Os 6 melhores livros para entender a personalidade introvertida

Os livros para entender a personalidade introvertida são um bom modo de derrubar muitos falsos mitos associados a este perfil. Leia e conheça aqui uma lista dos mais importantes!

Os 6 melhores livros para entender a personalidade introvertida

Os livros para entender a personalidade introvertida são um bom modo de derrubar muitos falsos mitos associados a este perfil. Por exemplo, não é verdade que detestam se relacionar, que todos sejam tímidos e usem o silêncio como escudo. Nossa sociedade tem valorizado durante muito tempo as características extrovertidas, por isso é necessário aprofundar um pouco mais neste tema.

Um erro em que caímos com frequência é o fato de ver estes dois estilos de personalidade como entidades opostas. Na verdade, e isso é importante lembrar, todos nos movemos em um contínuo onde podemos mostrar tanto comportamentos extrovertidos quanto introvertidos, de acordo com o contexto e a situação. No entanto, sempre teremos maior tendência para um estilo ou o outro.

“A timidez é o medo da desaprovação social ou a humilhação, enquanto a introversão é uma preferência por ambientes que não são muito estimulantes. A timidez é intrinsecamente dolorosa; a introversão não é.”
– Susan Cain –

Algo que devemos esclarecer desde o início é que muitos dados que encontramos com frequência sobre este tema correspondem mais à “psicologia pop” do que à psicologia mais científica e rigorosa. Desde que Carl Jung criou os termos de “introversão-extroversão” em sua obra os “Tipos psicológicos”, passou muito tempo. Na verdade, esse renascer e esse interesse sobre a personalidade introvertida retomaram grande parte de sua força não faz muito tempo, voltou com força nos anos 2000.

Foi nesta época que começaram a surgir pesquisas neuropsicológicas que buscavam explicar como o cérebro de um introvertido processava a informação. Foi também nesse momento dourado que foram publicados livros como “O poder dos introvertidos” de Susan Cain, e onde pouco a pouco começou a ser formada uma autêntica ciência sobre a personalidade introvertida.

Cabe dizer que hoje em dia os dados pouco confiáveis ainda se misturam com os trabalhos mais rigorosos. Dizemos isso porque é muito fácil encontrar os clássicos artigos que enfatizam o perfil introvertido como se nele estivessem contidas excepcionais e mágicas virtudes. Na verdade os introvertidos, assim como os extrovertidos, lidam com suas limitações, trabalham para se conhecer um pouco mais com seus melhores e piores acertos, e aprendem, por outro lado, estratégias para desenvolver ao máximo seu potencial.

Um modo de conseguir compreender estas últimas dimensões é através dos livros e das publicações rigorosas e certas que podem nos ajudar a entender a personalidade introvertida.

introvertidos

Introvertidos

Os melhores livros para entender a personalidade introvertida

Quase sem saber, nossa literatura mais clássica sempre teve em muitas de suas páginas os inesquecíveis protagonistas marcadamente introvertidos. Temos, por exemplo, a maravilhosa Jane Eyre de Charlotte Bronte, ou o retrato do “O grande Gatsby” de F. Scott Fitzgerald, a Anne Elliot da novela “Persuasão” de Jane Austen ou aqueles ricos personagens que perfilaram magistralmente nas “As Ondas” de Virgina Wolf.

Todos eles nos fascinaram e nos deram grandes lições de superação, enquanto se debatiam naqueles mundos psicológicos tão complexos que com frequência os afastavam da própria sociedade. Esta última sensação, a de se sentir incompreendido, é o que mais caracteriza a personalidade introvertida.

Por outro lado, é esse também o ponto de partida que os livros de muitos psicólogos e jornalistas especializados tomam para nos explicar o porquê dessa sensação, e como usar os custos associados a este perfil para alcançar o sucesso. Vejamos agora quais são esse livros que nos ajudarão a entender a personalidade introvertida.

1. ‘O Poder dos Quietos’, Susan Caín

Algo interessante que Susan Caín nos lembra é que a introversão e a extroversão não são dois pólos opostos, e sim duas dimensões que podem aparecer em nós das mais diversas formas. No entanto, devemos encontrar o ponto ideal para poder nos desenvolver, para poder crescer de maneira psicológica e emocional.

