Por que os introvertidos podem estar mais propensos à depressão?

Estudos recentes provaram que os introvertidos têm uma alta probabilidade de ter sintomas de depressão.

Por que os introvertidos podem estar mais propensos a estar deprimidos?

Embora os introvertidos e os extrovertidos possam sofrer de doenças mentais, os introvertidos são mais suscetíveis à depressão do que extrovertidos ou ambivertidos.

“Eu raramente estou entediado sozinho; Muitas vezes, estou entediado em grupos e multidões ”  — Laurie A Helgoe

Todos nós sabemos: os introvertidos são muito silenciosos e reservados. Eles parecem ser bastante estranhos na manutenção das relações sociais. Embora sejam muitas vezes confundidos com tímidos; eles na verdade não podem ser. Eles simplesmente não conseguem se abrir tão facilmente quanto um extrovertido ou um ambivertido. Eles não se dão bem com todos e adoram passar o tempo sozinhos. Eles tendem a evitar multidões e definitivamente não são pessoas de festa. Os introvertidos são muito seletivos quando se trata de fazer amigos ou construir contatos sociais. Muitas vezes, eles são rotulados com palavras como “rude”, “estranho”, “maçante” e “chato”. Naturalmente, eles se sentem julgados o tempo todo e preferem não sair de suas zonas de conforto.

O que torna os introvertidos mais suscetíveis a sintomas de depressão

“As pessoas tranquilas têm as mentes mais barulhentas”. — Stephen Hawking

Hawking não poderia ter tido mais razão sobre isso. Os introvertidos têm mentes muito barulhentas e caóticas. Eles estão sempre imersos em seu próprio mundo. Pensamentos internos e monólogos sempre engolfam suas mentes. Eles pensam demais e falam muito pouco. Eles não compartilham seus pensamentos e sentimentos com seus familiares imediatos, colegas de classe ou colegas, exceto por algumas pessoas com quem realmente se conectam. É por isso que eles abrigam emoções presas e pensamentos atormentadores.

Os pensamentos ruminativos e o isolamento social tornam os introvertidos mais propensos a sintomas de depressão. Esses processos de pensamento são muitas vezes focados em suas fragilidades e, como resultado, eles tendem a desenvolver uma baixa autoestima. Isso os instiga para se criticar, o que dá lugar a muitos complexos. Esses complexos, por sua vez, desencadeiam sentimentos de culpa, inutilidade, melancolia e desespero. Como resultado, eles são apanhados em um círculo vicioso de angústia, desesperança e abatimento.

Estudos e pesquisas sugerem um forte vínculo entre introversão e depressão

DS Janowski (2001) afirmou que a personalidade subjacente é um determinante significativo da depressão e da síndrome suicida. A introversão é vista como tendo a capacidade de desencadear os resultados da depressão. A introversão, juntamente com variáveis ​​distintas da personalidade, pode influenciar os sintomas de depressão. Vários outros estudos também associaram a introversão com a depressão usando uma grande variedade de técnicas, como autorrelato e autópsia psicológica.

Não há como negar que os introvertidos são muitas vezes perfeccionistas e autocríticos. Apesar de fazer o seu melhor, eles nunca ficam satisfeitos consigo mesmos. Isso causa um cansaço físico e mental tão extremo que eles tendem a subestimar a si e as suas conquistas. Sendo conscientes de suas imperfeições, eles estão constantemente tentando alcançar a perfeição, e falhas repetidas tendem a decepcioná-los. Como os introvertidos se preocupam muito com o que os outros pensam deles, eles anseiam por ser impecáveis, o que serve como fonte de ansiedade e estresse. E isso novamente os coloca em maior risco de desenvolver depressão.

A luta dos introvertidos com a vida social

Quando colocados em uma situação desconhecida, os introvertidos tendem a sentir-se desconfortáveis ​​e apreensivos. Alguns introvertidos têm uma aversão ao engajamento social, enquanto a maioria deles sente-se sobrecarregada por isso. Muito socialização com os outros deixa-os emocionalmente drenados. Eles começam a ficar ansiosos e se comportam desajeitadamente. Mesmo depois de deixar o lugar, sua mente repete esses momentos estranhos, repetidas vezes, levando a uma sensação de irritação. A recorrência do sentimento de irritação e inquietação gradualmente se desenvolve em uma ansiedade profunda, que às vezes causa ataques de pânico e, eventualmente, produz sintomas de depressão.

Uma vez que os introvertidos não podem lidar com certas situações sociais, muitas vezes são considerados “nerds não-sociais”. Mas eles não são. Eles simplesmente não conseguem se encaixar em uma multidão ou um aglomerado. Eles preferem conversas individuais em vez de estarem em um grupo. Mas, quem fala em particular em uma festa ou em qualquer outro evento social? Os que não são tão bons em fazer conversas em grupo geralmente são deixados de fora, e a maioria deles são introvertidos. Sendo socialmente alienadas, as pessoas introvertidas se mantêm sozinhas. Conseqüentemente, eles se sentem sobrecarregados com emoções ocultas, sentimentos reprimidos e pensamentos intrusivos, e depois de um período de tempo, eles podem cair em depressão.

