subjetivo a eles. Eles querem saber pelo que vale a pena viver e morrer – o que é verdadeiro, autêntico e significativo. Esses tipos estão menos preocupados com regras e construções sociais e mais focados em seu senso individual de certo e errado. Onde eles depositam sua lealdade, é 100%. Quando eles decidem que algo está certo, eles acreditam nisso sem vacilar. Eles confiam em suas crenças pessoais com uma firmeza que muitos não percebem porque podem parecer muito tranquilos e tolerantes do lado de fora. Para muitos ISFPs, é difícil para eles explicar qual é o seu código moral, eles apenas sabem disso. Eles têm um instinto instintivo do que é certo e errado ou de como alguém está sendo falso ou autêntico. Como os ISFPs têm seu próprio sistema de valores subjetivos, um ISFP pode parecer muito diferente do outro. Um ISFP pode defender os direitos dos proprietários de armas, enquanto outro pode lutar contra a posse de armas, por exemplo. Muitos, se não todos, os ISFPs têm sentimentos muito fortes sobre justiça e liberdades pessoais. Eles não gostam de estruturas e instituições que impõem regras ou limites desnecessários às pessoas e as forçam a obedecer a regras que limitam sua criatividade e / ou individualidade.

Os ISFPs também são pessoas de ação e praticidade. Eles gostam de estar envolvidos com o mundo ao seu redor e de estar presentes no momento que se apresenta diante deles. Eles estão profundamente atentos à atmosfera, aos detalhes e aos eventos que os cercam e sabem como usar seu ambiente para realizar as coisas. Pessoas desse tipo geralmente têm sede de aventura e desejo de ser corajoso e imperturbável. Eles confiam em seus impulsos e desfrutam de aventuras espontâneas, emoções e oportunidades que apresentam um elemento de risco. Durante situações de crise, é muito comum esses tipos parecerem calmos, equilibrados e altamente alertas. Sua natureza prática e a consciência dos detalhes físicos podem ajudá-los a responder efetivamente aos riscos e perigos físicos. Os ISFPs orgulham-se de serem realistas e práticos e geralmente gostam de aprender várias habilidades que podem ajudá-los no mundo real: habilidades de sobrevivência, cozinhar, caçar, costurar, RCP, etc.

Embora os ISFPs sejam introvertidos, eles podem não aparecer como os tipos reclusos sonhadores que geralmente estão associados à preferência. Esses tipos, embora visionários e idealistas, acreditam que muitas lições são aprendidas através da experiência. Por isso, eles estão sempre tentando adicionar à sua lista de experiências saindo e explorando o mundo ao seu redor. Eles podem ser os primeiros a aproveitar a chance de saltar de paraquedas ou cantar em um evento da igreja, dependendo de seus interesses. Eles podem parecer mais práticos e objetivos do que fantasiosos ou tímidos. Com todos os falsos estereótipos de introversão por aí, esses tipos podem parecer muito mais ousados ​​ou pragmáticos do que é comum.

Nas carreiras, os ISFPs valorizam a criatividade, a originalidade e a liberdade. Eles querem que o que estejam fazendo tenha um impacto imediato no mundo real. É por isso que muitos deles preferem empregos que lhes permitam ajudar outras pessoas ou causar impacto rapidamente. Performance, artes, saúde, ensino – todas essas são carreiras que permitem alterar o mundo para melhor de uma maneira criativa.

Uma ressalva que eu quero mencionar é que seu tipo de personalidade pode aparecer de maneira diferente, dependendo do seu tipo de eneagrama. Por exemplo, um ISFP 4 no eneagrama seria mais individualista, mais propenso a melancolia, mais sonhador e criativo. Um ISFP 7 pode ser mais empolgante, orientado para a ação e menos interessado em introspecção e auto-análise. Se você quiser saber mais sobre o eneagrama, faça isso aqui.

ISFPs no seu melhor:

No seu melhor, os ISFPs vivem com um forte senso de integridade e visão por suas vidas. Eles se posicionam firmemente por seus valores, mas também são tolerantes com as pessoas que discordam deles e estão abertos a ver muitos pontos de vista. Pragmáticos e fundamentados, eles estão cientes dos detalhes em seu ambiente que podem ser usados ​​em seu proveito. Eles respondem rapidamente às informações recebidas e tendem a ter um comportamento astuto e atento. Os ISFPs nesse nível estão muito conscientes dos vínculos emocionais que existem entre eles e os outros, e tendem a ser capazes de “ler” as pessoas ao seu redor e sentir coisas como autenticidade ou falta delas ou até tumulto interno que uma pessoa possa estar enfrentando. Eles são tipicamente empáticos, compassivos e gentis.

Nesse nível, os ISFPs desenvolveram uma apreciação por suas preferências opostas (intuição, pensamento e julgamento). Eles recebem conselhos de pessoas de tipos opostos, para que possam ser mais produtivos e equilibrados. À medida que se abrem para outras formas de ver as coisas, desenvolvem habilidades mais fortes de resolução de problemas, mais insights sobre possibilidades abstratas e uma maior capacidade de estruturar e organizar seus planos de maneira eficaz.

