Quer saber qual é o seu temperamento?

Clique no botão ao lado e descubra!

APRENDA SOBRE OS QUATRO TEMPERAMENTOS

OS QUATRO TEMPERAMENTOS

VISÃO GERAL DO TEMPERAMENTO

O temperamento é uma configuração de traços de personalidade observáveis, como hábitos de comunicação, padrões de ação e conjuntos de atitudes, valores e talentos característicos. Também engloba as necessidades pessoais, os tipos de contribuições que os indivíduos fazem no local de trabalho e os papéis que desempenham na sociedade. Cada temperamento tem suas próprias qualidades e defeitos, pontos fortes e desafios. O Dr. David Keirsey identificou os quatro temperamentos básicos da humanidade como o Artesão, o Guardião, o Idealista e o Racional.

O que explica as diferenças que vemos nos quatro temperamentos? Para usar a ideia de temperamento com mais eficácia, é importante entender que os quatro temperamentos não são simplesmente coleções arbitrárias de características, mas nascem de uma interação das duas dimensões básicas do comportamento humano: nossa comunicação e nossa ação, nossas palavras e nossas ações, ou, simplesmente, o que dizemos e o que fazemos.

MATRIZ DOS TEMPERAMENTOS

COMUNICAÇÃO

Primeiro, as pessoas naturalmente pensam e falam sobre o que lhes interessa, e se você ouvir atentamente as conversas das pessoas, encontrará duas amplas, mas distintas áreas de assunto. Às vezes, claro, todos abordam os dois tipos de tópicos, mas em suas vidas diárias, e na maior parte, pessoas concretas falam sobre a realidade, enquanto pessoas abstratas falam sobre ideias.

CONCRETOS

Algumas pessoas falam principalmente sobre o mundo externo e concreto da realidade cotidiana: fatos e números, trabalho e lazer, lar e família, notícias, esportes e clima – tudo o que, como, quando, quem e quanto da vida. Artesãos e Guardiões são concretos em sua comunicação.

ABSTRATOS

Outras pessoas falam principalmente sobre o mundo interno e abstrato das ideias: teorias e conjecturas, sonhos e filosofias, crenças e fantasias – todos os porquês, o que é e o que pode ser da vida. Idealistas e Racionais são abstratos em sua comunicação.

AÇÃO

Em segundo lugar, a todo momento as pessoas estão tentando realizar seus objetivos, e se você observar atentamente como as pessoas cuidam de seus negócios, verá que existem dois tipos de ação fundamentalmente opostos.

UTILITARISTAS

Algumas pessoas agem primariamente de forma utilitarista ou pragmática, isto é, fazem o que obtém resultados, o que alcança seus objetivos da maneira mais eficaz ou eficiente possível, e só depois verificam se estão observando as regras ou passando pelos canais apropriados. Artesãos e Racionais são utilitaristas em suas ações.

COOPERATIVOS

Outras pessoas agem primariamente de uma maneira cooperativa ou socialmente aceitável, isto é, elas tentam fazer a coisa certa, de acordo com regras sociais, convenções e códigos de conduta acordados, e só mais tarde se preocupam com a eficácia de suas ações. Guardiões e Idealistas são cooperativos em sua ação.

AUTOIMAGEM DOS QUATRO TEMPERAMENTOS

Keirsey também observou que as pessoas têm diferentes atividades básicas baseadas em seu temperamento. Cada um dos quatro temperamentos toma diferentes caminhos para a autoestima. Em outras palavras, com base no temperamento de uma pessoa, ela será conduzida de maneira diferente, e se sentirá melhor consigo mesmo quando estiver de certa forma, e eles estão atingindo objetivos que são importantes para eles.

TEMPERAMENTO E INTELIGÊNCIA

Keirsey também observou que somos naturalmente inteligentes de diferentes maneiras. Em certo sentido, cada indivíduo não tem um, mas quatro QIs, e é virtualmente impossível para uma pessoa desenvolver todas as suas quatro capacidades igualmente. O tipo de operação praticada mais se desenvolve mais, enquanto a menos praticada se desenvolve menos. Naturalmente, todos nós temos nosso traje curto, bem como nosso terno longo nas coisas que fazemos bem. Qualquer que seja o nosso terno longo, não somos totalmente sem talento em nosso traje curto – é apenas mais curto.

OS DEZESSEIS TIPOS

Os quatro temperamentos de Keirsey podem ser subdivididos, frequentemente chamados de “Tipos de Caráter” ou “Tipos de Personalidade”. Existem quatro tipos de Artesãos, quatro tipos de Guardiões, quatro tipos de Racionais e quatro tipos de Idealistas, que perfazem 16 tipos no total.

VOCAÇÃO & PERSONALIDADE

Você já se perguntou como fazer o melhor uso de seus talentos naturais? Você está tomando as decisões certas na carreira? As respostas estão no seu tipo de personalidade!
Descubra as carreiras que mais combinam com você aumente as suas chances de realização e sucesso profissional!

Todo o conteúdo desta página é uma tradução e do original Os Quatro Temperamentos de Keirsey do qual somos administradores credenciados.