Por que os introvertidos ficam deprimidos?

Os sintomas de depressão podem afetar qualquer pessoa a qualquer momento, mas estes geralmente afetam alguém em tempos de contratempos profissionais e provações da vida pessoal. A ansiedade social e um complexo de inferioridade podem comprometer a vida pessoal e profissional. Indubitavelmente, os introvertidos são as vítimas mais comuns. Os relacionamentos problemáticos, o desequilíbrio entre o trabalho e a vida e a insatisfação consigo mesmo são alguns dos principais problemas que os introvertidos enfrentam e que os deixam frustrados. Além disso, os introvertidos são pessoas bastante sensíveis. Eles ficam chateados, mesmo que uma coisa pequena não aconteça da maneira que eles planejaram. Eles gostam de ser informados sobre tudo de antemão e definitivamente irão se assustar se eles passam por algo inesperado. Se eles são colocados em uma série de tais desafios, eles ficam excessivamente estressados ​​e acabam ficando deprimidos.

Fantasiar é outro fator que contribui para o desenvolvimento da depressão entre introvertidos. Eles são sonhadores naturais e têm imaginação extremamente fértil. Eles estabelecem metas altas na vida, mas nem sempre são capazes de alcançá-las, uma vez que metade do tempo eles são absorvidas por pensamentos profundos e seu mundo interior. Além disso, os introvertidos também são observadores hipersensíveis e interessantes. Eles levam críticas para o lado pessoal e participam de introspecções frequentes. Suas expectativas sublimes na vida raramente são alcançadas, e isso leva a uma enorme desilusão, que também desencadeia sintomas de depressão.

No entanto, os introvertidos têm uma vantagem ao lidar com sintomas de depressão

No entanto, os introvertidos têm a vantagem de descobrir que estão sofrendo de depressão ao decifrar os sintomas de depressão que a maioria dos extrovertidos não conseguem reconhecer. Em um artigo publicado pela Psychology Today, diz-se que os cientistas afirmam que “enquanto os introvertidos não têm nenhuma vantagem especial na inteligência, eles parecem processar mais informações do que outras em qualquer situação”. Assim, os introvertidos são mais propensos a captar o problema rapidamente, procurar ajuda e ficar curado se for oferecido cuidados e tratamento adequados. Mas muitos introvertidos acham muito difícil lutar contra a depressão porque eles sentem que nunca vão se livrar disso por causa de sua personalidade reservada. O que eles não entendem é, está tudo bem para não estar bem. Não há nada de errado em ser introvertido e ter uma condição de saúde mental. Toda doença tem uma cura e também a depressão.

O que um introvertido deprimido pode fazer

Então, se você é um introvertido que sofre de depressão, não sinta que não pode superá-la. Se você não gosta de responder a pergunta “Por que você está deprimido?”, então não responda. Se você não quiser falar sobre seus problemas com os outros, então não fale. Se para você for melhor estar sozinho, então fique sozinho. Você deve encontrar sua própria maneira de lidar com isso. Procure sempre ajuda profissional. Um terapeuta é a pessoa mais adequada para ajudá-lo a lidar com os sintomas da depressão.

Além disso, trabalhar em si mesmo é uma obrigação. Aceitando suas falhas e imperfeições, soltando suas inseguranças e complexos, perdoando-se por todos os erros que cometeu no passado e não definindo expectativas muito altas na vida são os fatores-chave que o ajudarão a superar a depressão. Não importa o quão difícil, nunca desista de si mesmo. Tenha fé e você será ordenado novamente.

“Sua solidão será um apoio e uma casa para você, mesmo em meio a circunstâncias muito desconhecidas, e disso, você encontrará todos os seus caminhos”. — Rainer Maria Rilke

Traduzido de Why Are introverts More Likely To Be Depressed.

Estudos citados no texto:

Introversion and extroversion: implications for depression and suicidality.

Relationship of Myers Briggs type indicator personality characteristics to suicidality in affective disorder patients

Over-representation of Myers Briggs Type Indicator introversion in social phobia patients.

Conheça o seu Tipo de Personalidade através do instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II e descubra as carreiras que mais combinam com e você, aumentando assim as suas chances de realização e sucesso profissional!

SOBRE A AUTORA

Eu sou Marta LeiteHumanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.

Clique aqui para saber mais …

MBTI® e MYERS-BRIGGS TYPE INDICATOR® são marcas registradas, da MBTI® Trust, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Assim sendo, esta ferramenta é restrita ao uso por profissionais qualificados por empresa certificadora autorizada e reconhecida pelo detentor da marca. Nós usamos o Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator® fornecido pela FELLIPELLI – Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional Ltda.

Quer compreender mais acerca de si mesmo?

Clique aqui para baixar GRATUITAMENTE  agora mesmo o seu e-Book!