ISFPs médios:

Em um nível médio, os ISFPs são práticos, sensíveis, atenciosos e criativos. Eles tentam experimentar muitas coisas novas para que possam adicionar profundidade à sua compreensão do mundo e de si mesmos. Eles tendem a ser atenciosos, solidários e leais a seus entes queridos. No entanto, eles também podem ser céticos e desconfiados, e podem julgar os outros muito rapidamente ou achar difícil perdoar os erros do passado. Eles também podem exalar um ar de justiça própria quando encontram pessoas que não concordam sobre as causas que são importantes para elas. Quando decisões difíceis lhes são apresentadas, eles podem se concentrar principalmente em seus próprios sentimentos e valores, e não no que é objetivo ou lógico. Eles podem procurar conselhos de tipos opostos para equilibrar suas decisões. Eles geralmente estão interessados no crescimento pessoal e em viver uma vida autêntica e propositada.

ISFPs não saudáveis:

Em um nível não saudável, os ISFPs se tornam reclusos, ressentidos e facilmente ofendidos. Eles ficam tão envolvidos em seu próprio código pessoal de ética e sentimentos sobre o que é certo que desenvolvem um complexo de “mártires” ou adotam o papel de um desajuste incompreendido pela sociedade. Embora sintonizados com o ambiente, eles podem usá-lo de maneira vigorosa, tornando-se confrontadores ou excessivamente absorvidos em emoções momentâneas às custas de suas ambições futuras. Durante situações de conflito, ISFPs não saudáveis ​​podem expressar suas opiniões e depois se retirar sem dar à outra parte a chance de apresentar seu caso. Nos argumentos, eles tendem a parecer egoístas e moralizantes, assumindo más intenções onde pode não haver nenhuma para começar. Eles podem sentir que são os únicos a cruzar o que é certo e tentando ser bom. Defensivas e sensíveis, as pessoas sentem que precisam “pisar em ovos” ao seu redor.

Alguns ISFPs passam a maior parte de suas vidas em um estado médio ou saudável, enquanto outros flutuam entre os três estados, dependendo de seus níveis de estresse e maturidade. A experiência de cada indivíduo varia.

Recomendações de crescimento pessoal para ISFPs:

  • Certifique-se de ter bastante tempo sozinho durante a semana. Sem isso, pode ser difícil para você tomar decisões totalmente alinhadas com seus valores e necessidades. Um tempo silencioso para reflexão permite avaliar suas escolhas de maneira mais saudável.
  • Não se recolha muito. Você precisa de tempo sozinho, mas também é importante que você saia do mundo e experimente coisas novas. Ande de canoa, faça uma caminhada, passe tempo com os amigos, faça uma aula! Adicionar novas experiências à sua lista ajuda a ter visões mais equilibradas e perspectivas mais amplas.
  • Gaste tempo abordando seus valores. Quais são as cinco coisas pelas quais você lutaria e até morreria? Qual é a sua ética não negociável?
  • Melhore o seu lado do pensamento gastando pequenos pedaços de tempo trabalhando na eficiência. Como você pode organizar seu dia para melhor atender seus objetivos? Existe uma rotina matinal que o ajudaria a estar melhor equipado para o dia seguinte?
  • Escolha uma meta que você tem para si e divida-a em etapas menores. Por exemplo, “Quero ser um influenciador de mídia social” pode ser alterado para “Vou postar 3x por dia no Instagram. Vou tirar fotos antes do café da manhã, durante o meu intervalo da tarde e depois do jantar”.
  • Antes de agir por instinto ou impulso, reserve um momento para considerar as implicações futuras. Como é provável que esse curso de ação ocorra no futuro próximo? Quais são os prós e os contras desta decisão? Essa decisão está alinhada com o que você deseja na vida? Você deve pedir conselhos a alguém?

Quais são seus pensamentos?
Este artigo ressoa com você como um ISFP? Você tem algum insight ou pensamento para compartilhar? Deixe-nos saber nos comentários!

Foto de Jakob Owens no Unsplash

Traduzido e adaptado de: What it Means to be an ISFP Personality Type

A sua introversão traz algum tipo de bloqueio para a sua vida pessoal ou profissional?

Eu sou uma Humanistic Professional Coach IHCOS®, e eu ajudo introvertidos, criativos, e pensadores profundos auxiliando-os a conhecerem a si mesmos, desenvolverem autoestima, capitalizarem as suas forças pessoais e aprenderem  a como florescer em uma cultura amplamente extrovertida. Clique aqui para saber mais!

Gosta do nosso conteúdo?

Assine agora e receba mensalmente as atualizações do nosso site!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Nós não negociamos endereços de email! Você poderá sempre cancelar a sua subscrição!

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe aqui o seu comentário!