O “Poder dos Quietos” é um livro inspirador que marcou um início e que quis derrubar muitas falsas ideias, como as de que os introvertidos demonstram incompetências sociais ou que este tipo de personalidade raramente pode assumir postos de poder ao carecer das características que definem um líder.

2. ‘Use a Sensibilidade a Seu Favor’, Elaine Aron

Estima-se que entre 60-70% das pessoas com um estilo introvertido apresente uma alta sensibilidade. Assim, apesar de que nem todos os introvertidos sejam altamente sensíveis, este livro coloca estratégias, focos e teorias que nos ajudam a compreender muito mais este estilo de personalidade.

3. ‘Introvert Power: Why Your Inner Life Is Your Hidden Strength’, Laurie Helgoe

Laurie Helgoe é uma psicóloga muito conhecida por divulgar vários trabalhos sobre a personalidade introvertida. Ela nos explica, por exemplo, como aproveitar a força interior, como canalizar essa energia através da solidão e reflexão para desenvolver o máximo potencial, para ter melhores relações pessoais e de trabalho.

É um livro prático que explica por que a sociedade tem estado sempre mais orientada para as características extrovertidas, e como podemos começar a mudar este foco.

“A personalidade introvertida pode ser sua melhor amiga ou sua pior inimiga. A boa notícia é que, no geral, gostamos de nossa própria companhia, uma qualidade que os extrovertidos invejam. Encontramos refúgio na solidão e sabemos como nos acalmar”.
– Laurie Helgoe –

4. ‘The Awakened Introvert’, de Arnie Kozak

Este livro é sensacional por uma razão muito simples: nos oferece técnicas de mindfulness aplicadas à personalidade introvertida. Por outro lado, busca potencializar as habilidades naturais como o poder da observação, a criatividade e a introspecção para alcançar o sucesso, para fazer destes talentos inatos ferramentas úteis para o dia a dia.

5. ‘A Vantagem do Tímido’, de Marti Olsen Laney

A doutora Marti Olsen Laney é outra das autoras mais conhecidas por aproximar precisamente para o grande público adequados e interessantes estudos sobre a personalidade introvertida. Assim, entre suas muitas publicações destaca-se esta onde se encontram diversas estratégias:

  • Como melhorar a autoconfiança nos cenários dominados pelas personalidades extrovertidas.
  • Como sobreviver em lugares onde habitam o ruído e a hiperestimulação.
  • Como enfrentar as situações onde os introvertidos sentem como a energia escapa, tais como reunião de trabalho, as festas, os eventos públicos…

introvertidamente

“Um dos riscos de estar em silêncio é que as outras pessoas podem interpretá-lo como aborrecimento, como timidez ou até uma depressão.”
– Arnie Kozak –

6. ‘The Hidden Gifts of the Introverted Child’, Marti Olsen Laney

Voltamos a citar a doutora Olsen Laney para terminar nossa lista com uma proposta importante: como podemos ajudar nosso filho introvertido? Muitas vezes vemos o menino ou a menina introvertida na aula ou no parque de uma cidade desconectado dos demais e isolado em seu mundo. Não há nada de ruim nisso, no entanto, facilitar algumas estratégias desde cedo fará com que a criança se conheça melhor e tire máximo proveito de seus talentos.

Este livro é ideal para papais, mamães e também para educadores. Um guia simples para melhorar as dinâmicas familiares e sociais realmente interessante e, principalmente, útil.

Para concluir, cabe dizer que existe muito mais bibliografia para entender a personalidade introvertida. A maior parte dela, ainda sim, ainda não está traduzida para o português, mas em vista do crescente interesse sobre este perfil, cada vez mais serão os livros que chegarão para nós em mais idiomas.

Este artigo é de autoria de A MENTE É MARAVILHOSA.

É um introvertido e quer saber mais sobre o assunto. Envie-nos sua dúvida ou sugestão!

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe aqui o seu comentário!

Gosta do nosso conteúdo?

Assine agora e receba mensalmente as atualizações do nosso site!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Nós não negociamos endereços de email! Você poderá sempre cancelar a sua subscrição!

Marta Leite
Eu sou Life e Business Coach. Criadora do Programa “Além da Introversão”. Uma introvertida intuitiva – INFJ – dos Tipos Junguianos. Trabalho com introvertidos ajudando-os a lidar com os desafios do traço e a identificar e desenvolver seus potenciais.