Carreira Teorias da Personalidade

Pontos fortes naturais como um Introvertido

Pontos fortes naturais como um Introvertido
Escrito por Marta Leite
Durante muito tempo a introversão foi vista como falha, ausência de algumas habilidades, principalmente no âmbito das relações sociais. Mas, ao contrário do que se pensa, os introvertidos possuem pontos fortes naturais, que nem eles próprios imaginavam.

Em um mundo onde o ideal extrovertido é sustentado e recompensado, o introvertido recebeu a mensagem de que há algo errado com a sua preferência em dirigir-se para o interior. Logo criou-se equívoco de que a introversão é uma “falta” que nós temos. Por conta disso, muitos introvertidos têm imensa dificuldade em inventariar as próprias habilidades, muito menos imaginar em seus pontos fortes naturais.

Eu sou uma introvertida e durante anos vivi a angústia de me sentir inadequada, como se faltasse algo em mim(era essa a mensagem que eu recebia do mundo). E é bem possível que durante muito tempo em sua vida(ou até hoje) você tenha também tenha se sentido assim.

E se por acaso em algum momento você sentiu-se inferior ou inadequado, aqui vai uma lista dos seus pontos fortes naturais. Espero que isso lhe dê razões para você sentir-se bem como um introvertido.

1 – Introvertidos são grandes ouvintes

Ser ouvido talvez seja a maior necessidade que o mundo tenha hoje. Todos nós sonhamos em ter esse parceiro com quem possamos apenas falar sobre tudo e nada por horas a fio. Alguém que ouve para compreender, e não apenas responder e sente realmente o que está em seu coração. Esta é uma das superpotências do introvertido. Eles gostam de ouvir e se você está procurando aconselhamento ou apoio, o que eles vão oferecer é algo que estão dando apenas para você, e isso é valioso além da medida.

2 – Introvertidos possuem uma grande expressão através da escrita

Os introvertidos costumam pensar muito nas palavras que usam para se comunicar, por isso a preferência por escrever a falar. Pelo fato de serem muito voltados para o interior a escrita é a forma como se conectam com eles próprios. Muitos introvertidos são escritores de algum tipo. Eles costumam seguir uma carreira na escrita, ou preferem gastar seu tempo livre escrevendo para se divertir. A escrita pode ser usada tanto para se expressar como também é uma maneira de recarregar.

3 – Introvertidos são criativos

A criatividade muitas vezes parece vir de uma conexão profunda com o nosso mundo interior, o que é uma grande capacidade dos introvertidos. Ou de uma também grande capacidade de concentração que lhes é peculiar. Eles fazem o seu melhor trabalho na solidão. Os introvertidos criativos podem também ser menos dependentes de normas estabelecidas e mais capazes de ver e ouvir coisas novas.

4 – Introvertidos são observadores

Você gosta realmente de saber o que as pessoas ao seu redor são realmente. Esse é um dos pontos fortes mais interessantes dos introvertidos. Eles são muito conscientes de seu entorno e pequenos detalhes, para que as pessoas gostem de ter você por perto e rapidamente criar uma abertura confortável com você. Eles vêem aquilo que passa ao largo dos olhos da grande maioria. São excelentes em observar a dinâmica de grupo e comportamentos individuais que outros possam perder, o que é uma razão pela qual introvertidos fazem-se excelentes terapeutas.

5 – Introvertidos são mais empáticos e profundos nas suas relações

É um mito a ideia de que os introvertidos não gostam de pessoas e de convívio social. Eles sentem-se menos consumidos e mais disponíveis para as conversas um-a-um e gostam de falar sobre assuntos com profundidade. Pelo fato de olharem muito para dentro de si próprios, possuem uma maior capacidade de olhar e de se colocar no lugar das outras pessoas – o que gera a empatia. Dão preferência a qualidade das amizades, e não a quantidade. E em geral são bons conselheiros e amigos leais.

CURTA TAMBÉM  A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E PARTICIPE DO NOSSO GRUPO:

GRUPO: Grupo Introvertidamente no Facebook.

PÁGINA: Facebook/introvertidamente

E-book Além da Introversão

 


Pode também fazê-lo preenchendo o formulário a seguir e nos enviando!

Curta e compartilhe!!!

Queremos fazer o melhor para você. Deixe aqui a sua avaliação do nosso conteúdo!

Sobre o autor

Marta Leite

Marta Leite
Eu sou uma mãe, esposa, Life e Business Coach. Cradora do Programa "Além da Introversão". Uma introvertida intuitiva – INFJ - dos Tipos Junguianos. Uma apaixonada, entusiasmada e curiosa pelo Desenvolvimento Humano.

Deixe aqui o seu comentário!

%d bloggers like this: